3 semanas de gravidez

3 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 3 Semana 3

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 3 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 3 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo na terceira semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Semente de uva
arrow arrow
Semente de uva

A 3ª semana de gravidez é fulcral dado que é nesta que acontece a fecundação do óvulo, o qe vai marcar o início de uma das viagens mais especiais para qualquer mamã e papá.

Já falta pouco para que a mulher comece a notar alguns dos primeiros sintomas de gravidez, embora ainda tenha de esperar mais uma semana para comprovar se deixou de ter o período, o sinal mais evidente de uma possível gravidez.

Apesar de serem muitos os espermatozoides que tentam fecundar o óvulo – cerca de 250 milhões por ejaculação, dos quais 300 irão alcançar a trompa de Falópio - , apenas um conseguirá transpor a capa externa do óvulo para o fecundar.

Quando isto acontece, a capa exterior do óvulo engrossa rapidamente de modo a manter afastados os restantes espermatozoides.

Assim que o óvulo é fecundado começa um processo de divisão celular, dando lugar a um zigoto (de apenas 0,1 mm de diâmetro e 16 células), depois a uma mórula (chamada assim devido à semelhança a uma amora) e, por fim, ao blastocisto, uma espécie de bola de 58 células.

 

3 semanas infografia

 

Tudo isto em apenas três dias. Passados outros cinco dias, as células começam a separar-se em dois grupos: as exteriores vão formar o que será a placenta e as interiores irão transformar-se no embrião.

Este vai começar a viajar pelas trompas de Falópio e em sete dias irá chegar ao útero, onde irá permanecer durante as próximas 37 semanas.

Uma vez implantado, a placenta – ou órgão temporário que administrará o oxigénio e os nutrientes ao embrião - começa a desenvolver-se.

Convém referir que, após a fecundação, os núcleos do óvulo e do espermatozoide se fundem, contribuindo cada um com 23 cromossomas com a informação genética de ambos.

Tal significa que o embrião já tem 46 cromossomas com a informação genética com que contribui cada um dos progenitores. E isto acontece logo na terceira semana de gravidez!

Idade do embrião: uma semana

O bebé na ecografia: 3ª semana

Já sabes que esta é uma semana fulcral, na qual acontece a conceção. Queres ver a imagem da ecografia correspondente? Aqui a tens!

 

ecografia bebe semana 3ok

Ecografia da 3ª semana

 

O que muda no teu corpo nas 3 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 3 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 3 semanas de gravidez

Se estás na 3ª semana de gravidez, deves saber que, nesta fase imediatamente posterior à fecundação, o embrião em desenvolvimento irã informar a glândula pituitária, no cérebro, da sua existência, desativando o ciclo menstrual, o que acontece através da produção da hormona gonadotrofina coriónica humana (GCH).

Por seu lado, esta mantém os níveis de progesterona altos, o que é essencial para a sobrevivência do embrião e para o desenvolvimento da gravidez.

Embora ainda não haja uma evidência clara de gravidez, pois ainda não te deu tempo para verificar se o período foi ou não suspenso, há alguns sinais que indicam que tudo vai pelo bom caminho.

Para começar, algumas mulheres têm uma pequena hemorragia no momento da implantação, embora não tenhas de te preocupar, pois costuma ser uma quantidade mínima de sangue.

Ainda é cedo para notar um aumento no tamanho dos seios, embora algumas mulheres o notem.

O que, no entanto, se pode fazer notar, é uma maior sensação de sonolência ou cansaço, irritabilidade, mudanças no estado de humor e uma certa sensação de enjoo, bem como alterações do gosto, frequentemente aliadas a uma sensação de desagrado face a alguns odores – e uma abundante produção de saliva.

Conselhos e bem-estar nas 3 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 3 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 3 semanas de gravidez

Apesar de ainda estares apenas na 3ª semana de gravidez, nunca é demasiado cedo para começares a pensar de que maneira os teus hábitos e o teu comportamento podem influenciar o crescimento do pequenito!

