Mi bebé y yo

O que tomar em caso de constipação ou gripe

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os fármacos para combater a gripe e a constipação são muito utilizados. No entanto, durante a gravidez e a amamentação, devemos ser prudentes. Neste artigo vamos explicar-lhe o que pode tomar para combater gripes e constipações no caso de estar à espera de um bebé.

Febre, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e nariz tapado são sintomas típicos das infeções das vias respiratórias, que normalmente aparecem no inverno, da simples constipação à gripe. Na maioria dos casos trata-se de infeções de origem viral. Contra elas, os antibióticos não surtem qualquer efeito. A única medida que se pode tomar é controlar a temperatura e aliviar os sintomas mais incómodos, esperando que a doença passe. Mas será que há algum medicamento que se possa tomar para a constipação e para a gripe estando grávida?

Paracetamol: sim, pode tomar-se para a constipação

O fármaco adequado para tratar as infeções com febre e o mal-estar durante a gravidez e a amamentação é o paracetamol. Trata-se de um medicamento muito testado e os especialistas não têm dúvidas sobre a sua inocuidade, tanto para a futura mamã como para o feto. É um antipirético, ou seja, baixa a temperatura corporal e ajuda a controlar a febre. É melhor evitar tomar fármacos combinados, que contêm paracetamol associado a outros princípios ativos. Normalmente trata-se de produtos com um poder analgésico superior ao do simples paracetamol, ou estão indicados para o tratamento de um sintoma específico como a tosse, que é melhor evitar. O médico irá avaliar os prós e os contras na altura de prescrever estes fármacos.

Aspirina: contraindicada na gravidez

O ácido acetilsalicílico, ou seja, a aspirina, está contraindicada na gravidez e no período de amamentação. Alguns estudos indicam que, se tomada nas primeiras semanas de gestação, aumenta ligeiramente o risco de aborto espontâneo. No final da gravidez, a partir da 34ª semana, pode determinar o fecho do canal arterial, um vaso sanguíneo fetal importante para a circulação sanguínea do futuro bebé. Por fim, é contraindicado durante a amamentação porque, ao passar através do leite materno, pode originar uma doença rara, mas muito perigosa e potencialmente letal: a síndroma de Reye. Os restantes fármacos que pertencem à família da aspirina, os anti-inflamatórios não esteroides, são contraindicados durante a gravidez. É o caso, por exemplo, do ibuprofeno, de cujo perigo durante a gravidez se tem vindo a suspeitar desde há algum tempo, e que foi confirmado por estudos recentes. No entanto, o ibuprofeno é seguro durante a amamentação.

Xaropes para a tosse e para o nariz tapado: podem tomar-se?

Os xaropes para a tosse, na maioria dos casos, são produtos de escassa eficácia, que vão pouco mais além do efeito placebo. A este aspeto junta-se o facto de não dispormos de suficientes dados acerca da segurança do seu uso durante a gravidez, pelo que o seu emprego é desaconselhado. O único que apresenta uma garantia de segurança aceitável durante a gestação é o dextrometorfano que, de todos os modos, só se deve tomar depois de consultar o médico. Os aerossóis descongestionantes do nariz contêm um princípio ativo vasoconstritor que, consumido em grandes quantidades, atua sobre os vasos sanguíneos da placenta, provocando hipertensão na futura mamã e pondo em perigo o bem-estar fetal. Por esta razão, devem usar-se com extrema prudência e durante períodos de tempo muito breves.

O que tomar para tratar a asma

As futuras mamãs que sofrem de asma crónica não devem interromper o tratamento durante a gravidez. Se não se trata convenientemente, a asma pode ter efeitos negativos no desenvolvimento do feto, como atraso no crescimento e baixo peso ao nascer. Quase todos os fármacos para o tratamento da asma que se comercializam na atualidade são seguros durante a gravidez. De qualquer modo, as mulheres que sofrem desta patologia e têm a intenção de ficar grávidas, ou descobrem que já estão, devem dirigir-se ao seu médico.

Também lhe interessa

O que tomar em caso de constipação ou gripe Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)