scorecardresearch Dor de cabeça em crianças | O Meu Bebé
O meu bebé
mibblogo

Dor de cabeça em crianças

Dor de cabeça em crianças

Há ocasiões em que as crianças sofrem de dor de cabeça, quer seja por falta de sono ou por ter brincado demasiado tempo ao sol. Explicamos as causas da dor de cabeça e como deve atuar.

 As crianças também têm dores de cabeça. Na maioria dos casos, são de breve duração e causadas por motivos simples, como a falta de sono, o ter ficado sinusite, ou sofrer uma pancada na cabeça.

No entanto, outras causas possíveis devem ser tidas em conta, tais como a presença de enxaqueca ou mesmo um problema de visão não diagnosticado.

Vejamos porque ocorrem dores de cabeça em crianças, os tipos de dores de cabeça que são mais comuns e os tratamentos possíveis.

(Também lhe interessa: Apneia do sono em crianças)

Causas da dor de cabeça em crianças

A dor de cabeça pode ter muitas causas e diferentes graus de intensidade.

É importante saber distinguir quando não passa de um incómodo passageiro e quando pode ser algo mais, e requerer tratamento médico. Em caso de dúvida, consulte o pediatra.

As causas para dores de cabeça nas crianças podem incluir, mas não estão limitados a:

  • Falta de sono
  • sinusite
  • Golpe na cabeça (trauma)
  • Saltar refeições
  • Ver televisão ou utilizar ecrãs durante muito tempo de cada vez
  • Fazer uma viagem longa
  • Comer certos alimentos, tais como chocolate ou demasiado açúcar
  • As constipações, gripes e infecções em geral também lhe podem dar dores de cabeça
  • Problemas de visão não diagnosticados
  • Tensão ou nervosismo

menina com dor de cabeca

Sintomas da dor de cabeça em crianças

As dores de cabeça costumam ter origem nos nervos, vasos sanguíneos e músculos que cobrem a cabeça. Os músculos ou os vasos sanguíneos inflamam-se e exercem pressão sobre os nervos, enviando mensagens de dor ao cérebro. A dor de cabeça nas crianças é a mesma que nos adultos e pode ser hereditária.

Tipos de dores de cabeça nas crianças

Como temos notado, as dores de cabeça nas crianças podem ter muitas causas diferentes.

Da mesma forma, estas diferentes causas também causam dores de cabeça que se manifestam com diferentes sintomas.

Vejamos os tipos mais comuns de dores de cabeça nas crianças.

Dor de cabeça de tensão

Este tipo de dor de cabeça tem causas emocionais. Ocorre normalmente quando a criança está nervosa, agitada, stressada ou preocupada por alguma razão.

Também pode ser causado por uma postura tensa dos músculos quando dorme, por exemplo, ou quando a criança está a olhar para um ecrã, a ler ou em qualquer posição não higiénica e sustentada durante um período de tempo considerável.

Esta tensão sobre os músculos do trapézio, ombros, pescoço, cabeça e olhos pode desencadear a dor de cabeça. Em muitos casos, a tensão no pescoço e ombro também responde a causas emocionais.

Enxaqueca

A enxaqueca é normalmente uma dor de cabeça aguda e palpitante, geralmente de um lado da cabeça.

Os seus sintomas são: dor, desconforto causado pela luz ou som, náuseas ou vómitos e melhora depois de descansar ou dormir no escuro e sossegado.

Para avaliar e diagnosticar uma criança como sofrendo de enxaquecas, os pediatras aconselham frequentemente os pais a monitorizar a frequência dos ataques com um calendário. Se as enxaquecas forem recorrentes, o especialista recomendará um tratamento específico.

Dor de cabeça crónica

Quando as dores de cabeça ou enxaquecas se repetem mais de 15 dias por mês, os médicos falam de dores de cabeça crónicas diárias.

Este tipo de dor pode dever-se ao uso excessivo de analgésicos, a uma infecção contínua, ou mesmo a um ferimento na cabeça. Em qualquer caso, o pediatra tem a última palavra a dizer.

