Mi bebé y yo

Queda de cabelo durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

É verdade que cai mais cabelo durante a gravidez? E durante o pós-parto? Dizemos-lhe o que acontece e como deve proceder. Respostas às perguntas mais frequentes sobre a queda de cabelo!

É comum que muitas mulheres grávidas ou que foram mamãs recentemente e que estão no período de pós-parto sofram um aumento da queda de cabelo. Tal deve-se, basicamente, às alterações hormonais que acontecem no organismo durante e depois da gravidez, mas também podem ter muito a ver com uma deficiência de certos nutrientes, como o ferro. Vamos responder às perguntas mais frequentes.

(Também lhe interessa: Queratina durante a gravidez: sim ou não?)

Dúvidas frequentes sobre a queda de cabelo

1.As alterações hormonais estão relacionadas com a queda de cabelo?

Sem dúvida. As alterações hormonais que o organismo experimenta influenciam, e muito, a queda do cabelo, especialmente durante o pós-parto. Em geral, durante a gravidez o cabelo encontra-se numa fase de crescimento e é habitual acontecer o contrário: ter uma melena abundante e resplandecente. No entanto, ao chegar ao pós-parto, o cabelo entre numa espécie de “fase de descanso” que, adicionado à queda abrupta dos níveis de hormonas quando termina a gravidez, gera um aumento da queda de cabelo. Por esse motivo, muitas mulheres notam, especialmente ao pentearem-se, que cai uma grande quantidade de cabelo. A notícia é que se trata de uma situação passageira, que em poucos meses se soluciona naturalmente.

 

2.A alimentação pode agravar ou melhorar a queda de cabelo?

Notou-se que as dietas pobres em proteínas e a deficiência de ferro e zinco podem contribuir para a queda de cabelo, pelo que se aconselha seguir uma dieta o mais equilibrada e saudável possível e que inclua estes nutrientes.

 

3.Que tipo de produtos se podem usar durante a gravidez?

Em geral aconselha-se o uso de produtos suaves, que não contenham ingredientes químicos. O melhor será optar por champôs e amaciadores sem parabenos e evitar tratamentos que possam implicar o uso de químicos, como as pinturas ou certos tratamentos de cabeleireiro.

(Também lhe interessa: Manchas na cara ou melasma gestacional)

 

4.O cabelo pode mudar a sua textura devido às alterações hormonais?

Não, não é verdade. A textura do cabelo está codificada geneticamente e se as queratinas estão codificadas para que uma pessoa tenha o cabelo liso, este não se tornará encaracolado devido a alterações hormonais. No entanto, é verdade que o caráter encaracolado do cabelo depende do ângulo de implantação da raiz na ele, da forma do pelo e da configuração das fibras de queratina, pelo que alguns produtos químicos podem mudar a estrutura química das proteínas do cabelo, motivo pelo qual se alisa ou encaracola.

 

5.O uso do secador é mau para o cabelo?

Usar o secador frequentemente pode estragar o cabelo e fazer com que se debilite e frature mais facilmente. Além disso, forçá-lo com a escova durante o penteado com o secador faz com que se perca mais cabelo. Assim, é aconselhável evitar o uso excessivo deste tipo de utensílios: se possível, deixar o cabelo secar ao ar.

 

6.Há outras mudanças notórias no cabelo das grávidas?

Há mulheres que, devido às mudanças hormonais da gravidez, aumentam a circulação capilar, o que leva a um maior crescimento do seu cabelo e mais luminosidade do mesmo. Outras podem notar o cabelo fica oleoso mais facilmente ou que, pelo contrário, o sentem mais seco do que o costume.

 

7.Quais as recomendações a seguir?

Para melhorar a saúde do cabelo e evitar que caia em excesso, deve seguir uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, frutas e verduras, pois a saúde do cabelo está estreitamente relacionada com a saúde em geral. Também deverá evitar o uso de tratamentos ou produtos químicos durante a gravidez e apostar em produtos suaves e sem riscos.

(Também lhe interessa: Tenha umas mãos bonitas e suaves)

Também lhe interessa

Queda de cabelo durante a gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)