21 semanas de gravidez

21 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 21 Semana 21

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 21 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 21 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 21 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Romã
arrow arrow
Romã

Na 21ª semana de gravidez o sistema digestivo do bebé já lhe permite engolir líquido amniótico, absorver os nutrientes deste líquido no intestino delgado e passar o resto do seu conteúdo para o intestino grosso.

As suas unhas também começam as crescer, tal como a tua barriga, que já não se pode disfarçar!

Na 21ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 26,7 centímetros e pesa à volta de 360 gramas.

 

21 semanas infografia

Grávida de 21 semanas

 

Os seus movimentos ainda são atos reflexos, apesar de que, à medida que as suas vias nervosas se desenvolvem, expandem e amadurecem, o bebé vai ganhando controlo sobre as suas ações.

O seu cérebro em desenvolvimento também começa a captar sinais elétricos do seu corpo relacionadas com sensações como a pressão, a dor, a luz ou a temperatura.

Nesta semana as unhas do bebé começam a crescer. As unhas ainda não endureceram, o que, a par da sua pele estar revestida por uma substância cerosa chamada vérnix, evita que o bebé se arranhe a si mesmo.

No caso das meninas, os ovários descem do abdómen para a pélvis. Os testículos dos meninos sofreram uma descida semelhante, embora ainda não tenham chegado ao escroto.

Idade do feto: 19 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 21

Se queres saber como é o teu bebé às 21 semanas de gestação, não percas o vídeo e as imagens te oferecemos em seguida. Surpreende-te!

 

ecografia bebe semana 21ok

Ecografia de 21 semanas 

 

O que muda no teu corpo nas 21 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 21 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 21 semanas de gravidez

Na 21ª semana de gravidez a barriga jjá não se esconde! O teu corpo molda-se ao rápido crescimento do teu bebé.

O teu útero já mede, aproximadamente, 20 centímetros, e podes senti-lo um centímetro em cima do teu umbigo.

Por vezes podes notar que, além da cintura, também os braços, os ombros e a casa se tornam mais “redondos”, o que acontece devido a uma maior retenção de líquidos. A tua pele, ainda assim, está mais luminosa e esticada e as rugas parecem ter desaparecido como que por magia.

Na 21ª semana, o sono noturno pode tornar-se descontínuo devido aos movimentos do bebé ou ao desconforto na barriga. Neste caso, poderão ser muito úteis umas infusões relaxantes antes de te deitares. Se o pequeno te acorda continuamente, concentra-te nele e deixa-te mimar pelos seus movimentos, tentando recuperar as horas de sono à tarde.

Deves ainda saber que durante o segundo trimestre se costumam ter mais descargas vaginais do que o habitual. Estas podem ser claras, gordurosas ou cheias de mucosidade, e não deverão ter um cheiro forte. Se as perdas de corrimento variam ou se espessam, se tornam mais claras ou causam ardor, pode dar-se o caso de sofreres de aftas, comuns também durante a gestação e de fácil tratamento.

Por outro lado, se a descarga vaginal se torna amarelada ou verde, tem um odor forte, sentes comichão ao urinar ou os teus genitais externos estiverem irritados, deves pedir consulta no médico.

Além destas secreções vaginais, é bom saberes que, a partir de agora, é natural sofreres de perdas de urina ao tossir, rir ou correr, o que se chama incontinência por stress.

Conselhos e bem-estar nas 21 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 21 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 21 semanas de gravidez

Na 21ª semana de gravidez, tem em conta que uma das formais mais eficazes para evitares dores, dormir melhor e reduzir o stress é usufruir de uma boa massagem.

Antes de mais, deves consultar o médico ou enfermeira e saber se as podes fazes, pois há complicações como a diabetes ou a tensão alta que podem desaconselhar esta prática. Depois, convém assegurares-te de que o profissional que as faz é especializado em massagem pré-natal.

O sexo pode ser uma das tuas preocupações recorrentes durante esta doce espera. Se vos apetecer ter relações sexuais, devem procurar posições compatíveis com a crescente barriga, de modo a estarem confortáveis, mas convém sublinhar que o sexo não é em nada nocivo para o bebé.

Durante as relações sexuais, o bebé pode notar alguns dos movimentos, bem como a mudança do ritmo cardíaco da mãe, ou que note a rigidez do útero no momento em que atinges o orgasmo, o que também não o prejudica.

No entanto, o bebé pode responder a todas estas sensações mexendo-se muito durante o ato ou imediatamente a seguir, mas tem presente que nem lhe é desconfortável nem o bebé entende o que está a acontecer.

….

check Se queres decifrar as “pistas” da tua barriga…

A tua barriga é redondinha ou pontiaguda? Está alta ou baixa? Está dura ou mole? Aprende a interpretar as pistas que a tua barriga te dá. Curioso!

Aprende a interpretar os sinais da tua barriga!

check Se te prescreveram repouso…

Tiveste contrações, tens a tensão alta ou alguma complicação que torne necessário o repouso durante o resto da gravidez? Aqui explicamos tudo.

Descobre o que significa fazer repouso relativo ou absoluto!

check Se tens dores lombares…

Já não suportas mais a lombalgia e ainda te falta quase metade da gravidez? Damos-te alguns conselhos para que te sintas mais aliviada.

Descobre como aliviar a lombalgia na gravidez!

check Não sabes se tens perdas de urina ou de líquido?

Tens problemas com as perdas de líquido e o médico disse-te que sofres de poli-hidrâmnio? Não sabes se o que estás a perder é urina?

Descobre o que é o poli-hidrâmnio e como distinguir o líquido amniótico da urina!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 22 semanas de gravidez
Na 22ª semana de gravidez, o teu útero pode já ter superado o umbigo. Na carinha do bebé já se distinguem claramente as pálpebras, sobrancelhas e pestanas. A partir de agora, o seu cérebro vai aumentar cerca de 90 gramas por mê...
Crescimento e desenvolvimento nas 23 semanas de gravidez
A 23ª semana de gravidez é um marco no que se refere ao desenvolvimento dos sentidos, em especial, no que concerne o ouvido e o equilíbrio. O seu cabelo e as suas sobrancelhas adquirem a pigmentação registada no seu ADN e todos os sistemas &ndash...
Crescimento e desenvolvimento nas 24 semanas de gravidez
Na 24ª semana de gravidez, o bebé não para de se mexer dentro do útero. Flutua no líquido amniótico, faz piruetas, espreguiça-se, boceja… Ainda assim, passa a maior parte do tempo – cerca de 20 horas por dia – a do...