O meu bebé
mibblogo

Tipos de fluxo vaginal: o seu significado

30 novembro 2022

Sabia que existem diferentes tipos de fluxo vaginal e que, dependendo da sua cor e textura, podem indicar o seu estado de saúde? O fluxo vaginal também lhe diz em que fase do ciclo menstrual se encontra - Contar-lhe-emos tudo abaixo!

A fluxo vaginal é um fluxo normal do corpo feminino e é geralmente de cor esbranquiçada ou transparente, embora possa ser alterado em cor e consistência devido a diferentes factores. Quando o aspecto do corrimento vaginal é muito diferente do habitual, é chamado corrimento vaginal anormal.

É importante saber que o fluxo vaginal desempenha um papel importante no sistema reprodutivo feminino, ajudando a manter a vagina limpa e protegendo-a de infecções. É normal que o fluxo vaginal seja alterado durante a menstruação e que o corrimento mude durante a gravidez. Além disso, a descarga aumenta durante o exercício, a excitação sexual, o stress emocional, etc.

fluxo vaginal banheira

De que é composto o fluxo vaginal?

O fluxo vaginal é constituída por vários elementos: secreções geradas pelo colo do útero e endométrio, secreções produzidas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, células mortas do epitélio vaginal e do colo do útero, um fluido que passa pelas paredes dos vasos sanguíneos e transporta o sangue para os órgãos reprodutores e, finalmente, um grande número de bactérias.

Deve-se notar que as bactérias que são eliminadas através do fluido vaginal não são todas más, mas existem bactérias benéficas que colonizam a vagina e impedem a multiplicação de bactérias patogénicas. Assim, pode ser resumido dizendo que o fluxo vaginal é muito aguada porque é composta de água, muco e células do corpo.

fluxo vaginal cama

Tipos de fluxo vaginal e o seu significado

Existem muitos tipos de fluxo vaginal e, dependendo da sua cor, consistência e odor, indicam o estado de saúde da mulher. Além disso, o corrimento vaginal também indica quando uma mulher está no seu ciclo menstrual. Aqui estão os tipos de corrimento vaginal. Algumas destas secreções são normais, mas outras podem indicar uma doença que requer tratamento médico.

1. Fluxo branca

O branco é a cor normal e mais comum do corrimento vaginal. Portanto, se o seu corrimento vaginal for branco, não é motivo de preocupação. No entanto, pode acontecer que esta descarga branca seja acompanhada por uma comichão de consistência espessa e espessa. Neste caso, pode ser devido a uma infecção vaginal por levedura e é necessária uma visita a um médico.

2. Fluxo de clara de ovo

O fluxo vaginal que parece clara de ovo é um sinal seguro de que uma mulher está prestes a ovular. Isto significa que ela está no seu momento mais fértil e, se estiver a tentar engravidar, poderá ser capaz de o fazer. Quanto mais o muco cervical se estica entre as pontas dos dedos, mais fértil se é.

3. Fluxo aquosa

Se o fluxo for mais aquoso do que o normal, pode indicar um problema de saúde. Se este tipo de corrimento for acompanhado de dor na zona vaginal, pode ser herpes. Se, por outro lado, o fluxo for mais espessa do que o habitual, pode indicar uma alergia a produtos químicos em contraceptivos ou produtos de higiene feminina.

4. Fluxo claro e com elasticidade

Este tipo de corrimento, com um aspecto mais transparente e elástico do que o habitual, ocorre geralmente alguns dias antes da menstruação, pelo que é um tipo de corrimento que indica que o período está próximo.

5. Fluxo cremosa

O fluxo cremoso precede geralmente a descarga de claras de ovo que indica dias férteis. O corrimento cremoso também pode aparecer imediatamente antes da menstruação. É altamente variável de mulher para mulher.

fluxo vaginal produtos

6. Fluxo pegajoso

É possível que, dias após a menstruação, uma mulher possa notar que a sua alta é algo pegajosa. Este tipo de alta indica que ela ainda não é fértil e que está a passar por alguns dias "secos", quando não é aconselhável procurar uma gravidez.

7. Fluxo amarelo ou verde

Um corrimento vaginal amarelo ou verde, especialmente se for espesso ou acompanhado por um mau cheiro, indica que existe um problema de saúde na zona vaginal. Geralmente, este tipo de descarga é um sinal de infecção ou um desequilíbrio de bactérias vaginais.

8. Fluxo cinzento-verde, espumoso

O corrimento cinzento-verde e espumoso é também um sintoma de problemas de saúde na zona vaginal. Neste caso, a descarga indica que existe provavelmente vaginose bacteriana, uma infecção desconfortável que requer uma visita a um especialista.

9. Fluxo castanho ou com sangue

Embora o corrimento com sangue possa ser normal, especialmente após a menstruação, é importante não baixar a guarda se o fluxo vaginal for com sangue ou castanho. É aconselhável consultar um especialista quando o sangue estiver muito vermelho ou pesado, fora do seu período.

10. Fluxo grumoso

Se o corrimento vaginal parecer um pouco irregular, pode significar duas coisas: ou que a mulher está no seu tempo menos fértil ou que há uma pequena infecção na vagina, ou que também exigirá uma visita a um especialista.

fluxo vaginal gravida

Alterações no fluxo vaginal durante a menstruação

O corrimento vaginal muda durante o ciclo menstrual, dependendo da fase do ciclo menstrual da mulher. Assim, depois de uma mulher ter tido o seu período, é normal que a descarga seja ligeiramente ensanguentada ou de cor acastanhada. Por outro lado, quando uma mulher está a ovular, no seu momento mais fértil, o corrimento vaginal é bastante líquido e assemelha-se à clara do ovo. Esta descarga é feita desta forma para facilitar a circulação do esperma através do colo do útero.

Fluxo branco na gravidez: o que significa?

Em caso de gravidez, o corrimento vaginal também é exposto a muitas alterações, tal como o resto do corpo. É comum que as secreções vaginais aumentem durante a gravidez. Isto deve-se ao aumento da produção de estrogénios e ao aumento do fluxo sanguíneo para a zona vaginal.

A gravidez é um período em que o corrimento vaginal de uma mulher sofre muitas alterações devido à nova situação hormonal, com o objectivo de salvaguardar e proteger o feto e evitar possíveis agressões de agentes patogénicos que possam pôr em risco o bom funcionamento da gravidez.

Ter leucorreia durante a gravidez, ou seja, um aumento mais ou menos considerável do corrimento vaginal, é, até certo ponto, normal e de esperar, pois é um dos sintomas da gravidez.

É comum notar um aumento de corrimento esbranquiçado, de consistência mais espessa do que o habitual e inodoro durante a gravidez, especialmente no início, devido à novidade das alterações hormonais, e no final, próximo do parto, quando para além do corrimento branco mais abundante, pode ocorrer a perda do tampão de muco, o que indica que o nascimento do bebé está próximo.

Coisas anormais a ter em conta se se tiver aumentado a descarga branca durante a gravidez:

  • O aumento da descarga branca na gravidez é normal, como já dissemos, mas a sua abundância não deve ser exagerada.
  • Não deve causar comichão, picadas ou irritação para a futura mãe.
  • Não deve ter um odor desagradável ou parecer grumoso ou cortado, pois, neste caso, poderia ser um caso de candidíase.

Se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações sobre a sua alta durante a gravidez, consulte imediatamente o seu ginecologista ou parteira.

 

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…