No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 13 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 13ª semana de gravidez entras oficialmente no segundo trimestre. Os incómodos típicos so início da gestação regridem e o bebé prossegue com o seu rápido desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao cérebro e ao controlo muscular.
Todas as suas articulações já estão formadas, o que lhe permite um amplo leque de movimentos.
Na 13ª semana de gravidez o bebé mede entre seis e oito centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa aproximadamente 23 gramas.
Os braços e as pernas alongam-se rapidamente, as articulações das ancas maturam e os dedos dos pés separam-se.
O seu corpo não tem gordura e os seus ossos começam a notar-se sob a sua delicada pele.
Neste momento, o bebé está muito ativo na bolsa amniótica, onde flutua e tem espaço suficiente para se mexer com liberdade.
Gravidez de 13 semanas
Agora a teste do bebé está elevada. Nela podem ver-se as uniões das placas de osso que compõem o crânio. Os hemisférios cerebrais esquerdo e direito começam a ligar-se e as primeiras a madurar serão as fibras motoras, as que controlam os movimentos.
Depois serão os nervos sensoriais, que são os que controlam a alimentação. O desenvolvimento do cérebro acelerar-se-á significativamente durante as próximas três semanas e ficará completo em cerca de dez.
Idade do feto: 11 semanas.
Gostavas de saber como é, aproximadamente, o bebé que esperas? Vamos mostrar-te algumas imagens extraordinárias de um feto em movimento na 13ª semana de gravidez. Clica no play!
Ecografia de 13 semanas
Na 13ª semana de gravidez, e à medida que o útero cresce, podes começar a notar picadas na pélvis. A dor normalmente nota-se na virilha ou no baixo ventre, em qualquer um dos lados, e pode ir até às ancas.
Não te assustes, pois em breve vais aprender a sentares-te e a deitares-te em posições que te assegurem um maior conforto.
De todos os modos, se o desconforto se prolongar, for acompanhado de cãibras, se houver hemorragias, se sentes ardor ao urinar ou se tiveres febre, não hesites em consultar o médico.
É importante notar que o sistema imunitário se debilita durante a gravidez. Tal acontece para impedir que o corpo da futura mamã rejeite o bebé em desenvolvimento, o que, por outro lado, faz com que a mulher se torne mais propensa a ter tosse e infeções.
Também as hormonas da gravidez podem piorar os sintomas de nariz tapado e enjoos.
Nesta altura, o aumento de peso já é evidente. Se não engordaste em excesso, deverás der aumentado um máximo de dois quilos, tendo em conta que boa parte deste aumento será líquido.
Esta tendência a reter líquidos deve-se ao desequilíbrio hídrico causado pelas mudanças hormonais. Os tecidos retêm mais água e sentir os pés e os tornozelos inchados é um dos sintomas mais evidentes deste desequilíbrio hídrico.
Lembra-te que se trata de incómodos passageiros que se podem eliminar facilmente restabelecendo uma boa circulação sanguínea: reduzindo o sal na comida, não permanecendo sentada mais de duas horas, evitando saltos altos ou eliminando as calças apertadas. Estas são algumas das medidas que te podem ajudar a reduzir o problema da retenção de líquidos.
Também vais notar mudanças no peito. Os seios incham, as areolas mamárias e os mamilos escurecem por causa do maior fluxo sanguíneo e as veias superficiais poderão começar a notar-se mais.
Já tens 13 semanas de gravidez! O teu ginecologista deve ter-te dito que o mito das grávidas comerem por dois é falso.
Evidentemente que a gravidez não é momento para dietas restritivas, mas deves manter uma alimentação sã e equilibrada.
As necessidades calóricas durante este segundo trimestre oscilam entre 2100 e 2500 calorias diárias, dependendo do índice de massa corporal e da atividade física da futura mamã.
Como já dissemos anteriormente, é saudável continuar a praticar algum desporto, sempre que este não seja exagerado ou ponha em risco a segurança do bebé e da futura mamã.
É necessário evitar atividades que acarretem um alto risco de quedas, com alto grau de equilíbrio e as que impliquem repousar nas costas durante muito tempo ou dobrar a parte superior do corpo, bem como desportos como o mergulho, andar de bicicleta ou a cavalo, escalar, esquiar ou praticar snowboard e ski aquático, patinagem no gelo ou bungee jumping.
No caso de sofreres de placenta anterior ou risco de parto prematuro o desporto é completamente desaconselhado.
Antes da 13ª semana de gravidez não é recomendável, por se tratar do período de máxima formação dos órgãos do bebé, mas a partir de agora já te poderás vacinar contra o vírus da gripe.
…..
Tens vergonha de perguntar algumas coisas ao teu ginecologista? Perguntas sobre sexo ou sobre algum tema íntimo que te preocupa? Damos-te resposta às 10 dúvidas mais comuns sobre temas “delicados”.
As 10 perguntas que tens vergonha de fazer ao teu ginecologista!
O desmaio na gravidez não é um acontecimento raro e é devido a causas muito concretas. Queres saber o que fazer para os prevenires e o que deves fazer se acontece?
Falamos do desmaio na gravidez!
Estás acostumada a levar uma vida fisicamente ativa e agora tens saudades do movimento? É saudável praticar exercícios, atividades e desportos adequados à gravidez. Mas com precauções!
Descobre as atividades físicas que podes fazer estando grávida!
As dores de costas não costumam faltar durante a gravidez, antes ou depois. Se não tens a sorte de te teres livrado delas, aprende a fazer automassagens.
Aprende mais sobre as dores de costas na gravidez!
Também lhe interessa…