Em muitos casos, a falta de exercício e uma dieta desequilibrada contribuem para a retenção de líquidos. Para limpar o seu corpo de líquidos e toxinas, pode recorrer a uma série de alimentos diuréticos que, se os incluir em cada refeição, se revelam muito eficazes. Aqui tem uma lista dos alimentos que limpam e que a vão fazer sentir mais ágil e leve!
(Também lhe interessa: Como calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC)?)
13 alimentos diuréticos
- Agriões. São utilizados pela medicina tradicional para tratar problemas renais e hepáticos. A forma mais eficaz de consumir planta é em sumo. Beba-o para acelerar o seu processo de desintoxicação.
- Pães e cereais integrais. Funcionam como uma esponja, absorvendo e eliminando toxinas do intestino. Mantêm o aparelho digestivo saudável e estimulam a circulação sanguínea.
(Também lhe interessa: Pernas e pés inchados: causas e soluções)
- Maçãs. Graças à sua capacidade absorvente e ao seu teor de fibra, ajudam a ter uma correta higiene intestinal, eliminando substâncias nocivas.
(Também lhe interessa: Prisão de ventre na gravidez: remédios eficazes)
- Cebola. Este alimento diurético favorece o funcionamento do fígado, elimina líquidos e estimula a circulação sanguínea.
- Azeite virgem. Tem efeitos anticancerígenos e previne transtornos cardiovasculares. Favorece a digestão e melhora a função do fígado.
- Uvas. Contêm antioxidantes que protegem as células de transtornos degenerativos.
- Alcachofras. São um excelente alimento diurético que aumenta o fluxo de urina, combate a retenção de líquidos e favorece a desintoxicação hepática.
- Salsa. Trata-se de um alimento que também favorece a eliminação de líquidos.
- Aipo. Tem virtudes cardio-circulatórias e um grande efeito depurativo.
- Pêssego. Estimula a função eliminadora dos rins e reduz o risco de infeções urinárias.
- Espargos. Eliminam líquidos e favorecem o trânsito intestinal.
- Iogurte. As bactérias que contém equilibram a flora intestinal.
- Limão. É um remineralizante e antioxidante que melhora a qualidade do sangue, limpando-o de toxinas. É um excelente alimento diurético que elimina compostos tóxicos através da urina. Melhora a má digestão e favorece a função hepática.