Mi bebé y yo

Cinta da gravidez: quando se deve utilizar?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Á medida que a barriga cresce, muitas futuras mamãs começam a sentir fortes dores na zona lombar e nas costas. Nestes casos, pode ser necessário utilizar uma cinta da gravidez ou cinta pré-parto. Mas o que é exatamente e quando é preciso usá-la?

Nem todas as mulheres grávidas têm o mesmo tipo de crescimento da barriga durante o período de gestação, e nem todas manifestam os mesmos sintomas. No entanto, o que é muito comum é, à medida que a barriga da mãe vai crescendo, a mulher começar a sentir dores fortes na zona lombar e nas costas, pois a pressão exercida pelo peso do bebé nessa zona pode ser muito forte. Para atenuar este tipo de dor, muitos especialistas recomendam o uso de uma cinta pré-parto durante a gravidez ou também chamada faixa de gravidez.

(Também lhe interessa: Dor de rins na gravidez)

As cintas de gravidez são como umas cuecas justas e altas que cobrem todo o estômago, e que incorporam uma faixa que sustém a barriga pela parte inferior. A sua função principal é a de proporcionar um apoio à barriga da futura mamã, com a finalidade de aligeirar o peso que pressiona a zona lombar. Não obstante, os especialistas mencionam uma série de considerações que se devem ter conta no momento de usar a cinta de gravidez.

Quando é que se recomenda o uso das cintas na gravidez?

Segundo os especialistas, as cintas pré-parto substituem o trabalho que deveria fazer a musculatura, o que, a longo prazo, poderia ser contraproducente, dado que os músculos abdominais deixam de trabalhar o que deveriam, devido à faixa, e acabam por se atrofiar, o que também pode fazer com que a recuperação do pós-parto seja mais lenta. Por isso, antes de comprar uma cinta na gravidez, é importante avaliar com um especialista o uso e o tipo da mesma.

Recomenda-se que se utilize uma cinta na gravidez quando os médicos especializados ou as parteiras tenham detetado alguma alteração que a cinta pré-parto possa corrigir. Neste caso, a cinta pré-parto poderia utilizar-se sob controlo. No caso da futura mamã decidir utilizá-la porque, devido ao peso da barriga, se sente muito desconfortável, seria aconselhável usá-la apenas um determinado tempo por dia, previamente indicado por um especialista.

(Também lhe interessa: Dor ciática na gravidez)

Sem qualquer dúvida, a melhor maneira de conservar uma musculatura abdominal forte durante a gravidez é deixando que os músculos façam a sua função principal: trabalhar dia e noite para que os órgãos se mantenham no seu lugar à medida que o útero e o ventre crescem. Mas isto não significa que, se se sente uma dor extrema, não se possa recorrer à faixa pré-parto para que apoie a barriga, especialmente durante as últimas fases do processo de gestação.

(Também lhe interessa: Benefícios da natação: conselhos da parteira)

Para fortificar os músculos, os profissionais de saúde costumam recomendar exercício físico durante os 9 meses de gravidez, e não só para a saúde da mãe, como também para a do bebé. Sob controlo médico, a natação, por exemplo, é um dos desportos mais completos, pois tonifica os músculos, corrige a posição da coluna, melhora a circulação e facilita a respiração.

Alguma vez utilizou uma cinta na gravidez ou cinta pré-parto? Qual foi a sua experiência com esta espécie de cueca? Conte-nos porque é que a decidiu usar!

Também lhe interessa

Cinta da gravidez: quando se deve utilizar? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)