Mi bebé y yo

Quanto tempo demora o colo do útero a desaparecer?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Uma das frases que vai ouvir o médico dizer quando começar o trabalho de parto é: “Já desapareceu o colo do útero”. Mas o que quer dizer com isto? O que é o desaparecimento do colo uterino? Quanto tempo demora a acontecer?

O colo uterino ou o cérvix uterino é uma banda fibromuscular em forma de cilindro que estabelece a comunicação entre a vagina e o útero e que mede cerca de 3 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. O colo uterino deve encolher progressivamente até desaparecer para abrir espaço para o bebé no momento do parto, quando este acontece por via vaginal. Assim, o desaparecimento do colo do útero indica que começou o processo de parto e, por outro lado, é um dos parâmetros que os médicos avaliam quando realizam um toque vaginal à futura mamã para saber se entrou em trabalho de parto.

O tempo que demora o colo do útero a desaparecer por completo varia de mulher para mulher. Nas mulheres que estão grávidas pela primeira vez, o colo do útero costuma demorar mais a desaparecer completamente, pois é a primeira vez que o organismo está perante esta situação. Como tal, nestes casos, o desaparecimento do colo do útero pode prolongar-se e demorar, nalguns casos, até dias. Por outro lado, nas mulheres que já tenham tido filhos, o desaparecimento do colo do útero acontece ao mesmo tempo que este se dilata, pois o processo agiliza-se bastante.

(Também lhe interessa: Prostaglandinas: o que são e como se utilizam para induzir o parto)

Sintomas de desaparecimento do colo do útero ou cérvix

O colo do útero pode desaparecer antes do que seria esperado, no momento certo ou com algum atraso (o que é frequente em mães que o são pela primeira vez). Vejamos os três sintomas que indicam que começou a desaparecer:

- As contrações. Se durante o terceiro trimestre de gravidez, antes do tempo estimado, nota que tem contrações regulares e prolongadas, é aconselhável que consulte imediatamente o médico, pois este tipo de contrações pode indicar um desaparecimento do colo do útero prematuro.

 - O sangramento. Por vezes, o único sintoma que se tem quando se produz o desaparecimento do colo do útero é um sangramento. Face a este sintoma também deve consultar o médico, que lhe confirmará se o colo do útero começou a desaparecer.

- A expulsão do rolhão mucoso. Um fluxo espesso e viscoso pode indicar-lhe que expulsou o rolhão mucoso, um tampão natural que mantém fechado o colo do útero durante a gravidez. Se tem dúvidas sobre se o expulsou e ainda não chegou ao final da gravidez deverá consultar o ginecologista, pois poder-se-ia estar a produzir o desaparecimento do colo uterino.

(Também lhe interessa: Expulsão do rolhão mucoso na gravidez)

Fases do parto e desaparecimento do colo uterino

O desaparecimento do colo uterino indica que a futura mamã se encontra na primeira fase do parto, a fase de dilatação precoce na qual o colo do útero vai desaparecendo progressivamente. Quando este processo termina, o colo toma a forma de um anel e é então que se inicia a dilatação.

Durante a fase de dilatação ativa do parto as contrações são mais seguidas e de forma progressiva vão abrindo o diâmetro do cérvix até alcançar os 10 cm de dilatação que são necessários para que o bebé possa nascer. Como dizíamos anteriormente, nas mamãs de primeira viagem acontece primeiro o colo do útero e depois a dilatação. Por outro lado, nas mulheres que já foram mamãs, o desaparecimento e a dilatação acontecem de forma simultânea.

(Também lhe interessa: Dilatação do útero às 39 semanas de gravidez)

Também lhe interessa

Quanto tempo demora o colo do útero a desaparecer? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)