Mi bebé y yo

Repouso relativo e absoluto na gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Durante a gravidez o corpo experimenta muitas mudanças que, frequentemente, são acompanhadas de dores, desconforto e complicações. Nestes casos o ginecologista pode recomendar repouso relativo ou absoluto. Explicamos-lhe em que consistem!

A verdade é que, neste caso e muito frequentemente, o repouso não é um descanso desejado por muitas mamãs, pois descansar de forma continuada pode ser cansativo e aborrecido. O repouso relativo e o repouso absoluto durante a gravidez podem chegar a ser frustrantes para uma mulher ativa, especialmente se não puder trabalhar, fazer tarefas domésticas ou nem sequer, como acontece nalguns casos, tomar banho ou comer sentada.

(Também lhe interessa: Mãe de primeira viagem: deve dar ouvidos aos conselhos que lhe dão?)

O que são exatamente o repouso relativo e o repouso absoluto?

O repouso relativo significa que a mamã se pode levantar por casa e fazer coisas, mas tem de levar uma vida muito relaxada, sem cansaço nem esforços. Este tipo de repouso permite à mamã realizar tarefas ligeiras, mas não muito mais.

O repouso absoluto, por outro lado, é aquele no qual a grávida não pode fazer absolutamente nenhum tipo de atividade. Muitos médicos avaliam a possibilidade de hospitalizar a mãe se a situação o requerer, de modo a evitar possíveis complicações que possam tornar-se desastrosas. Outras vezes indicam que a grávida realize o repouso em casa, enfatizando o facto de não se poder levantar da cama em nenhuma ocasião. O repouso é assim uma indicação médica que se deve seguir, embora também haja especialistas que ponderam a sua aplicação: no caso de complicações na gravidez não está demonstrado que o repouso leve a melhorias ou à cura, no entanto costumam ajudar a mãe a relaxar-se e a sentir que está a cuidar do seu bebé como merece.

(Também lhe interessa: Quais são os sintomas de aborto?)

O repouso relativo ou absoluto costuma ser, deste modo, recomendado nos casos em que houve complicações na gravidez tais como perdas de sangue, contrações fortes antes do termo, perturbações no crescimento do bebé, problemas com a placenta ou hipertensão arterial (pré-eclâmpsia). A indicação de seguir um ou outro vai depender do grau da complicação. Em qualquer dos casos, a suspensão de atividades vai ser sempre a decisão mais adequada para prevenir riscos maiores que possam supor uma ameaça grave para a mamã ou para o bebé. É nestes casos que a mamã, depois de tanto tempo na cama, se pode começar a sentir deprimida e aborrecida.

Como superar alguns efeitos do repouso relativo e absoluto?

Para suportar a seguramente longa etapa de repouso relativo ou absoluto, é imprescindível manter uma atitude positiva, não só da grávida como também da família e do pai, que deverão entender a situação da mamã e não lhe devem exigir nada em absoluto.

(Também lhe interessa: Fases da gravidez: como se desenvolve o bebé em cada trimestre?)

Não obstante, para passar longas horas entretida, recomenda-se ler revistas e livros, ver televisão, receber visitas de amigos e familiares, alimentar-se bem e de forma saudável, e apetrechar o quarto com coisas que sejam do agrado da grávida, que lhe sejam úteis e que a façam sentir-se mais confortável: telefone, portátil, tablet, bebidas, comandos à distância, almofadas e mantas.

Durante o repouso, é importante que as mães não se isolem, aceitem ajuda e procurem tarefas que possam fazer na cama. Ainda assim, devem aceitar a inevitabilidade de sentir altos e baixos emocionais em diferentes momentos e que, para os enfrentar, não há nada melhor do que falar com o pai, família ou amigos.

(Também lhe interessa: Em que consiste a síndrome do ninho nas mamãs?)

Teve de fazer repouso relativo ou absoluto? Como viveu esta situação? Explique a outras mamãs como enfrentar o repouso sem se aborrecer!

Também lhe interessa

Repouso relativo e absoluto na gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Está a ser um desafio e uma experiência de medição de paciência esta de estar em repouso. Não é absoluto, mas ainda assim não é fácil. Aqui conto a minha experiência diária sobre este assunto : Instagram @le_petit_vi