Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Engravidar
- Quero ter um filho
- Os sintomas pré-menstruais são semelhantes aos da gravidez?
Os sintomas pré-menstruais são semelhantes aos da gravidez?

Muitas mulheres podem vivenciar a chegada da menstruação com sensações muito semelhantes às de uma gravidez. A melhor forma de descobrir exatamente o que se está a passar é realizar um teste de gravidez, no entanto, existem vários sintomas que podem ajudar a tirar dúvidas!
Frequentemente os sintomas pré-menstruais podem ser confundidos com os do início da gravidez. Este facto torna, por vezes, difícil diferenciar se o corpo está a experimentar os sintomas próprios da chegada da menstruação ou se, por outro lado, se trata do início de uma gravidez. A resposta mais rápida pode obter-se fazendo um teste de gravidez. O exame ginecológico ou uma ecografia proporcionam informação num segundo momento.
(Também lhe interessa: Qual o melhor teste de gravidez?)
Sintomas pré-menstruais comuns
Os sintomas mais comuns que indicam a iminente chegada do período são os seguintes:
- Alterações de humor. As mudanças hormonais que antecedem a chegada da menstruação podem causar irritabilidade, mau humor, nervosismo… Deste modo, notar alterações de humor pode significar que o período está mesmo a chegar.
- Sensação de inchaço. Se observar que a roupa fica mais justa ou uma sensação de peso e inchaço, tal pode ser devido à retenção de líquidos, o que é frequente nos dias que precedem o período. Esta sensação é acompanhada, muitas vezes, por dores na região abdominal inferior, a chamada “zona dos ovários”.
- Dor de cabeça e a nível muscular. Uma enxaqueca entre 24 e 48 horas antes do primeiro dia de menstruação também é habitual nas mulheres, bem como dores musculares na zona lombar e rins.
(Também lhe interessa: Como deve ser a temperatura basal durante a gravidez?)
Primeiros sintomas de gravidez
Apesar de nem todas as mulheres terem os mesmos sintomas, a verdade é que os sintomas abaixo descritos são habituais no início da gravidez e descritos por muitas mamãs:
- Insónias e cansaço generalizado.
- Falta de apetite por sensação de peso no estômago.
- Sensação de inchaço e dor abdominal.
- Acumulação de gases, especialmente no final do dia.
- Irritabilidade e mudanças de humor.
- Hipersensibilidade olfativa ou ter um sentido do olfato muito mais sensível.
- Crescimentos dos seios e dor ao tocá-los.
- Enjoos e vómitos; mais frequentes passadas as primeiras semanas de gravidez.
(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)