Mi bebé y yo

Como ocorre a fecundação do óvulo?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A união de um óvulo feminino e um espermatozoide masculino no útero materno dão lugar a um processo chamado fecundação do óvulo, a partir do qual se começa a desenvolver uma vida no corpo da mulher. Gostaria de saber como acontece e como se desenvolve esta evolução?

Se nos baseamos no método tradicional de reprodução, quando um homem e uma mulher querem ter um bebé têm relações sexuais, a fim de que as suas células sexuais se unam para criar vida. Ou seja, que os espermatozoides do futuro pai cheguem até ao óvulo da mulher e o fecundem. Mas como tem lugar todo este processo?

(Também lhe interessa: O que é e como se produz a implantação do óvulo)

A fecundação do óvulo, passo a passo

Durante o ato sexual, o homem ejacula na vagina da mulher. Ou seja, emite milhões de espermatozoides cujo único fim é alcançarem o óvulo feminino. Para que este momento aconteça, os espermatozoides têm de atravessar o útero e alcançar as trompas de Falópio.

Mas esta corrida não é fácil. Para tal, os gâmetas masculinos têm de sobreviver ao ambiente ácido da vagina feminina, cujo pH os debilita. Sendo assim, muitos deles vão desaparecer logo no primeiro passo. Depois, os glóbulos brancos femininos classificam-nos como células estranhas dentro do organismo da mulher. Por isso, tentam eliminar todos os que conseguirem.

Os espermatozoides que conseguem continuar o caminho de entre 15 e 18 cm que percorre o útero chegam ao óvulo impulsionados pelos movimentos das trompas de Falópio, onde podem permanecer de 48 a 72 horas. É precisamente nesta conduta das trompas de Falópio que morre a sua maioria.

É então que os poucos espermatozoides que sobrevivem tentam atravessar o gâmeta feminino, resultado que apenas um consegue alcançar. No momento em que consegue, a membrana do óvulo torna-se impermeável e impede que outros consigam aceder. O que conseguiu entrar perde a sua cauda e começa a dar forma ao futuro bebé através da fusão das células sexuais de ambos os pais. Ou seja, produziu-se a fecundação.

(Também lhe interessa: Método para conceber um menino ou uma menina)

O que ocorre depois da fecundação do óvulo?

Uma vez que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide, forma-se o zigoto que dará lugar ao início de uma nova vida. Esta união celular contém uma carga genética e cromossómica encarregue de definir todos os pormenores do futuro bebé, do seu sexo aos seus traços físicos.

(Também lhe interessa: Fecundação in vitro: as 10 perguntas mais frequentes)

Sabia como acontecia a fecundação? Este artigo ajudou-a a aprofundar o conhecimento do processo de criação de uma nova vida?

Também lhe interessa

Como ocorre a fecundação do óvulo? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)