O abacate pode considerar-se, dados os seus inúmeros benefícios, um alimento quase milagroso, pelo que o seu consumo é muito recomendável. Quais são os principais benefícios?
Benefícios de comer abacate
- A polpa de abacate contém ácidos gordos, o que o torna um excelente alimento para o controlo do colesterol e dos triglicéridos.
- A pele, o cabelo e as unhas também nos agradecem a ingestão de abacates, pois possuem grandes quantidades de vitamina E e estimulam a formação de colagénio. De facto, o abacate serve de base para numerosos produtos cosméticos. O óleo extraído da sua polpa é um bom bálsamo para tratar problemas dermatológicos como eczemas ou dermatite.
(Também lhe interessa: Pele atópica: sintomas, causas e tratamento)
- Outra das suas propriedades é a vitamina D, necessária para regular absorção de cálcio e fósforo. Como tal, a ingestão de abacates é muito benéfica para as crianças, pois fortalece os ossos e os dentes.
- Os abacates também são muito ricos em potássio, magnésio, cálcio e ferro. Todos estes nutrientes na sua composição tornam-no um alimento idóneo para consumir durante a gravidez.
(Também lhe interessa: Dieta para não engordar demasiado na gravidez)
Deste modo, são muitas as vantagens de comer abacates, que apenas têm um inconveniente: são uma fruta muito calórica, pelo que a sua ingestão deve ser controlada no caso de querermos manter o peso à risca.
Como comer abacate?
Os abacates podem comer-se de muitas maneiras. Aqui tem todos os conselhos:
- Os abacates podem ser comidos crus, em saladas, juntamente com outros vegetais. Pode também barrar uma fatia de pão com abacate, como um lanche para os mais pequenos, ou como pequeno-almoço acompanhando outros alimentos.
- Por ser bastante gordo, pode ser utilizado para substituir o azeite em alguns guisados, sopas ou pratos.
(Também lhe interessa: Os sete alimentos top ricos em ferro)
- Para o consumir, devemos esperar que fique maduro. O ideal é que a polpa esteja mole e se consiga tirar facilmente com uma colher.
- Depois de o ter aberto, devemos utilizá-lo logo, pois oxida com facilidade e fica escuro. Para que isto não aconteça, pode deitar-se umas gotas de limão, embrulhá-lo em película aderente e pô-lo no frigorífico.