Mi bebé y yo

Infusões proibidas durante a gravidez e amamentação

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Durante a gravidez ou no período de amamentação deve ter-se muito cuidado com tudo o que se bebe, incluindo os chás e as infusões dado que, sem saber, podem prejudicar o bebé. Damos-lhe uma lista dos chás e infusões que pode tomar se está a amamentar ou espera um bebé.

Durante a gravidez e amamentação há muitos hábitos e alimentos que devemos abandonar para não prejudicar o bebé. Alguns deles são as infusões e os chás desaconselhados pelos especialistas. O facto de serem naturais não significa que sejam benéficos para a mamã ou para o bebé.

A verdade é que muitas destas infusões podem ser tão prejudiciais como alguns medicamentos, dado que existem plantas que têm propriedades muito poderosas que podem atravessar a placenta e fazer mal ao bebé, ou que também podem passar pelo leite materno. Por este motivo, é imprescindível ter muito cuidado com o que comemos durante estas etapas.

(Também lhe interessa: Iodo na gravidez: o porquê da sua importância) 

Quais são as infusões proibidas

Em primeiro lugar, devemos referir que não se deveriam tomar mais de duas chávenas de qualquer tipo de chá por dia durante estas etapas dado que contêm teína (muito semelhante à cafeína) e, por conseguinte, têm um efeito muito estimulante e excitante.

(Também lhe interessa: Mãe de primeira viagem: deve dar ouvidos aos conselhos que lhe dão?)

 

Chá de gingko bilboa. Apesar de ser uma planta que oferece muitos benefícios, desaconselha-se o seu uso durante a amamentação, dado que passa para o leite materno e, durante a gravidez, pode afetar o coração do feto. Além disso pode causar problemas gastrointestinais à mãe.

Infusão de eucalipto. Esta planta estimula a circulação sanguínea e, portanto, poderia provocar um sangramento durante a gravidez. A infusão de eucalipto também pode provocar às mulheres grávidas náuseas, vómitos ou diarreias. Também passa para o leite materno, pelo que poderia causar o mesmo tipo de transtornos no bebé.

Chá de boldo. As infusões desta planta, cujo uso também se estendeu à cozinha, são francamente desaconselhadas pois podem provocar contrações que poderão dar lugar a partos prematuros. Do mesmo modo, esta infusão tem uma substância chamada “ascaridol” que pode afetar a formação do fígado do bebé.

Infusão de berberis. Esta infusão também estimula as contrações do útero e o sangramento, pelo que poderia provocar um parto prematuro ou até um aborto espontâneo. Por este motivo o seu uso é totalmente desaconselhado.

Embora tenhamos selecionado estas, pois são algumas das infusões e chás mais comuns, a lista de infusões proibidas durante a gravidez e amamentação é muito maior: chás de earl grey, darjeeling, erva de são João (hipericão), camomila, hibisco, salvia, alecrim, urtiga, menta, folhas de framboesa, são apenas outras das infusões que podem provocar efeitos adversos, especialmente durante a gravidez, causando contrações ou alterando a tensão arterial.

(Também lhe interessa: Os perigos do álcool na gravidez) 

Infelizmente já aconteceram perdas de bebés devido à ingestão desmedida de infusões deste tipo. Não nos podemos esquecer que as plantas são uma das bases da medicina e que geram reações que, para uma grávida ou uma mamã em fase de amamentação, podem ser fatais.

O melhor para as grávidas será sempre saber que infusão estão a tomar e, no caso de dúvidas, consultar o médico sobre as bebidas autorizadas durante a gravidez e amamentação. Este, como sempre, poderá recomendar as ervas adequadas para estas fases tão importantes da maternidade.

(Também lhe interessa: O que comer na amamentação)

.....

Tomou algum chá ou infusão durante a gravidez ou a amamentação que lhe pareceu benéfico? Qual a sua opinião sobre a ingestão deste tipo de bebidas durante a maternindade?

Também lhe interessa

Infusões proibidas na gravidez e amamentação|O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Bom dia,
Estou de três semanas e por acaso gosto muito de beber chá, sobretudo verde. Assim que descobri estar grávida deixei este chá pois à partida não é aconselhável e como fiquei com prisão de ventre e para evitar usar clister passei a beber de início chá de cidreira e agora de camomila. Mas pelos vistos camomila também não é aconselhável. Bebo duas chávenas ou três chávenas por dia, mas são pequenas.
Assim sendo que chá posso afinal ingerir? Obrigada