O meu bebé

A melhor posição sexual durante a gravidez

Qual é a melhor posição sexual durante a gravidez? Explicamos-lhe algumas das posições sexuais mais adequadas para desfrutar plenamente do sexo se estiver grávida. Ponha-as à prova e escolha a sua favorita!

Podem praticar-se todas as posturas sexuais durante a gravidez? Qual é a melhor postura sexual quando se está grávida? Estas são algumas das perguntas que as grávidas mais fazem. Neste sentido, as estatísticas assinalam que o medo de fazer mal ao feto, uma barriga cada vez mais volumosa e a sensação de ter um pequeno “intruso” como testemunha da própria intimidade faz com que 50% dos casais que estão à espera de um bebé deixe de ter relações sexuais à medida que a gravidez avança.

No entanto, manter a harmonia e a intimidade em casal durante a gravidez é bom e útil de um ponto de vista tanto físico como psicológico, tanto para a mulher como para o homem.

Benefícios do sexo na gravidez para a mulher

Para a mulher grávida, que dentro de poucos meses terá de assumir o papel de mãe, continuar a fazer amor com o seu companheiro é uma confirmação importante do seu papel enquanto amante. Além disso, fá-la sentir que mantém um corpo erótico, atraente e desejável apesar da gravidez.

Por outro lado, durante a gravidez, manter relações sexuais é muito gratificante e prazeroso. A partir do segundo trimestre de gravidez a mulher está mais predisposta a praticar sexo e excita-se mais rapidamente graças a um aumento da vascularização e vasocongestão dos órgãos genitais.

Além disso, livres do medo de conceber um filho, muitas mulheres abandonam-se com mais tranquilidade, alcançando o orgasmo mais facilmente.

Esta intimidade satisfatória também tem consequências benéficas do ponto de vista físico: de facto, o sexo é uma “ginástica” muito útil para estimular a circulação sanguínea, aliviar as tensões da gravidez e libertar endorfinas (as “moléculas da alegria”, que ajudam a eliminar o stress e a depressão).

Benefícios do sexo na gravidez para o homem

  • Por seu lado, os homens adoram as mudanças físicas que experimentam as mulheres grávidas: o peito da mulher torna-se maior e recetivo às carícias, e as curvas das ancas marcam-se cada vez mais, tornando a mulher mais feminina.

E quais são as melhores posições sexuais na gravidez?

Dizemos-lhe em seguida quais as melhores posições sexuais para evitar que a barriga da futura mamã seja um inconveniente para desfrutar plenamente do sexo.


Também lhe interessa…