Mi bebé y yo

Tensão baixa durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os sintomas característicos da tensão baixa na gravidez, um transtorno muito comum entre as futuras mamãs, são: tonturas repentinas, visão turva, zumbidos nos ouvidos e sensação de desmaio. Explicamos-lhe tudo sobre a tensão baixa na gestação e sobre as baixas de tensão repentinas!

A tensão baixa durante a gravidez, ao contrário da hipertensão na gravidez, não é uma doença mas sim um simples transtorno. Portanto, não dá lugar a estados de autêntico mal-estar, mas apenas algum desconforto, que se pode solucionar facilmente com medidas muito simples.

Além disso, durante o primeiro trimestre de gravidez, a tensão baixa é algo “parafisiológico”, ou seja, é um fenómeno tão frequente que se pode considerar normal.

Na gravidez, é muito normal que aconteça uma baixa de tensão. As principais causas são, entre outras, as mudanças hormonais da grávida e, até, as variações e altos e baixos de natureza emocional.

A futura mamã pode notar a baixa de tensão quando sofre de tonturas repentinas, suores frios, visão turva e sensação de desmaio.

O que é a tensão e quais são os seus valores normais?

  • A pressão é a força empregue pelo sangue para circular através das artérias e levar oxigénio a todo o organismo. Portanto, o valor da pressão determina a força do sangue no interior das artérias e a resistência que oferecem as suas paredes. Este valor mede-se em milímetros de mercúrio e em dois tempos:
  • A pressão máxima obtém-se imediatamente depois da contração do coração, que empurra com força o sangue que circula pelas artérias.
  • A pressão mínima indica a pressão no momento seguinte, ou seja, quando o coração se descontrai para receber o sangue que “regressa”.
  • Os valores mais aconselháveis são 120 de máxima e 80 de mínima, mas até 90 e 60 não há motivos para preocupações.

Porque é que as grávidas têm a tensão baixa?

Durante a gravidez, sobretudo nas primeiras semanas de gestação, é habitual que a futura mamã sofra baixas de tensão ou que tenha a tensão baixa em geral, manifestada através de sintomas muito evidentes, como as tonturas ou a sensação de queda ao realizar um movimento brusco, ou até passar de uma posição agachada para levantada, por exemplo.

Se bem que a tensão baixa possa continuar durante toda a gravidez, em princípio não deveria provocar mais desconforto do que a tontura, embora a futura mamã deva estar consciente da sua tensão baixa e prever os sintomas de um possível desmaio quando se comecem a manifestar. Em qualquer caso, como dissemos, ter a tensão baixa não é nenhum problema de saúde, nem para a mam, nem para o bebé.

(Também lhe interessa: Dor nos seios durante a gravidez)

O que fazer para prevenir as baixas de tensão?

  • Siga uma dieta saudável. É importante que a sua dieta seja variada, equilibrada e saudável, e evitar estar em jejum demasiado tempo. Deve evitar o consumo de álcool e a cafeína.
  • Comer muita fruta e verdura, pelo seu contributo em sais minerais para o organismo, indispensáveis para subir a pressão sanguínea.
  • Evite as mudanças de posição bruscas.
  • Beba água e mantenha uma boa hidratação.
  • Evite os lugares massificados e muito quentes.
  • Se tem a tensão baixa convém verificá-la periodicamente, consultando o médico ou a farmácia. Uma única advertência: a tensão deve sempre tirar-se estando sentada.

(Também lhe interessa: Pequeno-almoço para grávidas: como deve ser)

Também lhe interessa

Tensão baixa durante a gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)