24 semanas de gravidez

24 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 24 Semana 24

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 24 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 24 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 24 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Melão galia
arrow arrow
Melão galia

Na 24ª semana de gravidez, o bebé não para de se mexer dentro do útero. Flutua no líquido amniótico, faz piruetas, espreguiça-se, boceja… Ainda assim, passa a maior parte do tempo – cerca de 20 horas por dia – a dormir serenamente. Apesar de continuar acelerado em relação ao da futura mamã, o seu ritmo cardíaco começa a abrandar um pouco.

Na 24ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 30 centímetros do topo da cabeça às nádegas e pesa cerca de 600 gramas.

24 semanas infografia

Grávida de 24 semanas

A sua pele começa a desenvolver uma capa exterior protetora de células que contém queratina e que ajuda a reduzir a quantidade de água que perde no líquido amniótico. O seu contorno, cada vez mais arredondado, vai adquirindo, pouco a pouco, as formas típicas de um recém-nascido.

Os pulmões do bebé funcionam cada vez melhor, embora ainda não estejam preparados para o mundo exterior. As células começas a delinear as ramificações dos pulmões e a produzir surfactante, uma substância que contribui para o adequado funcionamento dos pulmões.

De vez em quando, a sua caixa torácica pode ver-se sacudida por soluços, o que não cria nenhum problema, apenas constitui um treino fisiológico que irá permitir ao bebé estar preparado para regurgitar o leite quando nascer.

A 24ª semana de gravidez é considerada a idade legal de viabilidade do feto. Tal significa que, a partir deste momento, o bebé é viável e, se nascer prematuramente, os médicos são obrigados legalmente a oferecer-lhe cuidados e tratamentos orientados a salvar a sua vida numa idade de cuidados pediátricos especiais.

Não obstante, quanto mais avançada estiver a gravidez na altura do parto, menos riscos haverá de sofrer de algum problema associado ao nascimento prematuro, como é o caso das infeções.

(Também te interessa: Cinta da gravidez: quando se deve utilizar?)

Idade do feto: 22 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 24

Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de uma gravidez de 24 semanas, bem como um vídeo da mesma semana, para que descubras o aspeto aproximado do bebé que esperas. Maravilha-te!

ecografia bebe semana 24ok

Ecografia de 24 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 24 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 24 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 24 semanas de gravidez

Na 24ª semana de gravidez, muitas sonas do teu corpo, como o peito, os glúteos ou abarriga, vêem-se sujeitos a uma forte distensão dos tecidos. Por este motivo, é muito habitual que surjam as temidas estrias, que se podem prevenir através de uma alimentação controlada, ginástica diária e cremes específicos.

Durante esta etapa, é provável que tenhas sentido uma sensação de sufoco. Também é provável que notes que suas mais. Tudo isto se deve ao facto de transportares mais peso do que o habitual e de haver mais sangue a circular no teu corpo.

Se estás grávida no verão, vais notar que esta pode ser uma situação bastante incómoda e tens de encontrar formas de te refrescares frequentemente.

Por outro lado, se a tua gravidez é de inverno, vais surpreender-te a vestir roupas leves enquanto os outros vão bem agasalhados.

O importante, em qualquer dos casos, é manteres-te sempre hidratada, bem como lavar com frequência e secar bem algumas pregas que se podem formar nas virilhas e debaixo dos seios para evitar que estas zonas tão sensíveis se irritem.

A partir deste momento, se te sentires mais cansada, pálida ou até tonta, é provável que tal se deva à anemia, um sintoma muito comum nesta fase da gravidez.

Os níveis de ferro no sangue baixam porque diminui o número de glóbulos vermelhos que circulam pelo teu corpo, o que se deve às cada vez mais exigentes necessidades do teu bebé, que cada vez necessita de mais ferro para se desenvolver.

Conselhos e bem-estar nas 24 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 24 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 24 semanas de gravidez

Estás de 24 semanas e talvez já te tenhas questionado sobre que precauções deves tomar se quiseres viajar estando grávida. Fazê-lo de avião, carro, comboio, autocarro e barco não é contraindicado. Apenas está proibido andar de mota. No entanto, alguns destes meios de transporte poderão causar-te enjoos e, neste caso, deves evitá-los.

O teu centro de gravidade, como já deves ter reparado, deslocou-se progressivamente para a frente à medida que a gravidez avança e, agora, situa-se no abdómen. Este fenómeno faz com que aumente a curvatura da base da coluna, o que, juntamente com o aumento global de peso, pode causar dores de costas.

Para as aliviar, pode praticar yoga ou pilates, que trazem muitos benefícios físicos e emocionais durante a gravidez e, além disso, ajudam a tomar uma maior consciência e controlo da respiração. Também pode ser útil fazer exercícios abdominais e alongamentos, bem como evitar pesos.

Em relação às viagens, lembra-te que:

- Se viajas de comboio, nas principais estações ferroviárias existe um Pronto Socorro.

- Se viajas de barco, todos os barcos têm um médico.

- Se tens de viajar de avião, convém teres algumas informações antes de partir, pois cada companhia tem condições específicas para as mulheres grávidas.

- De carro, utiliza sempre o cinto de segurança, pois o seu uso também é obrigatório durante a gravidez. O mais adequado é o que tem três pontos de encaixa, com uma faixa apoiada entre os seios e a faixa abdominal apoiada sob a barriga. Para teres a certeza de que está bem colocado, podes usar um adaptador específico para grávidas.

checkSe te diagnosticaram diabetes gestacional…

Realizaste todos os testes de glucose e as análises do segundo trimestre detetaram que sofres de diabetes gestacional? Este artigo interessa-te.

Descobre o que acontece se surge diabetes gestacional!

checkSabes se há alimentos proibidos para ti?

Sushi, presunto, picantes… Quando esperas um bebé, deves ter em conta tudo isto antes de levares estes alimentos à boca.

Descobre quais os alimentos que deves evitar durante a gravidez!

checkUm conselho para escolher o berço do bebé

O berço vai ser o seu “ninho”, onde vai descansar e passar muitas horas do dia e da noite. Sabes quais as características que deve ter o berço ideal?

Descobre quais os requisitos que deve ter o berço do teu bebé!

checkExercícios para fazer na água

Sentes-te bem no meio aquático? Então propomos-te alguns exercícios perfeitos para realizares durante a gravidez.

Descobre os exercícios de hidroginástica que podes fazer grávida!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 25 semanas de gravidez
Na 25ª semana de gravidez, o bebé já tem pestanas e, por fim, já abre os seus olhos. A sua língua já sai da boca e mexe-se para os lados. As suas unhas também começam a aparecer, embora ainda demorem a alcançar a ponta...
Crescimento e desenvolvimento nas 26 semanas de gravidez
Na 26ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 35 centímetros da cabeça ao coxis e pesa cerca de 760 gramas. A cara do pequeno afina-se e, na ecografia, já são de todo visíveis as sobrancelhas e a unhas das mãos...
Crescimento e desenvolvimento nas 27 semanas de gravidez
Parabéns, chegada à 27ª semana de gravidez, chegas também ao terceiro trimestre de gravidez! O teu bebé pesa cerca de um kilo e mede cerca de 36 centímetros. Enquanto o pequeno se está a preparar para nascer, tu deves estar preparad...