
Esquisar doenças por inicial
Dor nos rins na gravidez: como tratar?

Está grávida e tem dores nos rins? Não sabe como aliviar as dores no fundo das costas? Fique tranquila, vamos explicar-lhe as causas das dores nos rins durante a gravidez e dar-lhe alguns conselhos para as acalmar e exercícios para acabar com elas.
Um dos incómodos mais frequentes que surge durante a gravidez é a dor nos rins, que é sofrida com especial intensidade ao final do dia, ou à noite, e a partir do segundo trimestre da gravidez. Estas dores, que afetam a área ao fundo das costas, não costumam estar relacionadas com os rins e, sim, com problemas noutras zonas próximas destes, como as costas, a coluna vertebral, ou a pélvis.
A dor nos rins na gravidez surge como consequência do crescimento do feto na barriga, uma vez que o peso acumulado nesta parte do corpo obriga a futura mãe a curvar a sua coluna vertebral mais do que o habitual, de forma a adotar uma postura cómoda com a barriga que vai crescendo. O que provoca a chamada lordose lombar, a responsável pela tensão constante entre o fundo das costas e os rins. Este incómodo também pode ser originado pela ciática, uma dor aguda que percorre o fundo das costas e a parte posterior da perna, produzida pela compressão do nervo ciático por uma articulação das costas.
Como aliviar a dor de rins
A dor de rins não é considerada grave, já que costuma ser causada por más posturas que podem ser corrigidas. Para aliviar esta dor, existem os seguintes tratamentos:
• Evite permanecer muito tempo na mesma posição, seja de pé ou sentada.
• Pratique exercício de forma regular. O yoga, o pilates e a natação são especialmente indicados.
• Aplique calor ou frio na zona afetada pela dor.
• Adote uma reeducação da postura com o fim de corrigir a lordose postural.
Algumas investigações sugerem que a acupunctura pode ajudar a aliviar as dores de rins na gravidez. Por outro lado, algumas mulheres viram melhoras nos seus sintomas ao recorrer a um fisioterapeuta, uma vez que este é o profissional indicado para lhe ensinar os exercícios que permitem uma reeducação da postura. Também existe uma cinta especial, chamada em “sacral belt”, em inglês, que pode aliviar a dor ao caminhar, mas que deve ser recomendada pelo médico.
(Também lhe interessa: Dor de cabeça na gravidez: aprenda a evitá-la)
Exercícios para acalmar a dor
Fazer exercícios basculantes com a pélvis costuma funcionar para aliviar as dores nos rins e na zona lombar. A seguir, vamos detalhar alguns exercícios que a podem ajudar a relaxar essa área. Antes de começar, tome nota de que deve fazê-los respirando pausadamente e repetir de seis a oito vezes cada um
- De pé, com as costas direitas (sem arquear) e os rins para dentro. Primeiro, deve inspirar para, de seguida, contrair progressivamente os músculos abdominais, apertando os glúteos e empurrando-os para a frente. Depois, expire. Pode ajudar-se colocando uma mão sobre a barriga e a outra sobre a parte superior das nádegas.
- De gatas, com as pernas em ângulo reto e os braços perpendiculares ao chão. Deve repetir o exercício anterior, curvando ligeiramente as costas, endireitando ao mesmo tempo a cabeça e levantando os glúteos o mais acima possível. Inspire enquanto realiza o exercício e expire ao regressar à posição inicial.
- Deitada, com as pernas ligeiramente fletidas. Neste caso, as plantas dos pés devem estar bem apoiadas no chão e os braços estendidos ao longo do corpo. Em seguida, curve as costas e faça um movimento basculante com a pélvis, despegando a região lombar do solo e levantando a parte superior das nádegas. Deve inspirar e expulsar o ar ao regressar à posição anterior.
-
Quando procurar o médico
- Deve chamar imediatamente o médico se:
- • a dor de costas for intensa e constante, ou se notar que piora.
- • além da dor, tiver febre.
- • notar que perdeu a sensibilidade numa ou nas duas pernas.
- • notar que perdeu a sensibilidade nas nádegas, nas virilhas, na zona genital, na bexiga ou no ânus.
- • sentir dor no fundo das costas, no final do segundo ou terceiro trimestre da gravidez.
- • sentir dor nas costas ou nos lados, por baixo das costelas.
- (Também lhe interessa: Doenças na gravidez de A a Z)
- (Também lhe interessa: Como controlar a dor de parto?)