4 semanas de gravidez

4 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 4 Semana 4

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 4 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 4 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com quatro semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé.Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Lentilha
arrow arrow
Lentilha

Se estás na 4ª semana de gravidez, deves saber que esta é uma semana crucial, pois é agora que podes confirmar que estás grávida.

É provável que já tenhas começado a notar os primeiros sintomas de gravidez, tais como os enjoos, o cansaço ou um olfato extremamente sensível, mas não só, pois no teu interior o embrião já se começou a desenvolver.

Durante esta semana o futuro embrião já estará implantado de forma segura na membrana do útero, que a partir de agora segregará hormonas que ajudam a levar a gravidez. A cavidade amniótica e a placenta também se começam a desenvolver, mas enquanto a última acaba de se formar, a bolsa gestacional é a encarregue de alimentar o embrião.

O embrião, por sua vez, é formado por duas capas de células que se vão dividir muito rapidamente para formar o início do corpo do bebé.

Esta bola celular ou blastocisto, que no início mede 0,5 mm vai crescer a um ritmo de um milímetro por dia.

 

4 semanas infografia

 

Idade do embrião: 2 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 4

Em seguida oferecemos-te algumas imagens que não te vão deixar indiferente: uma ecografia da 4ª semana e um vídeo, para que possas ver o que acontece em movimento. Não percas!

 

ecografia bebe semana 4ok

Ecografia das 4 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 4 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 4 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 4 semanas de gravidez

No final das 4 semanas de gravidez, deveria vir o período. Se tal não acontece, ao fim de alguns dias deve fazer-se um teste de gravidez.

Recomenda-se, ainda, fazer o teste pela manhã, ao acordar ou depois de ter estado pelo menos quatro horas sem urinar para garantir a máxima presença de hormonas, cuja dose é a que determina se o resultado é positivo ou negativo.

Alguns dias antes de saíres da dúvida com o teste é provável, no entanto, que tenhas notado alguns sintomas típicos da gravidez, como por exemplo o sono, a fadiga, os enjoos ou o cansaço, sintomas que costumam aparecer especialmente durante a manhã e que se devem à adaptação do organismo à gravidez.

Esta fase de adaptação costuma concluir-se no final do primeiro trimestre de gravidez, embora também não seja uma data exata e dependa de mulher para mulher.

Também é possível que notes dores pélvicas – semelhantes às dores pré-menstruais, o que pode dar lugar a dúvidas -, inchaço abdominal e uma maior sensibilidade nos seios, que podem até aumentar de tamanho. Todos estes sintomas são completamente normais.

Também é comum – apesar do alarmismo que suscita numa mulher que já sabe que está grávida - durante a quarta semana de gravidez haver um ligeiro sangramento, consequência da progressiva implantação do óvulo fecundado no útero.

Este sangue pode ser rosado, vermelho brilhante ou acastanhado. A este respeito convém assinalar que cerca de 25% das mulheres sofre uma hemorragia no início da gravidez e quase todas chegam ao final da gestação, embora por vezes um sangramento possa significar um aborto espontâneo.

Seja como for, deve avisar-se o médico ou a enfermeira perante qualquer hemorragia gestacional.

O teste de gravidez é a prova estrela das quatro semanas de gravidez. Deves saber que, na maioria dos casos, este costuma das positivo já durante esta semana ou até antes da ausência de menstruação… a não ser que os teus ciclos hormonais sejam irregulares e durem mais de 30 dias, o que costuma acontecer nas mulheres com síndroma de ovários poliquísticos.

Se esta semana coincidir com uma consulta no ginecologista e este decidir fazer uma ecografia, esta já vai mostrar as paredes do útero (ou endométrio) mais grossas, apesar de ser quase impossível visualizar a vesícula gestacional.

Conselhos e bem-estar nas 4 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 4 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 4 semanas de gravidez

Tal como já referimos, a 4ª semana de gravidez é crucial para determinar se esperas ou não um bebé, o que te pode causar impaciência ou até ansiedade, um nervosismo que devemos ter controlado para o bem-estar do embrião e da futura mamã.

Além dessa inquietude, como dizíamos, é possível que apareçam alguns sintomas um tanto desconfortáveis como os enjoos, que podem acalmar-se bebendo água com gás, iogurtes, tisanas de camomila, tomar o pequeno-almoço na cama e, se possível, meia hora antes de se levantar.

Agora que a gravidez é um facto, tanto tu como o pai deviam deixar de fumar – se ainda não o fizeram – pois evitar o tabaco reduz o risco de aborto espontâneo, a morte do bebé no nascimento, o parto prematuro, o baixo peso ao nascer e a morte súbita.

Também convém reduzir, e até evitar, a ingestão de bebidas alcoólicas. E o café?

A Food Standards Agency aconselha as mulheres grávidas a não tomarem mais de 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a duas chávenas de café instantâneo, uma de café filtrado ou duas chávenas de chá. Antes de passares de cabeça para o descafeinado, convém saberes que este pode subir o colesterol.

A importância de uma dieta saudável e equilibrada vai garantir o maior bem-estar do bebé e da futura mamã, mas não só, há que contar que o excesso de peso antes da gravidez ou o facto de engordar demasiado durante a gestação acarreta riscos associados ao aparecimento de diabetes gestacional ou à hipertensão durante a gravidez.

Tal pode implicar ter de fazer uma cesariana no momento de dar à luz, além de uma maior probabilidade do teu filho desenvolver diabetes ou obesidade no futuro.

..…

check Conselhos para te alimentares de forma saudável desde já…

Não esperes mais. Deves alimentar-te bem desde o início da gravidez. Vamos ajudar-te!

Falamos de alimentação saudável na gravidez!

check Se sangrares um pouco não te assustes!

O sangramento de implantação é normal e não supões nenhum problema para a gravidez. Dizemos-te o que acontece.

Descobre o porquê do sangramento de implantação.

check Se fazes xixi com mais frequência…

Começaste a ir à casa de banho mais frequentemente? Calma, é um sintoma da gravidez.

Descobre porque urinas com mais frequência!

check Mas se não sabes o que dirá o ginecologista na primeira consulta…

Positivo! E agora? Para já, descobre o que vai verificar o ginecologista na primeira consulta.

Dizemos-te o que não queres perguntar!

 

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 5 semanas de gravidez
Parabéns, tens uma gravidez de 5 semanas! Agora que a gravidez é um ponto assente, talvez tenhas um sem fim de sentimentos guardados: medo, euforia, excitação, incredulidade… Já estás na 5ª semana de gravidez e espera-te uma a...
Crescimento e desenvolvimento nas 6 semanas de gravidez
Estás na 6ª semana de gravidez. Tu e o pai talvez se estivessem a perguntar se era mesmo verdade que estavam grávidos, e daí que tenham procurado alguma manifestação da gravidez. Não te preocupes se ainda não notares nenhum s...
Crescimento e desenvolvimento nas 7 semanas de gravidez
Já estás na 7ª semana de gravidez! Durante estas próximas semanas o embrião vai assumir uma forma cada vez mais parecida com a de um bebé. A guiar este desenvolvimento são três grupos de células: o primeiro irá ...