18 semanas de gravidez

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 18 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez de gravidez

O tamanho do seu bebé esta semana:

El tamano de tu bebé esta semana: Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez de gravidez

A partir da 18ª semana  da gravidez, pode sentir pela primeira vez os movimentos do seu filho. Já mede cerca de 14cm desde a cabeça até ao cóccix, e pesa, aproximadamente, 150gr. Os seus primeiros movimentos podem-lhe parecer ligeiras pulsações ou gazes, mas, com o tempo, serão cada vez mais frequentes e decididos. Em breve irá dar-se conta de como se estica, dá pontapés e pequenos murros. Pode comunicar com ele acariciando a barriga.

O ritmo dos seus “exercícios físicos” e das suas horas de sono, que são cerca de 18 por dia, tem uma relação direta com as variações hormonais da mãe. Notará que se mexe mais pela noite, entre as dez e a meia-noite. Desfrute desse momento, relaxada e em tranquilidade.

Idade do feto: 16 semanas

O que muda no seu corpo nas 18 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

O seu peso aumenta constantemente e os movimentos do bebé começam a ser percetíveis, graças, também, a um leve adelgaçar das paredes uterinas.

Entretanto, o seu centro de gravidade, devido ao aumento das dimensões do útero, desloca-se ligeiramente para as pernas, os músculos relaxam, os ossos da pélvis tornam-se mais flexíveis e eventualmente poderá sofrer de dores nas costas.

A sua barriga e o seu peito vão crescer bastante a partir desta semana. Pelo contrário, os enjoos e o cansaço, característicos do primeiro trimestre, irão desaparecendo.

Se até à data não usou vestuário pré-mamã, ou sutiãs maiores, vai começar a precisar deles.

Conselhos e bem-estar nas 18 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

É importante, principalmente neste período, que regule o seu estilo de vida. Por causa das alterações hormonais, a digestão torna-se mais lenta e é aconselhável que siga uma dieta equilibrada, composta por 50% de cereais, 25% de vegetais, 15% de alimentos de origem animal e 10% de legumes. Lembre-se de que não tem de “comer por dois” e que, no total, deve ingerir cerca de 2000 calorias diárias.

Para aliviar os incómodos causados pela deslocação do centro de gravidade para as pernas, convém que dedique algumas horas à natação, a dar grandes passeios e a fazer alguns exercícios de ginástica, que lhe irão permitir manter um certo equilíbrio, apesar do crescimento da barriga.

Lembre-se de assinalar num calendário o momento em que sente os primeiros pontapés do bebé.

Esta data será muito útil, junto com os cálculos do ginecologista e os resultados das ecografias, para determinar com mais precisão a data do parto.

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 18 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa: