No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 24 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 24ª semana de gravidez, o bebé não pára de se mexer dentro do útero. Flutua no líquido amniótico, faz piruetas, espreguiça-se, boceja… Ainda assim, passa a maior parte do tempo – cerca de 20 horas por dia – a dormir serenamente. Apesar de continuar acelerado em relação ao da futura mamã, o seu ritmo cardíaco começa a abrandar um pouco.
Na 24ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 30 centímetros do topo da cabeça às nádegas e pesa cerca de 600 gramas.
Grávida de 24 semanas
A sua pele começa a desenvolver uma capa exterior protetora de células que contém queratina e que ajuda a reduzir a quantidade de água que perde no líquido amniótico. O seu contorno, cada vez mais arredondado, vai adquirindo, pouco a pouco, as formas típicas de um recém-nascido.
Os pulmões do bebé funcionam cada vez melhor, embora ainda não estejam preparados para o mundo exterior. As células começam a delinear as ramificações dos pulmões e a produzir surfactante, uma substância que contribui para o adequado funcionamento dos pulmões.
De vez em quando, a sua caixa torácica pode ver-se sacudida por soluços, o que não cria nenhum problema, apenas constitui um treino fisiológico que irá permitir ao bebé estar preparado para regurgitar o leite quando nascer.
A 24ª semana de gravidez é considerada a idade legal de viabilidade do feto. Tal significa que, a partir deste momento, o bebé é viável e, se nascer prematuramente, os médicos são obrigados legalmente a oferecer-lhe cuidados e tratamentos orientados a salvar a sua vida numa unidade de cuidados pediátricos especiais.
Não obstante, quanto mais avançada estiver a gravidez na altura do parto, menos riscos haverá de sofrer de algum problema associado ao nascimento prematuro, como é o caso das infeções.
(Também te interessa: Cinta da gravidez: quando se deve utilizar?)
Idade do feto: 22 semanas.
Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de uma gravidez de 24 semanas, bem como um vídeo da mesma semana, para que descubras o aspeto aproximado do bebé que esperas. Maravilha-te!
Ecografia de 24 semanas
Na 24ª semana de gravidez, muitas zonas do teu corpo, como o peito, os glúteos ou a barriga, vêem-se sujeitos a uma forte distensão dos tecidos. Por este motivo, é muito habitual que surjam as temidas estrias, que se podem prevenir através de uma alimentação controlada, ginástica diária e cremes específicos.
Durante esta etapa, é provável que tenhas sentido uma sensação de sufoco. Também é provável que notes que suas mais. Tudo isto se deve ao facto de transportares mais peso do que o habitual e de haver mais sangue a circular no teu corpo.
Se estás grávida no verão, vais notar que esta pode ser uma situação bastante incómoda e tens de encontrar formas de te refrescares frequentemente.
Por outro lado, se a tua gravidez é de inverno, vais surpreender-te a vestir roupas leves enquanto os outros andam bem agasalhados.
O importante, em qualquer dos casos, é manteres-te sempre hidratada, bem como lavar com frequência e secar bem algumas pregas que se podem formar nas virilhas e debaixo dos seios para evitar que estas zonas tão sensíveis se irritem.
A partir deste momento, se te sentires mais cansada, pálida ou até tonta, é provável que tal se deva à anemia, um sintoma muito comum nesta fase da gravidez.
Os níveis de ferro no sangue baixam porque diminui o número de glóbulos vermelhos que circulam pelo teu corpo, o que se deve às cada vez mais exigentes necessidades do teu bebé, que cada vez necessita de mais ferro para se desenvolver.
Estás de 24 semanas e talvez já te tenhas questionado sobre que precauções deves tomar se quiseres viajar estando grávida. Fazê-lo de avião, carro, comboio, autocarro e barco não é contraindicado. Apenas está proibido andar de mota. No entanto, alguns destes meios de transporte poderão causar-te enjoos e, neste caso, deves evitá-los.
O teu centro de gravidade, como já deves ter reparado, deslocou-se progressivamente para a frente à medida que a gravidez avança e, agora, situa-se no abdómen. Este fenómeno faz com que aumente a curvatura da base da coluna, o que, juntamente com o aumento global de peso, pode causar dores de costas.
Para as aliviar, pode praticar yoga ou pilates, que trazem muitos benefícios físicos e emocionais durante a gravidez e, além disso, ajudam a tomar uma maior consciência e controlo da respiração. Também pode ser útil fazer exercícios abdominais e alongamentos, bem como evitar pesos.
Em relação às viagens, lembra-te que:
- Se viajas de comboio, nas principais estações ferroviárias existe um Pronto Socorro.
- Se viajas de barco, todos os barcos têm um médico.
- Se tens de viajar de avião, convém teres algumas informações antes de partir, pois cada companhia tem condições específicas para as mulheres grávidas.
- De carro, utiliza sempre o cinto de segurança, pois o seu uso também é obrigatório durante a gravidez. O mais adequado é o que tem três pontos de encaixe, com uma faixa apoiada entre os seios e a faixa abdominal apoiada debaixo da barriga. Para teres a certeza de que está bem colocado, podes usar um adaptador específico para grávidas.
…
Realizaste todos os testes de glucose e as análises do segundo trimestre detetaram que sofres de diabetes gestacional? Este artigo interessa-te.
Descobre o que acontece se surge diabetes gestacional!
Sushi, presunto, picantes… Quando esperas um bebé, deves ter em conta tudo isto antes de levares estes alimentos à boca.
Descobre quais os alimentos que deves evitar durante a gravidez!
O berço vai ser o seu “ninho”, onde vai descansar e passar muitas horas do dia e da noite. Sabes quais as características que deve ter o berço ideal?
Descobre quais os requisitos que deve ter o berço do teu bebé!
Sentes-te bem no meio aquático? Então propomos-te alguns exercícios perfeitos para realizares durante a gravidez.
Descobre os exercícios de hidroginástica que podes fazer grávida!
Também lhe interessa…