Deves eliminar, ou pelo menos reduzir, o consumo de algumas substâncias nocivas, tais como o tabaco, o álcool e a cafeína.

Tal como recomendam os especialistas, a futura mamã deve limitar o consumo diário de chá e café porque durante a gravidez aumenta a sua sensibilidade à cafeína e aumentam também os seus efeitos no sono e no ritmo cardíaco.

Se os futuros papás conviverem com animais de estimação, devem aumentar as medidas de precaução e higiene para evitar o contágio de infeções que podem afetar a saúde tanto da gestante como a do bebé.

Por um lado, encontramos a toxoplasmose, uma infeção parasitária que se pode contrair através do contacto com as fezes de gato e que produz sintomas semelhantes aos da gripe ou ser assintomática, além de uma mulher poder gerar anticorpos devido a uma exposição prévia. A toxoplasmose pode encerrar sérios riscos durante a gravidez, tais como o aborto espontâneo ou malformações no feto.

Por outro lado, outros animais de estimação como os cães, os pássaros e as tartarugas podem transmitir Infeções por Salmonella que, embora não prejudiquem o bebé, podem fazer a grávida adoecer.

Se querias ficar grávida, é muito provável que por esta altura já tenhas pensado em fazer um teste de gravidez.

Se és das impacientes, deves saber que se já passaram mais de dez dias do possível dia de fecundação, o teste de gravidez já pode dar positivo. Mas atenção, porque o facto de, neste momento, dar negativo, não significa que não estejas grávida mas sim que talvez ainda seja demasiado cedo para se poder detetar uma gravidez com o teste de urina.

É o que se denomina de falso negativo. Durante a terceira semana de gravidez também é demasiado cedo para detetar qualquer sinal de conceção através de uma ecografia.

A probabilidade de ter gémeos é de 3,5 em 1.000, probabilidade que se eleva até 1 em 38 quando se está num tratamento de fertilidade.

O óvulo contém sempre um cromossoma X e o espermatozoide pode ter um X ou um Y, pelo que é o papá quem determina o sexo do bebé.

check Tudo tem um cheiro esquisito?

O olfato da grávida também é afetado pelas mudanças hormonais. Se te transformaste num “perdigueiro” talvez seja por isso.

Como muda o olfato na gravidez!

check Sabes quando é fiável fazer um teste de gravidez?

Se resististe à tentação de fazer o teste até esta semana, lê esta informação.

Descobre quando deves fazer o teste de gravidez!

check Um conselho para não ganhar peso excessivo…

Sabes quanto é que podes aumentar de peso durante toda a gravidez? Depende do teu índice de massa corporal inicial.

Descobre quanto peso podes aumentar com esta calculadora!

check Mas se não sabes se o que tens é um sintoma de gravidez…

Sabias que, além dos sintomas mais conhecidos da gravidez, existem outros nos quais podes não ter reparado? Explicamos-te tudo!

Descobre os sintomas de gravidez menos conhecidos!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 4 semanas de gravidez
Se estás na 4ª semana de gravidez, deves saber que esta é uma semana crucial, pois é agora que podes confirmar que estás grávida. É provável que já tenhas começado a notar os primeiros sintomas de gravidez,...
Crescimento e desenvolvimento nas 5 semanas de gravidez
Parabéns, tens uma gravidez de 5 semanas! Agora que a gravidez é um ponto assente, talvez tenhas um sem fim de sentimentos guardados: medo, euforia, excitação, incredulidade… Já estás na 5ª semana de gravidez e espera-te uma a...
Crescimento e desenvolvimento nas 6 semanas de gravidez
Estás na 6ª semana de gravidez. Tu e o pai talvez se estivessem a perguntar se era mesmo verdade que estavam grávidos, e daí que tenham procurado alguma manifestação da gravidez. Não te preocupes se ainda não notares nenhum s...