Mi bebé y yo

Gravidez sem sintomas

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Algumas mulheres não têm sintomas durante a gravidez, o que faz com que demorem mais a descobrir que estão à espera de um bebé. Como é uma gravidez sem sintomas? Pode ser motivo de preocupação? Respondemos às suas questões!

Embora possa ser difícil de acreditar, algumas mulheres não se apercebem que estão grávidas até ao segundo trimestre ou, por vezes, até ao terceiro. O motivo? Não apresentarem sintomas de gravidez que as alertem de tal. De certa forma, o facto de não ter sintomas de gravidez pode ser considerado uma vantagem, já que não se sofrem os desconfortos típicos da gestação como os enjoos, a dor de costas ou ter de urinar frequentemente, entre outros. No entanto também pode ser uma desvantagem já que não saber da gravidez implica descurar os cuidados pré-natais, como os exames ginecológicos ou a toma de algumas vitaminas pré-natais.

(Também lhe interessa: Como posso saber quantas semanas de gravidez tenho?)

Como é uma gravidez sem sintomas

Cada gravidez, como cada mulher, é um mundo e o modo como se experiencia a gestação pode variar muito. O que é que acontece exatamente nos casos nos quais a futura mamã não tem sintomas?

  • Não há tonturas: as tonturas durante a gravidez não são tão comuns como se pensa, pois são muitas as mulheres que não têm tonturas durante a gestação. No caso de uma gravidez sem sintomas, este desconforto típico do início da gravidez não se dá.
  • Não há vómitos nem enjoos: algumas futuras mamãs começam a desconfiar que estão grávidas quando sentem enjoos, normalmente matinais, logo após ficarem grávidas. Algumas, inclusivamente, chegam a ter vómitos. Estes sintomas de gravidez, desconfortáveis e desagradáveis, não se dão numa gravidez assintomática.
  • Não há dores abdominais: são muito frequentes as dores abdominais no início da gravidez. Trata-se de sintomas que se costumam confundir com os da menstruação: dores na zona dos ovários, dores de costas e de rins, sensação de inchaço… É possível que numa gravidez assintomática estes sintomas surjam mas que sejam confundidos com os da ovulação ou da menstruação.
  • Não se nota um aumento do peito: é frequente que, ao ficar grávida, a mulher sinta que os seios aumentam o seu tamanho. No entanto, este sintoma pode passar desapercebido ou, simplesmente, não surgir.

Além destes sintomas, urinar frequentemente, o cansaço e a sonolência ou a sensação de pressão nas ancas são outros sintomas próprios da gravidez que não acontecem numa gestação assintomática.

(Também lhe interessa: Teste de gravidez: como e quando fazer)

A menstruação e o crescimento da barriga

Além dos sintomas típicos da gravidez, que podem não surgir e, por isso, demorar mais tempo a saber-se da gravidez, há outros sintomas mais evidentes: a ausência de menstruação ou amenorreia e o crescimento da barriga.

Ausência de menstruação

A amenorreia é um dos primeiros sintomas claros da gravidez que leva a futura mamã a realizar um teste para saber se está grávida. Normalmente, se a mulher tem ciclos menstruais regulares, apercebe-se da falta de período. No entanto, se os ciclos forem irregulares, a situação muda completamente. Algumas mulheres podes estar meses sem ter a menstruação (devido a diferentes motivos, como ter ovários policísticos ou quistos), pelo que a gravidez pode passar-lhes despercebida apesar da ausência do período. Também pode acontecer que, durante o primeiro trimestre de gravidez, se tenham pequenos sangramentos que se podem confundir com a menstruação.

Crescimento da barriga

O paulatino crescimento da barriga é a evidência mais clara da gravidez. Até ao quinto mês de gravidez, o crescimento da barriga pode passar despercebido, mas partir de então é muito evidente. Então como é que se explicam os casos de mulheres que chegam ao final da sua gravidez sem saber que estão à espera de um bebé? São casos excecionais, que costumam acontecer a mulheres muito obesas que, no caso de terem sintomas de gravidez, podem confundi-los com problemas de estômago.

(Também lhe interessa: Qual é a fiabilidade do teste de gravidez)

Passou por uma gravidez sem sintomas? Partilhe a sua experiência com outras mamãs!

Também lhe interessa

Gravidez sem sintomas | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)