- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Desporto durante a gravidez
Desporto durante a gravidez

É aconselhável fazer exercício físico durante a gravidez: estimula a circulação sanguínea e a respiração. Damos-lhe alguns conselhos sobre como e com que frequência o deve praticar para se manter em forma durante a gravidez.
A prática de exercício físico durante a gravidez é muito saudável desde que se faça com moderação. O mais importante é praticar exercícios que sejam apropriados e sem exagerar no que concerne ao esforço e frequência. O footing, o stretching, a natação, o yoga e a ginástica suave são os desportos mais indicados para a grávida, pois tonificam e alongam os músculos e preparam o corpo para o trabalho de parto. No entanto, devem evitar-se as atividades mais “fortes”, como levantar pesos ou praticar aeróbica. Damos-lhe aqui alguns conselhos úteis se está a pensar praticar desporto durante a gravidez:
Não realizar mais de duas horas de ginástica por semana.
Ir aumentando gradualmente os exercícios, independentemente da atividade que se pratique.
Modificar os exercícios à medida que a barriga for crescendo, dando uma atenção especial aos da franja abdominal.
Respirar bem e profundamente enquanto se faz desporto.
Beber muita água, tanto antes como depois do exercício físico.
Atividades físicas recomendadas
As caminhadas de cerca de 20 – 30 minutos são boas e não é necessário estar em forma. Pouco a pouco vai ganhando tonicidade à medida que for saindo para passear.
Natação. Ajuda a tonificar os músculos sem os forçar, além de ser um excelente exercício cardiovascular. Vai sentir-se especialmente à vontade na água durante o último trimestre, pois a água vai suportar o seu peso.
A prática de yoga é recomendada para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio corporal e a circulação, entre outros benefícios.
O ideal é praticar bicicleta fixa para evitar o risco de cair e se aleijar. É importante não exigir demasiado de si e beber muitos líquidos para compensar a perda de água.
Tai-chi. A prática de tai-chi é ideal para melhorar o ritmo respiratório, a postura e eliminar dores e tensões. Além disso, tal como o yoga, ajuda a melhorar a flexibilidade e tonificar os músculos de uma forma progressiva e natural.
Atividades físicas não recomendadas
As atividades físicas que não se aconselham são as que podem ser perigosas ou que acarretem algum risco de quedas e lesões. Entre elas estão o esqui, a equitação, o polo, o rafting, o karaté, o boxe, a patinagem, o squash e o mergulho.