6 semanas de gravidez

6 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 6 Semana 6

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 6 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 6 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo na sexta semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Ervilha
arrow arrow
Ervilha

Estás na 6ª semana de gravidez. Tu e o pai talvez se estivessem a perguntar se era mesmo verdade que estavam grávidos, e daí que tenham procurado alguma manifestação da gravidez.

Não te preocupes se ainda não notares nenhum sintoma próprio da gravidez: a sua ausência é totalmente normal e não significa que haja problema algum.

Deves saber, no entanto, que durante esta semana o embrião continua a crescer e a desenvolver-se a passos de gigante.

O embrião tem agora 14 somitos, os pilares do sistema músculo-esquelético do bebé e mede 4 milímetros deste o alto da cabeça até às nádegas.

 

6 semanas infografia

Grávida de 6 semanas

 

Esta 6ª semana de gravidez é crucial porque o coração está a começar a fazer os seus primeiros e potentes batimentos e porque o tubo neuronal – que será o cérebro e a medula espinal – está a começar a fechar-se.

Na sua cabeça vão aparecer pequenos buracos lado a lado que, depois, serão os seus olhos; a sua cabeça vai inclinar-se para o corpo e na sua cabeça e pescoço vão esboçar-se a mandíbula inferior e a sua laringe.

E ainda há mais! Na parte inferior vai desenvolver-se uma protuberância parecida com uma cauda que, depois, dará lugar às suas pernas. Na parte superior também vão aparecer os primórdios dos seus braços.

Nesta altura da gravidez, a bolsa gestacional continua a fornecer a maior parte da alimentação do bebé.

Tal se deve ao facto de o cordão umbilical, que contém vasos sanguíneos que entram e saem da placenta em formação, ainda não fornecer ao bebé todos os nutrientes de que este necessita.

Na 6ª semana de gravidez, o que vai começar a fazer circular o sangue à volta do corpo do bebé é o seu coração.

Idade do embrião: 4 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 6

Mostramos-te, em seguida, um vídeo e uma ecografia correspondentes à 6ª semana. É impressionante a rapidez com que se desenvolve o embrião.

 

ecografia bebe semana 6ok

Ecografia de 6 semanas

 

 

O que muda no teu corpo nas 6 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 6 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 6 semanas de gravidez

Além das mudanças mais evidentes, quando estás grávida de 6 semanas o teu corpo sofre grandes transformações no que se refere ao aspeto interno da estrutura óssea e de todos os órgãos.

Modificam-se, mesmo que seja de forma impercetível, o ritmo da respiração, o metabolismo, a circulação sanguínea, o funcionamento do fígado e dos intestinos.

Devido à agitação hormonal, também é provável que as tuas feições se suavizem, que a pele esteja mais esticada e o teu cabelo mais espesso.

Aos sintomas mais habituais da gravidez (enjoos, vómitos, intolerância a certos cheiros e alimentos, cansaço e sonolência, etc.) talvez se juntem agora a congestão nasal, a obstipação, o excesso de salivação ou o ardor de estômago.

Não desesperes: tudo se deve ao facto do teu corpo se estar a preparar para receber uma nova vida.

Conselhos e bem-estar nas 6 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 6 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 6 semanas de gravidez

Agora que já sabes que estás grávida de 6 semanas, provavelmente vais começar a perguntar-te em que dia vai nascer o teu bebé.

Para fazeres este cálculo, podes retroceder no tempo até ao primeiro dia da tua última menstruação e, a partir daí, contar 40 semanas ou 280 dias.

Se não, podes esperar uns dias para que o teu ginecologista de realize um scan que meça o bebé e que determine a sua data prevista de parto.

A este respeito deves saber que a maioria dos bebés nasce dentro das duas semanas anteriores ou posteriores à data prevista, se bem que se considera um bebé nascido a termo se nasce entre as semanas 37 e 42 de gestação.

Se fores uma das poucas mulheres que engravidou apesar de estar a utilizar métodos contracetivos, é pouco provável que o bebé tenha sofrido algum dano, mas deves apressar-te a deixar de tomar a pilula, parar as injeções contracetivas ou tirar o adesivo contracetivo, se estes forem os métodos que usavas.

Se, por outro lado, tens um implante contracetivo ou um sistema ou dispositivo intrauterino – DIU – deves ir o quanto antes ao teu ginecologista para que o retire.

A 6ª semana de gravidez é ideal para continuar a ter um estilo de vida saudável e manteres-te ativa. Dar passeios aproveitando a luz do dia é muito saudável, pois o sol é fonte de vitamina D e esta, por sua vez, ajuda o corpo a absorver o cálcio, que é vital para o desenvolvimento ósseo do embrião.

Dado que o tubo neural se está a começar a fechar, é igualmente recomendável continuar a tomar 400 mg diários de ácido fólico, um hábito que se deve manter até às 12 semanas de gravidez.

.....

check Conselhos para as que perderam peso por causa dos enjoos…

Algumas grávidas sofrem mais enjoos e vómitos do que outras. O que acontece quando és das que têm mais e perdes peso?

Falamos sobre os enjoos e os vómitos na gravidez!

check Se te dói a cabeça e não sabes se podes usar paracetamol…

Sentes-te mal, dói-te a cabeça ou tens uma contratura e não sabes se podes tomar algo? Vamos falar do paracetamol.

Descobre se podes tomar paracetamol na gravidez!

check E, ainda por cima, tens o nariz tapado?

O que faltava, já que te constipaste e não podes respirar pelo nariz! Enquanto esperas pelo que te diz o médico, vamos orientar-te.

Descobre como aliviar o nariz tapado durante a gravidez!

check Conselhos para as que trabalham com o computador…

Se trabalhas longas horas sentada diante do computador do escritório, convém-te ler isto.

Descobre como te deves cuidar quando trabalhas sentada com um computador!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 7 semanas de gravidez
Já estás na 7ª semana de gravidez! Durante estas próximas semanas o embrião vai assumir uma forma cada vez mais parecida com a de um bebé. A guiar este desenvolvimento são três grupos de células: o primeiro irá ...
Crescimento e desenvolvimento nas 8 semanas de gravidez
Na 8ª semana de gravidez o embrião mede entre 8 e 11 milímetros, aproximadamente. A sua cabeça, onde já se perfilam as orelhas e os olhos e onde se começa a formar a ponta do nariz, é ainda muito grande em comparação c...
Crescimento e desenvolvimento nas 9 semanas de gravidez
Na 9ª semana de gravidez a futura mamã começa a notar a barriguinha, embora o embrião ainda meça apenas 3 centímetros. Nesta semana, as suas mãos e dedinhos das mãos já começam a aparecer a as suas pernas cresce...