Mi bebé y yo

Axilas escuras na gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A gravidez é uma etapa na qual, por motivos hormonais, a pigmentação da pele pode variar e escurecer. Uma das zonas que pode ver-se mais afetada é a das axilas. Existe algum remédio para as axilas escuras durante a gravidez? Explicamos-lhe tudo.

Se está à espera de um bebé de certeza que já notou inúmeras mudanças em diferentes zonas do corpo, e não só relacionadas com o aumento de volumes. Por exemplo, muitas futuras mamãs têm problemas estéticos como manchas nas axilas durante a gravidez e desesperam porque não podem vestir camisolas de alças no verão nem levantar os braços sem se sentirem um pouco "envergonhadas".

As mudanças hormonais próprias da gravidez têm consequências em várias vertentes, relacionadas com muitos aspetos do organismo. Um deles tem a ver com o aspeto da pele, que costuma mostrar-se mais brilhante e esticada durante estes meses, mas que, por vezes, também pode sofrer de problemas estéticos, como as manchas escuras na pele do rosto, o chamado cloasma gestacional.

Não obstante, não é apenas a pele da cara que pode revelar o aparecimento de manchas de pigmentação mais escura, mas também outras zonas do corpo, como a barriga, onde se pode ver a linha alba, ou também nas axilas.

(Também lhe interessa: Estrias na gravidez: acabe com elas!)

Porque é que as axilas escurecem durante a gravidez?

Os fatores que contribuem para o aumento da pigmentação das axilas na gravidez podem ser tanto de natureza hormonal, como de natureza genética.

Durante a gestação, as variações hormonais que se produzem no organismo materno conduzem a uma maior concentração de melanina (o pigmento escuro que determina a cor da pele) nalgumas zonas do corpo e da cara. Não obstante, as pessoas mais afetadas são as de pele escura, já predispostas geneticamente a produzir uma maior quantidade de melanina. Por outro lado, o sol pode contribuir para o desencadear do problema através da estimulação do sistema melânico.

Prevenção do escurecimento das axilas durante a gravidez

As futuras mamãs predispostas à formação de manchas devem, acima de tudo, ter cuidado com o sol, especialmente no verão, usando cremes protetores de ecrã total e evitando uma exposição excessiva. No entanto, também no inverno, se bem que em menor medida, os raios de sol afetam a nossa pele, que deve ser protegida com um creme de dia com proteção UV.

(Também lhe interessa: Raios UVA na gravidez)

As axilas escurecidas durante a gravidez recuperam a sua cor anterior?

Normalmente o escurecimento da pele das axilas vai-se atenuando progressivamente depois da gravidez e amamentação, quando as hormonas recuperam o seu estado habitual. No entanto, podem decorrer alguns meses antes de notar alterações bem visíveis, e podem até ficar mais escuras permanentemente.

Não obstante, a proteção solar elevada continua a ser a principal forma de prevenção e proteção da zona. Ainda assim, existem produtos cosméticos e cremes despigmentantes que ajudam a atenuar as axilas manchadas, pelo que recomendamos que consulte o seu dermatologista e exponha todas as suas dúvidas e questões.

Por fim, e se nenhuma das anteriores opções funcionar, pode recorrer à dermatologia estética, pois existem soluções mais intensivas para as manchas, como a exfoliação química com ácido glicólico ou o laser.

Em qualquer caso, antes de recorrer a qualquer tratamento, cosmético ou estético, deverá sempre consultar o médico para saber se os pode aplicar durante a amamentação no caso de dar mama ao seu bebé.

Também lhe interessa

Axilas escuras na gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)