O meu bebé

Teste de gravidez negativo

Um teste de gravidez negativo pode ser uma grande deceção quando uma mulher, ou um casal, têm vontade de conseguir uma gravidez. Explicamos-te o porquê de um teste de gravidez dar negativo, se o negativo é seguro ou pode transformar-se num positivo mais tarde e tudo o que precisas de ter em conta.

Um teste de gravidez com resultado negativo indica que a mulher não está grávida, tão simples como isto. No entanto, para ser mais precisos, devemos dizer que um teste de gravidez com resultado negativo significa que, no momento que foi feito, não se detetou a presença da hormona da gravidez, a beta HCG o GCH, na urina.

Convém recordar que o teste de gravidez que se faz em casa com a primeira urina da manhã, normalmente, está desenhado para detetar a hormona da gravidez na urina. Não obstante, a presença desta hormona deve ser suficientemente abundante para que possa ser detetada pela tira reativa.

A beta HCG aumenta cada dia que passa após a conceção, pelo que é melhor esperar pela primeira falha do período para fazer o teste, já que, antes desta data, é provável que a hormona não seja detetada, mesmo existindo uma gravidez.

 

pareja test negativo

Casal teste negativo

 

Como se sabe se o teste de gravidez é negativo?

Quando a tira reativa do teste de gravidez entra em contacto com a urina aparece um risco que indica que o teste está a funcionar corretamente (ver imagens mais abaixo). Atenção, este primeiro risco não indica o resultado, não te enganes!

Mas, o que acontece se não aparecer um segundo risco, o que indica que a mulher está grávida?

  • Se ao cabo de três minutos de espera, não aparece um segundo risco, significa que o resultado do teste é negativo e que, como consequência, a mulher não está grávida.
  • O teste pode dar um falso negativo se for feito demasiado cedo ou perante determinadas circunstâncias, sejam patológicas ou não.

 

O que significa um teste negativo?

O facto de ter um resultado negativo num teste de gravidez significa, na maioria das vezes, que a mulher não está grávida. Embora não seja cem por cento garantido que um resultado negativo no teste seja definitivo, a probabilidade que assim seja é muito alta.

Em caso de dúvida ou persistência da ausência do período, pode fazer-se um novo teste passados uns dias. As imagens seguintes correspondem a testes de gravides negativos.

 

Prueba de embarazo negativa

Teste de gravidez negativa (sem gravidez)

 

Quando é que um teste dá negativo?

O teste de gravidez dá negativo, principalmente, nas seguintes situações:

  • A mulher não esta grávida e não se deteta a hormona gonadotrofina coriónica humana (GCH).
  • A mulher encontra-se numa situação de forte stress.
  • Quando o ciclo menstrual é irregular.
  • Quando o nível da hormona prolactina é muito elevado.
  • Tem a síndrome do ovário poliquístico.
  • A mulher está a fazer medicação e esta afeta o seu ciclo.
  • Em caso de peri menopausa ou menopausa.
  • Em caso de qualquer patologia que afete a fertilidade.

 

O teste pode dar um falso negativo?

Se, apesar de teres feito um teste de gravidez com resultado negativo, o período continua sem aparecer e inclusive tens sintomas que podem corresponder a uma gravidez, como enjoos, inchaço e dores de barriga ou no peito, cansaço ou tonturas, recomendamos-te que vás ao ginecologista, que te deve indicar o que deves fazer.

Existe a hipótese de teres feito o teste demasiado cedo, antes da ausência de menstruação, pelo que a hormona da gravidez poderia não ser ainda detetada em circulação, por ser aidna muito escassa.

Desta forma, podes fazer um novo teste passados uns dias desde o primeiro. Por exemplo, ao fim de uma semana. Se existir gravidez, a hormona HCG aumenta com o passar dos dias, pelo que o teste já será capaz de a detetar.

 

Mujer no embarazada con test negativo

 

Que fazer se o teste de gravidez for negativo, mas não te vem o período ou tens sintomas de gravidez?

É possível que o teste dê negativo e não te venha o período? Podes estar grávida apesar do resultado obtido? A resposta é sim, mas não é o caso na maioria das vezes. Um teste negativo é bastante fiável, sobretudo se for realizado, como vimos anteriormente, a partir da primeira falha do período e não antes.

Não obstante, como também já vimos, pode dar-se o caso da hormona da gravidez ainda não se produzir em quantidade suficiente no organismo para ser detetada por um teste caseiro. O que deve fazer?

  • Se o teste deu negativo e não tens o período, espera mais uns dias. Se puderes, espera uma semana e faz um novo teste de gravidez.
  • Se o segundo teste também der um resultado negativo, consulta o teu médico de família ou um ginecologista. Seguramente que te irão fazer análises ao sangue que medem uma série de valores e marcadores específicos de forma a descartar qualquer patologia ou situação que possa estar a afetar o teu ciclo menstrual.
  • Acima de tudo, fica tranquila! O stress é um condicionante muito importante na hora de conceber um filho. Relaxa e marca uma visita de controlo. De certeza que irás ter as respostas que necessitas!

........

Queres ficar grávida e o teste dá negativo? Estás preocupada? Ou passaste por esta experiência e queres partilhá-la? Deixa-nos o teu comentário!

 

Também lhe interessa…