O meu bebé
mibblogo

Útero: anatomia, funções e possíveis perturbações

12 setembro 2022

 Sabe que tem um útero, mas conhece-o bem? Sabe em que partes é composto ou quais são as suas funções? Aqui, explicamos em detalhe a informação mais importante que precisa de saber sobre o útero de uma mulher - é importante que também se conheça a si próprio dentro de si!

Metaforicamente falando, o útero é o "quarto" que o corpo da mulher põe à disposição de potenciais "hóspedes", quer venham individualmente, como casal ou em pequenos grupos.

O útero materno é um "abrigo" especialmente concebido para acomodar a implantação do óvulo fertilizado, que depois evolui para um embrião e finalmente para um feto, até ao momento do nascimento, quando o pequeno hóspede deixa o ninho e começa uma nova vida no exterior. Quer saber muito mais sobre o útero? Continue a ler!

 mulher ginecologo utero

O que é o útero de uma mulher?

O útero, que também pode ser chamado de matriz, é um órgão do sistema reprodutivo feminino. A sua principal função é abrigar o feto durante o período de gestação.

O útero é um órgão composto principalmente por músculos, sob a forma de uma cavidade, localizada na pélvis feminina, entre a bexiga e o recto.

Como já dissemos, a principal função do útero é abrigar o feto que se desenvolve no útero da mãe durante a gravidez, permitindo a sua nutrição, desenvolvimento e evolução, até se tornar o bebé precioso que nascerá na altura certa.

(Também lhe interessa: Calcular a data de nascimento do seu bebé)

Anatomia do útero: qual é a sua forma?

O útero normal tem a forma de uma pêra invertida, ou coração, que é sempre mais bonito e mais de acordo com a sua função. Já vimos que o útero pertence ao sistema reprodutivo feminino. Como mostra a ilustração abaixo, está ligada às trompas de Falópio (onde ocorre a fertilização do óvulo pelos espermatozóides), e também à vagina através do colo do útero, que irá formar o canal de parto quando o bebé nascer.

  • A cavidade do útero (lúmen) é o espaço que albergará o feto durante a gravidez, juntamente com o saco amniótico e o cordão umbilical.
  • A parede do útero é constituída por três camadas: o perimétrio, o miométrio e o endométrio. O endométrio é a camada mais interna e actua como a "almofada" sobre a qual os ovos fertilizados são implantados quando começa o período embrionário. Do mesmo modo, se a gravidez não ocorrer no ciclo correspondente, a camada endometrial perde o seu significado e é eliminada através da vagina: isto é menstruação. Posteriormente, começa a formar-se um novo endométrio com o ciclo seguinte.
  • O colo do útero, também chamado colo do útero, é um canal que liga o útero à vagina. Durante a gravidez, é selado para conter o feto, e em condições normais, não se abre novamente até ao parto.


(Também lhe interessa: O que é uma gravidez extra-uterina ou ectópica?)

utero pt

O útero na gravidez e pós-parto

Durante os nove meses de gravidez, o útero aumenta dramaticamente de tamanho. Para lhe dar uma ideia, um útero normal tem cerca de oito centímetros de comprimento e pesa cerca de 50-60 gramas. Quando atinge o seu tamanho máximo durante a gravidez, atinge dois quilos - um aumento frenético num espaço de tempo muito curto!

Da mesma forma, após o parto, o útero vai ao contrário: a redução do tamanho do útero e o regresso à normalidade é também extraordinário. As contrações que ocorrem após o parto ajudam o útero a recuperar o seu tamanho nos dias após o nascimento.

(Também lhe interessa: Contrações uterinas)

Perturbações e doenças relacionadas com o útero

Abaixo, discutimos algumas das principais perturbações, doenças e situações específicas relacionadas com o útero de uma mulher.

enfermedades utero

Dores abdominais na gravidez

É normal sentir algum desconforto muscular durante a gravidez, independentemente do trimestre de gravidez. As torções ou desconforto podem durar alguns minutos, algumas horas ou mesmo vários dias. Se forem contracções, ou se tiver quaisquer dúvidas, deve consultar o seu ginecologista o mais rapidamente possível para ver se deve descansar.

Endometriose

Como vimos, nas mulheres que sofrem de endometriose, o endométrio (o tecido que reveste a parede interna do útero) cresce em locais onde não deveria, por exemplo, nos ovários, nos tubos, na vagina ou mesmo no intestino.

A causa precisa deste problema ainda não é conhecida. Todos os meses, este tecido anormal desenvolve-se, causando inflamação e danos nas áreas circundantes.

Ectopia cervical na gravidez

A ectopia cervical, também chamada ectropion ou erosão cervical, é um crescimento anormal do tecido que compõe o revestimento interno do útero (o epitélio colunar) fora do útero.

No caso da ectopia cervical, o colo do útero é coberto no exterior por tecido que normalmente cobre o interior.

Útero bicorne

O útero feminino é formado a partir de dois hemi uteros que são soldados no embrião humano antes do nascimento, resultando no útero normal.

O bicornato uterino deve-se ao facto de, quando esta soldadura foi realizada no feto, a soldadura não ter sido realizada na sua totalidade e terem sido deixados dois chifres para trás. Dependendo do comprimento da falha da soldadura, pode ser produzido um útero em forma de coração (o mais leve), um útero bicornado em graus variáveis, e um útero duplo, que não é mais do que dois hemihorns.

Cancro do útero

O cancro do útero é mais prevalente em mulheres na menopausa, embora haja muitos outros casos.

Os factores genéticos, a idade (75% são diagnosticados após os 50 anos), a obesidade e a administração de estrogénios podem aumentar o risco de desenvolver cancro uterino ou endometrial, embora não sejam decisivos.

Em qualquer caso, a fim de detectar um possível cancro uterino no seu início, a melhor maneira, como sempre, é a detecção precoce através da prevenção. A citologia anual ou o teste de Papanicolaou, a ecografia, os controlos ginecológicos regulares e uma vida tão saudável quanto possível são de grande ajuda.

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…