Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Doenças
- Doenças na gravidez
- Dor abdominal na gravidez: causas e tratamentos
Dor abdominal na gravidez: causas e tratamentos

Está grávida e tem dores abdominais? Deve estar atenta a todos os sintomas. Se apenas se trata de umas pontadas esporádicas poderia tratar-se de contrações, pelo contrário pode ser uma coisa mais séria. Explicamos-lhe tudo.
Durante toda a gravidez podem aparecer dores abdominais na parte baixa da barriga. Para saber de que se trata, deverá analisar todos os sintomas e o tipo de dor, embora seja sempre aconselhável consultar o médico para responder a todas as suas dúvidas.
Dor abdominal na gravidez: em que é que consistem exatamente
Geralmente é normal sentir algum tipo de desconforto muscular durante a gestação, independentemente do trimestre de gravidez. Pode durar uns minutos, algumas horas ou, até, vários dias.
Na maioria dos casos trata-se de desconforto devido aos ligamentos do útero, os ligamentos redondos, e ao alongamento de toda a zona muscular da barriga. Ao crescer consideravelmente para albergar o feto, pode haver algum mal-estar semelhante à dor menstrual. Costuma localizar-se na parte baixa do abdómen e prolongar-se, inclusivamente, até às virilhas. Normalmente, este tipo de dor abdominal sucede durante os três primeiros meses.
(Também lhe interessa: Porque é que nota picadas na barriga na gravidez?)
Até ao quinto ou sexto mês de gravidez, se experimentar este desconforto, pode estar a sofrer das conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Coloquialmente são conhecidas como contrações de treino, pois preparam-na para a dor do parto. Se sofre delas, deverá notar como os músculos do estômago ficam muito rígidos. São realmente dolorosas e longas, mas não a devem impedir de continuar a sua atividade diária.
(Também lhe interessa: Prisão de ventre na gravidez: remédios eficazes)
Todos os casos de dores abdominais anteriores são bastante comuns e não constituem um risco nem para o bebé, nem para a mamã.
Dor abdominal na gravidez: casos de risco
Se a dor abdominal é acompanhada de enjoos, febre, arrepios, náuseas, vómitos, dores ao fazer xixi ou sangramento deverá ir imediatamente às urgências.
Neste caso, se acaba de saber que está grávida, poderia tratar-se de uma gravidez ectópica ou estar a sofrer de um aborto espontâneo. Se estiver num estado mais avançado, poderá ser um desprendimento prematuro de placenta ou, até, de pré-eclâmpsia.
(Também lhe interessa: Gravidez ectópica: causas, sintomas e tratamentos)
(Também lhe interessa: Aborto espontâneo: conheça as suas causas)
Tratamento da dor abdominal na gravidez
Para aquele desconforto ligeiro que já tenha sido analisado por um médico, apenas o repouso a pode aliviar. Também existem cintas adaptadas a grávidas. Mudar a dieta também pode ser uma opção, se assim recomendar a sua ginecologista ou nutricionista.