Mi bebé y yo

Dores de costas na gravidez: causas e como as aliviar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As dores de costas afetam quase todas as grávidas e reaparecem depois do nascimento de bebé, mas existem remédios para as aliviar. Neste artigo, vamos explicar-lhe quais as causas das dores de costas na gravidez e dizer-lhe alguns remédios eficazes para as suavizar.

As dores de costas durante a gravidez e depois do parto são um transtorno bastante comum. As dores de costas podem aparecer até nos primeiros meses de gravidez e acentuar-se depois do parto, quando as costas ficam sujeitas a um esforço contínuo: pegar no bebé, inclinar-se para mudar a fralda, dar-lhe banho, etc.

(Também lhe interessa: Parto: tudo o que deve saber)

Mas quais são afinal as verdadeiras causas das dores de costas durante a gravidez e como as podemos aliviar?

Causas das dores de costas durante a gravidez

Existem dois tipos de dores de costas: a dor de origem patológica, como hérnias ou lombalgias, e as dores de origem fisiológica.

(Também lhe interessa: Lombalgia na gravidez)

No que respeita às segundas, as dores lombares de origem muscular são muito frequentes durante a gravidez e têm diferentes causas e origens:

  • Durante o primeiro trimestre de gravidez. As dores de costas dependem da posição do útero. Por vezes o útero comprime o reto provocando uma dor na zona sacro-lombar. Este tipo de dor desaparece quando, à medida que a gravidez avança, o útero volta à posição correta.

    À medida que a gravidez avança. A mulher pode notar desconforto nas costas causados por uma postura incorreta que tende a adotar para “equilibrar” o peso da barriga.

  • A partir do quinto mês. Nesta fase da gravidez, a placenta produz duas hormonas em abundância, a progesterona e a relaxina, que influenciam as articulações e as relaxam. Neste caso, as articulações ficam mais sensíveis perante longos períodos de pé ou posturas incorretas.

Como aliviar as dores de costas durante a gravidez

No que respeita aos remédios para as dores de costas, é necessário aprender uma nova forma de realizar as atividades de todos os dias com exercícios eficazes e de fácil execução, a fim de relaxar os músculos fazendo com que o cansaço desapareça.

No entanto, além da prática de alguns exercícios, existem outros truques muito simples e úteis:

  • Fortaleça a sua musculatura com ginástica suave.

(Também lhe interessa: Yoga para grávidas)

  • Procure manter as costas direitas, tando de pé como sentada.

  • Se precisar de se baixar, faça-o de cócoras, dobrnado as pernas e nunca as costas.

  • Procure dormir de costas quando a barriga estiver demasiado grande. As suas costas vão agradecer-lhe.

(Também lhe interessa: Ciática na gravidez)

Também lhe interessa

Dores de costas na gravidez: causas e como as aliviar | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)