Mi bebé y yo

Os sete alimentos top ricos em ferro

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O ferro é um nutriente fundamental na dieta, pois ajuda a produzir a hemoglobina, substância essencial para o correto funcionamento do nosso organismo e para evitar doenças como a anemia. Descubra os 7 alimentos mais ricos neste mineral!

O ferro é um mineral que tem propriedades muito benéficas para o desenvolvimento e crescimento dos mais pequenos. Mas também é essencial para os adultos, pois este nutriente é utilizado pelo organismo para produzir a hemoglobina, substância contida nos glóbulos vermelhos do sangue, aos quais dá a sua cor e que desempenha uma função importantíssima: transportar o oxigénio dos pulmões para as outras células.

Sendo assim, se a quantidade de ferro no sangue diminui, o mesmo acontecerá com a produção de hemoglobina. Este facto fará com que os glóbulos vermelhos se tornem mais pálidos e pequenos, com a consequente redução da capacidade de transportar oxigénio. Além disso, esta carência aumenta a sensação de cansaço e a palidez do rosto.

(Também lhe pode interessar: Iodo na gravidez: o porquê da sua importância)

Função do ferro na gravidez e nas crianças: evitar a anemia

Durante a gravidez, a quantidade de sangue no corpo aumenta e é necessária uma quantidade maior de ferro para produzir mais hemoglobina para o sangue adicional. Além disso, o bebé em desenvolvimento também vai precisar de mais sangue. Por este motivo, se em algum momento não se tem uma quantidade suficiente de ferro para produzir hemoglobina, a probabilidade de padecer de anemia aumenta. É então que acontece a chamada “anemia gestacional que afeta cerca de 40% das mamãs.

(Também lhe pode interessar: Ácido fólico na gravidez e os alimentos que o contêm)

A dieta das crianças, a partir do momento em que se inicia a alimentação complementar, também deve ser rica em ferro de modo a garantir o correto desenvolvimento psicológico e do seu organismo. Segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, estas são as quantidades diárias de ferro recomendadas consoante a idade:

Etapa da vida Quantidade recomendada
Bebés até aos 6 meses de idade 0,27 mg
Bebés dos 7 aos 12 meses de idade 11 mg
Crianças de 1 a 3 anos de idade 7 mg
Crianças de 4 a 8 anos de idade 10 mg
Crianças de 9 a 13 anos de idade 8 mg
Adolescentes (rapazes) de 14 a 18 anos de idade 11 mg
Adolescentes (raparigas) de 14 a 18 anos de idade 15 mg
Homens adultos de 19 a 50 anos de idade 8 mg
Mulheres adultas de 19 a 50 anos de idade 18 mg
Adultos de 51 ou mais anos de idade 8 mg
Adolescentes grávidas 27 mg
Mulheres grávidas 27 mg
Adolescentes em período de amamentação 10 mg
Mulheres em período de amamentação 9 mg

 

(Também lhe pode interessar: Roda dos alimentos: o que é e como interpretá-la?)

Os 7 alimentos mais ricos em ferro

O ferro encontra-se em muitos alimentos diferentes da nossa dieta diária, embora em diferentes proporções. Por isso, para manter uma alimentação rica neste mineral, deve conseguir combinar os alimentos que contenham maior e menor quantidade deste nutriente. Além disso, para facilitar a absorção de ferro, é aconselhável comê-lo juntamente com outros alimentos ricos em vitamina C (sumo de laranja, morangos, pimentos, etc.). Em seguida, vamos mostrar-lhe alguns dos alimentos mais ricos em ferro. No entanto, deverá ter em conta que alguns deles podem não ser adequados para consumir durante a gravidez ou por crianças pequenas. Descubra quais são!

Também lhe interessa

Alimentos ricos em ferro na gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

O titulo é : "Os sete alimentos top ricos em ferro" - pensei que iria ser interessante, que iria descobrir qual dos alimentos é rico em ferro mas finalmente o artigo é incompleto!