O meu bebé

A forma da barriga e o sexo do bebé

A forma da barriga que a mulher tem durante a gravidez permite adivinhar se o bebé vai ser menino ou menina? Neste artigo explicamos-lhe o que é verdade nesta crença popular.

O tamanho e a estatura da mãe e do bebé, quer se trate de uma gravidez única ou múltipla, a posição do bebé na barriga ou a quantidade de líquido amniótico são alguns dos fatores que influenciam o tamanho da barriga durante a gravidez.

No entanto, embora a tradição associe a forma da barriga com o sexo do bebé, este mito não tem nenhum fundamento científico. Por exemplo, dizem que se a grávida tem a barriga pontiaguda espera um menino. Por outro lado, se a barriga é mais redondinha, então terá uma menina. Esta teoria baseia-se no facto de se acreditar que as meninas se colocam numa posição transversal. Por isso, a barriga da mulher gestante que espera uma menina parece mais larga. Os meninos, por outro lado, posicionam-se na vertical, e daí vem a crença que as barrigas pontiagudas indicam que o bebé será um rapaz.

Crenças à parte, há tantas barrigas como grávidas. A forma da barriga pode ser diferente de uma mulher para outra, mas por razões muito diferentes, que não têm nenhuma relação com o sexo do bebé. Algumas delas podem ser as seguintes:

Durante a primeira gravidez, as futuras mamãs costumam apresentar uma barriga mais pontiaguda. Por outro lado, a partir da segunda gestação, a barriga tem um aspeto mais arredondado, pois os músculos do útero e da barriga ficam mais relaxados e suportam com menor eficácia o aumento de volume.

A forma da barriga também depende da pélvis: se é de constituição estreita, a barriga tenderá a sobressair e a tomar a sua característica forma pontiaguda. O mesmo se pode dizer se a grávida tiver os músculos abdominais muito tonificados, seja pela sua natureza, ou por praticar algum deporto.

A forma da barriga também é influenciada pela altura: se a futura mamã é de estatura baixa, é mais fácil que tenha a barriga arredondada e pouco saída.

(Também lhe interessa: A alimentação da grávida)

Qual o tamanho que deve ter a barriga?

Muitas grávidas temem que a sua barriga não tenha o “tamanho adequado” e comparam-se com outras mamãs. Vamos conhecer e responder às dúvidas mais comuns.


Também lhe interessa…