scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo

Líquido amniótico com coloração. O que significa?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Há situações em que o líquido amniótico pode estar sujo ou ter uma coloração diferente. Tal pode indicar um sofrimento fetal, pelo que será necessário dirigir-se imediatamente ao serviço de urgência para verificar se tudo está bem.

 Normalmente, quando rebentam as águas, o líquido que sai é translúcido, de uma cor amarelada. Não obstante, o líquido amniótico pode ser opaco, esverdeado e de consistência espessa devido a uma quantidade significativa de mecónio, uma substância escura contida no intestino do bebé.

Causas da coloração do líquido amniótico

  • O líquido amniótico com coloração pode indicar sofrimento fetal já que, em caso de hipoxia (falta de oxigénio), o bebé pode perder o controlo dos esfíncteres e expulsar todo o mecónio.
  • No entanto, esta situação também pode ser devida a outras razões que não estão diretamente relacionadas com o bem-estar fetal como, por exemplo, ao facto de o cordão umbilical estar a ser comprimido de forma temporal ou o sistema digestivo do bebé já estar maduro.
  • O que fazer

  • Seja qual for o motivo, perante a presença de líquido amniótico com coloração, é necessário dirigir-se imediatamente às urgências, para que se realize um diagnóstico exato.

    • Alguns centros continuam a adotar uma prática obstétrica tradicional, que consiste na avaliação da cor do líquido amniótico através da amnioscopia, uma análise simples que se realiza com uma fina sonda ótica que é introduzida através do colo do útero.
    • Não obstante, atualmente, a orientação obstétrica que prevalece é a de não recorrer a esta técnica, uma vez que acarreta um certo risco de infeção. O que se faz, então, é verificar o bem-estar do feto através do registo dos seus batimentos cardíacos, mediante a monitorização (conhecida por CTG), na qual um dispositivo é aplicado sobre a barriga da mamã.
    • Se o bebé ingerir um pouco de líquido amniótico sujo com mecónio no momento do nascimento, poderão haver problemas respiratórios, no entanto esta é uma situação que se pode resolver facilmente através da aspiração do líquido com uma sonda.



Também lhe interessa

Líquido amniótico com coloração. O que significa? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro