24 semanas de gravidez

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 24 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Crescimento e desenvolvimento nas 24 semanas de gravidez de gravidez

O tamanho do seu bebé esta semana:

El tamano de tu bebé esta semana: Crescimento e desenvolvimento nas 24 semanas de gravidez de gravidez

Na 24ª semana de gravidez, o seu bebé tem 21cm de comprimento e o peso anda à volta dos 530gr. O seu “dia” é dedicado principalmente ao sono. Dorme cerca de 20 horas por dia e os seus períodos de atividade são muito curtos, tanto que se reduzem a minutos, porém frequentes. Atualmente já é capaz de chuchar no dedo, bocejar e dar cambalhotas cada vez mais articuladas.

Os seus pavilhões auriculares estão bem formados e começam a ser-lhe familiares os ruídos fisiológicos da mãe. Já se apercebe do ruído do sangue a fluir e reconhece a voz da mãe e do pai.

De vez em quando, a sua caixa torácica pode ser sacudida por soluços, o que não lhe causa qualquer problema, apenas servirá de “treino” fisiológico de modo a estar preparado para regurgitar o leite, depois de nascer.

Idade do feto: 22 semanas.

O que muda no seu corpo nas 24 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

Cada vez mais redondinha! Pode sentir a parte superior do útero uns 4 ou 5cm acima do umbigo. Na 24ª semana de gravidez muitas zonas do seu corpo, como o peito, os glúteos ou a barriga, são submetidos a uma forte distensão dos tecidos. Por esse motivo, é muito frequente que apareçam as temidas estrias. É possível preveni-las mediante uma alimentação controlada, ginástica diária e cremes específicos.

A sua temperatura corporal pode subir ligeiramente, causando um aumento da transpiração.

Se ainda não o fez, lembre-se de ir à consulta ginecológica do segundo trimestre da gravidez.

Nesta segunda consulta fará uma análise completa de urina e, caso o seu ginecologista assim o indique, uma análise de sangue completa.

Entre muitos outros fatores, a ideia é descartar possíveis casos de anemia e hepatite B, bem como confirmar os seus anticorpos para o Rh.

Se é fator Rh negativo e o seu companheiro é Rh positivo, deve ser vacinada para evitar que o seu organismo não rejeite os possíveis anticorpos do grupo sanguíneo do seu filh@.

Nesta semana já terá feito uma segunda ecografia, através da qual o seu médico faz a verificação transversal (cavidades cerebrais, ventrículos e estômago) e longitudinal (coluna vertebral) do feto.

Conselhos e bem-estar nas 24 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

Durante a gravidez, não está contraindicado viajar de avião, de carro, comboio, autocarro ou barco. Só é desaconselhável andar de mota, porque maior risco de queda e porque a posição da mota não é a mais favorável para uma grávida. No entanto, alguns meios de transporte podem causar enjoo e, neste caso, deve evitá-los.

De qualquer modo, lembre-se sempre:

• Todos os navios contam com um médico.

• Se tem de fazer uma viagem de avião é conveniente informar-se bem antes de embarcar, cada companhia tem as suas normas específicas para as grávidas. Normalmente, não são permitidas viagens a partir da 36ª semana.

• No automóvel ponha sempre o cinto de segurança, o seu uso também é obrigatório para as grávidas. Os mais adequados são os que têm três pontos de fixação, com a faixa diagonal a passar entre os seios e a faixa abdominal fixada por baixo da barriga. Há dispositivos específicos para grávidas que podem ser adicionados ao cinto para maior proteção da barriga.

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 24 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa: