13 semanas de gravidez

13 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 13 Semana 13

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 13 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 13 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 13 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Pêssego
arrow arrow
Pêssego

Na 13ª semana de gravidez entras oficialmente no segundo trimestre. Os incómodos típicos so início da gestação regridem e o bebé prossegue com o seu rápido desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao cérebro e ao controlo muscular.

Todas as suas articulações já estão formadas, o que lhe permite um amplo leque de movimentos.

Na 13ª semana de gravidez o bebé mede entre seis e oito centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa aproximadamente 23 gramas.

Os braços e as pernas alongam-se rapidamente, as articulações das ancas maturam e os dedos dos pés separam-se.

O seu corpo não tem gordura e os seus ossos começam a notar-se sob a sua delicada pele.

Neste momento, o bebé está muito ativo na bolsa amniótica, onde flutua e tem espaço suficiente para se mexer com liberdade.

 

13 semanas infografia

Gravidez de 13 semanas

 

Agora a teste do bebé está elevada. Nela podem ver-se as uniões das placas de osso que compõem o crânio. Os hemisférios cerebrais esquerdo e direito começam a ligar-se e as primeiras a madurar serão as fibras motoras, as que controlam os movimentos.

Depois serão os nervos sensoriais, que são os que controlam a alimentação. O desenvolvimento do cérebro acelerar-se-á significativamente durante as próximas três semanas e ficará completo em cerca de dez.

Idade do feto: 11 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo semana 13

Gostavas de saber como é, aproximadamente, o bebé que esperas? Vamos mostrar-te algumas imagens extraordinárias de um feto em movimento na 13ª semana de gravidez. Clica no play!

 

ecografia bebe semana 13ok

Ecografia de 13 semanas

O que muda no teu corpo nas 13 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 13 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 13 semanas de gravidez

Na 13ª semana de gravidez, e à medida que o útero cresce, podes começar a notar picadas na pélvis. A dor normalmente nota-se na virilha ou no baixo ventre, em qualquer um dos lados, e pode ir até às ancas.

Não te assustes, pois em breve vais aprender a sentares-te e a deitares-te em posições que te assegurem um maior conforto.

De todos os modos, se o desconforto se prolongar, for acompanhado de cãibras, se houver hemorragias, se sentes ardor ao urinar ou se se tiveres febre, não hesites em consultar o médico.

É importante notar que o sistema imunitário se debilita durante a gravidez. Tal acontece para impedir que o corpo da futura mamã rejeite o bebé em desenvolvimento, o que, por outro lado, faz com que a mulher se torne mais propensa a ter tosse e infeções.

Também as hormonas da gravidez podem piorar os sintomas de nariz tapado e enjoos.

Nesta altura, o aumento de peso já é evidente. Se não engordaste em excesso, deverás der aumentado um máximo de dois quilos, tendo em conta que boa parte deste aumento será líquido.

Esta tendência a reter líquidos deve-se ao desequilíbrio hídrico causado pelas mudanças hormonais. Os tecidos retêm mais água e sentir os pés e os tornozelos inchados é um dos sintomas mais evidentes deste desequilíbrio hídrico.

Lembra-te que se trata de incómodos passageiros que se podem eliminar facilmente restabelecendo uma boa circulação sanguínea: reduzindo o sal na comida, não permanecendo sentada mais de duas horas, evitando saltos altos ou eliminando as calças apertadas. Estas são algumas das medidas que te podem ajudar a reduzir o problema da retenção de líquidos.

Também vais notar mudanças no peito. Os seios incham, as areolas mamárias e os mamilos escurecem por causa do maior fluxo sanguíneo e as veias superficiais poderão começar a notar-se mais.

Conselhos e bem-estar nas 13 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 13 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 13 semanas de gravidez

Já tens 13 semanas de gravidez! O teu ginecologista deve ter-te dito que o mito das grávidas comerem por dois é falso.

Evidentemente que a gravidez não é momento para dietas restritivas, mas deves manter uma alimentação sã e equilibrada.

As necessidades calóricas durante este segundo trimestre oscilam entre 2100 e 2500 calorias diárias, dependendo do índice de massa corporal e da atividade física da futura mamã.

Como já dissemos anteriormente, é saudável continuar a praticar algum desporto, sempre que este não seja exagerado ou ponha em risco a segurança do bebé e da futura mamã.

É necessário evitar atividades que acarretem um alto risco de quedas, com alto grau de equilíbrio e as que impliquem repousar nas costas durante muito tempo ou dobrar a parte superior do corpo, bem como desportos como o mergulho, andar de bicicleta ou a cavalo, escalar, esquiar ou praticar snowboard e ski aquático, patinagem no gelo ou bungee jumping.

No caso de sofreres de placenta anterior ou risco de parto prematuro o desporto é completamente desaconselhado.

Antes da 13ª semana de gravidez não é recomendável, por se tratar do período de máxima formação dos órgãos do bebé, mas a partir de agora já te poderás vacinar contra o vírus da gripe.

…..

check Há perguntas que não tens coragem de fazer ao ginecologista?

Tens vergonha de perguntar algumas coisas ao teu ginecologista? Perguntas sobre sexo ou sobre algum tema íntimo que te preocupa? Damos-te resposta às 10 dúvidas mais comuns sobre temas “delicados”.

As 10 perguntas que tens vergonha de fazer ao teu ginecologista!

check O que é que acontece se desmaiares?

O desmaio na gravidez não é um acontecimento raro e é devido a causas muito concretas. Queres saber o que fazer para os prevenires e o que deves fazer se acontece?

Falamos do desmaio na gravidez!

check Conselhos para as futuras mamãs que não param…

Estás acostumada a levar uma vida fisicamente ativa e agora tens saudades do movimento? É saudável praticar exercícios, atividades e desportos adequados à gravidez. Mas com precauções!

Descobre as atividades físicas que podes fazer estando grávida!

check Quando as costas de dão luta…

As dores de costas não costumam faltar durante a gravidez, antes ou depois. Se não tens a sorte de te teres livrado delas, aprende a fazer automassagens.

Aprende mais sobre as dores de costas na gravidez!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 14 semanas de gravidez
Na 14ª semana de gravidez, o bebé já adquiriu uma aparência completamente humana. Os seus traços faciais já estão completamente definidos, os olhos e as orelhas já estão na sua localização final e aparecem ...
Crescimento e desenvolvimento nas 15 semanas de gravidez
Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe. Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa...
Crescimento e desenvolvimento nas 16 semanas de gravidez
Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar. É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolver...