Mi bebé y yo

O que é e que funções tem a hormona da gravidez?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A hormona da gravidez, também conhecida como gonadotrofina coriónica humana (hCG), é uma hormona que aparece na urina e no sangue das mulheres grávidas a partir de 10 dias após a conceção. Se se deteta, significa que está grávida!

Quando começa a gravidez, a placenta forma-se e as células que a compõem começam a trabalhar para segregar esta hormona, a gonadotrofina coriónica humana (hCG). Daí que os níveis da hormona da gravidez aumentem muito rapidamente no primeiro trimestre de gravidez. De facto, tal como explicam os especialistas, duplicam-se a cada 48 horas nos primeiros dias, embora depois diminuam um pouco.

Quais são exatamente as funções da hormona hCG?

A gonadotrofina coriónica humana (hCG) segrega a hormona progesterona, que contribui para o desenvolvimento correto da gravidez. Também facilita a manutenção do corpo lúteo durante a etapa inicial da gravidez. A sua principal função, em resumo, é a de administrar os nutrientes adequados e promover a produção de outras hormonas necessárias para o embrião.

Os especialistas asseguram que a hCG também torna possível que o corpo da mulher grávida não rejeite o feto durante os três primeiros meses, tendo assim a chamada tolerância imunológica da gravidez.

Os vómitos e enjoos estão relacionados com a presença desta hormona durante os primeiros três meses de gravidez. Por outro lado, a sua presença também causa o aumento do sono durante a gestação, irritabilidade, cansaço e mudanças de humor.

(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)

Esta hormona da gravidez deteta-se através de um teste de gravidez, apesar de existirem outros métodos que também a podem confirmar de forma fiável.

O ginecologista pode receitar à mulher grávida doses da hCG para se assegurar que a gravidez decorre com normalidade durante as três ou quatro primeiras semanas. A hormona hCG também pode ser utilizada em tratamentos de fertilidade, pois induz a ovulação ou a produção de testosterona nos testículos. Isto deve-se à sua semelhança com a hormona luteinizante (LH) ou lutoestimulante, que tem um papel muito importante durante o processo da ovulação. Há outras hormonas, como a LH ou a FSH, importantes para compreender o ciclo ovárico, que consiste na maturação folicular, na ovulação e, posteriormente, na formação do corpo lúteo (fase lútea).

(Também lhe interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?)

Esta hormona é produzida pela glândula pituitária e é responsável por regular o ciclo menstrual. Até ao final da fase folicular produz-se um aumento da sua secreção que faz durante um ou dois dias, e que provoca a ovulação. O aumento de LH torna possível a secreção de hormonas esteroides foliculares para preparar o endométriopara a implantação do embrião no caso de o óvulo ser fecundado. A presença desta hormona é importante durante as duas primeiras semanas para manter a função do corpo lúteo. Paralelamente, o organismo começa a produzir a hCG. Como tal, esta hormona, juntamente com a FSH (hormona folículo-estimulante), tem a principal função de regular o ciclo menstrual.

Quais as funções da hormona FSH?

A hormona FSH (hormona folículo-estimulante), tal como o seu nome indica, é importante para o amadurecimento dos folículos, que são uma estrutura anatómico funcional que faz parte do ovário. Cada folículo contém um óvulo, que será libertado posteriormente durante a ovulação.

Esta hormona, do mesmo modo que a luteinizante (LH), faz parte do grupo das gonadotrofinas e é importante para o ciclo reprodutivo em ambos os sexos. Nas mulheres, regula a maturação do organismo até à etapa da puberdade mas, sobretudo, estimula a produção de estrogénios e, na primeira fase dos ciclos menstruais, medeia a maturação dos ovócitos. Daí que a sua função seja tão importante para o diagnóstico da infertilidade ou irregularidades menstruais.

Também lhe interessa

O que é e que funções tem a hormona da gravidez? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)