- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Dores de costas na gravidez: causas e como as aliviar
Dores de costas na gravidez: causas e como as aliviar

As dores de costas afetam quase todas as grávidas e reaparecem depois do nascimento de bebé, mas existem remédios para as aliviar. Neste artigo, vamos explicar-lhe quais as causas das dores de costas na gravidez e dizer-lhe alguns remédios eficazes para as suavizar.
As dores de costas durante a gravidez e depois do parto são um transtorno bastante comum. As dores de costas podem aparecer até nos primeiros meses de gravidez e acentuar-se depois do parto, quando as costas ficam sujeitas a um esforço contínuo: pegar no bebé, inclinar-se para mudar a fralda, dar-lhe banho, etc.
(Também lhe interessa: Parto: tudo o que deve saber)
Mas quais são afinal as verdadeiras causas das dores de costas durante a gravidez e como as podemos aliviar?
Causas das dores de costas durante a gravidez
Existem dois tipos de dores de costas: a dor de origem patológica, como hérnias ou lombalgias, e as dores de origem fisiológica.
(Também lhe interessa: Lombalgia na gravidez)
No que respeita às segundas, as dores lombares de origem muscular são muito frequentes durante a gravidez e têm diferentes causas e origens:
-
Durante o primeiro trimestre de gravidez. As dores de costas dependem da posição do útero. Por vezes o útero comprime o reto provocando uma dor na zona sacro-lombar. Este tipo de dor desaparece quando, à medida que a gravidez avança, o útero volta à posição correta.
À medida que a gravidez avança. A mulher pode notar desconforto nas costas causados por uma postura incorreta que tende a adotar para “equilibrar” o peso da barriga.
-
A partir do quinto mês. Nesta fase da gravidez, a placenta produz duas hormonas em abundância, a progesterona e a relaxina, que influenciam as articulações e as relaxam. Neste caso, as articulações ficam mais sensíveis perante longos períodos de pé ou posturas incorretas.
Como aliviar as dores de costas durante a gravidez
No que respeita aos remédios para as dores de costas, é necessário aprender uma nova forma de realizar as atividades de todos os dias com exercícios eficazes e de fácil execução, a fim de relaxar os músculos fazendo com que o cansaço desapareça.
No entanto, além da prática de alguns exercícios, existem outros truques muito simples e úteis:
-
Fortaleça a sua musculatura com ginástica suave.
(Também lhe interessa: Yoga para grávidas)
-
Procure manter as costas direitas, tando de pé como sentada.
-
Se precisar de se baixar, faça-o de cócoras, dobrnado as pernas e nunca as costas.
-
Procure dormir de costas quando a barriga estiver demasiado grande. As suas costas vão agradecer-lhe.
(Também lhe interessa: Ciática na gravidez)
Sobre este artigo tem uma recomendação errada. Não se deve dormir de costas, muito menos quando a barriga está maior. Porque o peso aperta a veia cava que é responsável pelos fluxos que tb alimentam o bebé. Aliás é totalmente desaconselhado. As grávida só devem dormir de lado ou de costas mas bem inclinadas de modo a não pressionar a veia.