scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Estrabismo infantil: causas, diagnóstico e tratamento

facebook twitter whatsapp

O estrabismo é a perda do paralelismo nos olhos, em que cada um deles olha para uma diferente direção. Como se diagnostica e que fazer nestes casos?

O estrabismo é a perda do paralelismo nos olhos, em que cada um deles olha para uma diferente direção.

Causas para o estrabismo infantil

O estrabismo pode ser causado por uma alteração nos músculos que controlam os movimentos oculares, ou por um distúrbio visual, como, por exemplo, a hipermetropia. É frequente que ambos os problemas surjam juntos.

(Também lhe interessa: Astigmatismo nas crianças)

O estrabismo também pode ter origem numa série de anomalias oculares, como as doenças da retina, do nervo ótico ou do cristalino.

• Além disso, também podem ter influência no seu aparecimento uma série de outras causas, tais como sofrimento fetal, infeções, tumores cerebrais, traumatismos cranianos ou da córnea, etc.

Sintomas do estrabismo infantil

• A principal manifestação desta doença é o desvio ocular.

• A criança também costuma apresentar uma diminuição da precisão visual de um olho, em relação ao outro (ambliopia).

(Também lhe interessa:  Hipermetropia infantil)

• Também é frequente que as crianças com estrabismo inclinem, ou virem a cabeça, de forma anormal e sofram de torcicolo.

Tratamento do estrabismo infantil

• O estrabismo é um problema muito frequente nos primeiros seis meses de vida, uma vez que as crianças tão pequenas ainda não conseguem controlar bem todos os movimentos oculares.

• A partir daí, se o problema persiste, deve recorrer de imediato a um especialista, que dará início ao tratamento mais adequado ao caso.

Se a causa do estrabismo for uma anomalia visual, como uma hipermetropia, o problema consegue resolver-se mediante o uso de óculos.

Quando a origem do estrabismo se deve a uma ambliopia, o especialista irá optar por ocultar o olho saudável com um penso, a fim de estimular a visão do olho que trabalha menos.

Se o estrabismo é devido a um desequilíbrio muscular, o tratamento consistirá numa intervenção cirúrgica, orientada para corrigir os defeitos dos músculos do olho.




Também lhe interessa

Estrabismo infantil: causas, diagnóstico e tratamento | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro