Mi bebé y yo

Desporto durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

É aconselhável fazer exercício físico durante a gravidez: estimula a circulação sanguínea e a respiração. Damos-lhe alguns conselhos sobre como e com que frequência o deve praticar para se manter em forma durante a gravidez.

A prática de exercício físico durante a gravidez é muito saudável desde que se faça com moderação. O mais importante é praticar exercícios que sejam apropriados e sem exagerar no que concerne ao esforço e frequência. O footing, o stretching, a natação, o yoga e a ginástica suave são os desportos mais indicados para a grávida, pois tonificam e alongam os músculos e preparam o corpo para o trabalho de parto. No entanto, devem evitar-se as atividades mais “fortes”, como levantar pesos ou praticar aeróbica. Damos-lhe aqui alguns conselhos úteis se está a pensar praticar desporto durante a gravidez:

Não realizar mais de duas horas de ginástica por semana.

Ir aumentando gradualmente os exercícios, independentemente da atividade que se pratique.

Modificar os exercícios à medida que a barriga for crescendo, dando uma atenção especial aos da franja abdominal.

Respirar bem e profundamente enquanto se faz desporto.

Beber muita água, tanto antes como depois do exercício físico.

Atividades físicas recomendadas

As caminhadas de cerca de 20 – 30 minutos são boas e não é necessário estar em forma. Pouco a pouco vai ganhando tonicidade à medida que for saindo para passear.

Natação. Ajuda a tonificar os músculos sem os forçar, além de ser um excelente exercício cardiovascular. Vai sentir-se especialmente à vontade na água durante o último trimestre, pois a água vai suportar o seu peso.

A prática de yoga é recomendada para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio corporal e a circulação, entre outros benefícios.

O ideal é praticar bicicleta fixa para evitar o risco de cair e se aleijar. É importante não exigir demasiado de si e beber muitos líquidos para compensar a perda de água.

Tai-chi. A prática de tai-chi é ideal para melhorar o ritmo respiratório, a postura e eliminar dores e tensões. Além disso, tal como o yoga, ajuda a melhorar a flexibilidade e tonificar os músculos de uma forma progressiva e natural.

Atividades físicas não recomendadas

As atividades físicas que não se aconselham são as que podem ser perigosas ou que acarretem algum risco de quedas e lesões. Entre elas estão o esqui, a equitação, o polo, o rafting, o karaté, o boxe, a patinagem, o squash e o mergulho.

Também lhe interessa

Desporto durante a gravidez Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)