Dores de cabeça aguda

As dores de cabeça agudas são menos comuns, especialmente em crianças, mas ocorrem.

É uma dor de cabeça afiada, apunhalada, repentina e geralmente de curta duração (30 a 60 minutos). Pode ocorrer várias vezes por dia e vários dias por mês. No entanto, também é possível que a dor pare de repente, só para voltar mais tarde.

Estas dores afectam geralmente uma área específica da cabeça, por exemplo, em torno do olho. São particularmente desagradáveis e dolorosas, razão pela qual o pediatra deve prescrever tratamento para ataques agudos.

menina com enxaqueca

Dor de cabeça na testa: um sintoma de sinusite?

Aproximadamente 15% dos casos de sinusite em crianças envolvem uma dor de cabeça. Esta dor de cabeça é mais frequentemente na zona da testa ou à volta dos olhos e do nariz.

Sinusite é a infecção que ocorre nos seios nasais, diferentes cavidades internas que rodeiam o nariz nos lados e na zona superior, na zona frontal.

A dor de ouvidos também pode ser um sintoma de sinusite. Estando na cabeça, a dor de ouvidos também pode irradiar e ser percebida como uma dor de cabeça.

sinusite o meu bebe

Dores de cabeça e tonturas: a visão do seu filho já foi verificada?

As crianças em idade escolar queixam-se frequentemente de dores de cabeça e tonturas com relativa frequência. Em particular, a dor está centrada na zona dos olhos, que se sente pesada e fatigada. Algumas crianças também relatam visão turva ou queixam-se de não conseguirem ver bem o quadro negro.

A tonturas pode dever-se precisamente a ter de esforçar os olhos para tentar focalizar quando a criança provavelmente sofre de uma perturbação de visão que justifica uma visita a um oftalmologista pediátrico.

As perturbações mais comuns da visão são: miopia (má visão à distância), hipermetropia (má visão ao perto) e astigmatismo (visão desfocada).

Dor de cabeça na parte de trás do pescoço: demasiado tensa?

A dor de cabeça na parte de trás do pescoço ocorre principalmente quando a criança adoptou uma má postura e a manteve durante um período de tempo prolongado, por exemplo, ao dormir, ou ao manter posturas forçadas e tensas, tais como olhar para um telemóvel, jogar jogos de vídeo, ou mesmo fazer trabalhos escolares numa posição muito forçada ou dobrada.

A tensão na zona cervical que causa dor, dor cervical, é mais comum, especialmente nas crianças mais velhas, que passam muito tempo com dispositivos com ecrãs, ou que já adquiriram maus hábitos posturais.

Nestes casos, corrigir a postura, reduzir o tempo do ecrã e a actividade física ao ar livre são as soluções mais eficazes para superar a dor no pescoço.

 dor de cabeca nuca

Dores de cabeça e náuseas: causas diferentes

Por vezes, a dor de cabeça de uma criança pode ser acompanhada de náuseas. Não há uma causa única neste caso, mas este sintoma pode ser devido a perturbações ou circunstâncias como, por exemplo:

  • A criança sofre de uma infecção gastrointestinal que provoca dores de cabeça, vómitos e diarreia, e até tonturas e febre.
  • A criança passou muitas horas a concentrar a sua visão num único foco (telemóvel, computador, tablet, etc.) e a dor de cabeça provocada por uma tensão nos olhos causa náuseas.
  • A criança sofre de enxaqueca e teve um episódio particularmente intenso, que para além de náuseas, pode causar fotofobia, visão turva ou visão com "pequenas luzes" ou flashes.
  • Uma dor de cabeça de tensão muito forte pode também deixar uma criança tonta e com náuseas.
  • As tonturas no carro, num barco ou noutro meio de transporte também pode causar dor, náuseas e vómitos.
  • Mal de altura é outra causa.

Tratamentos para a dor de cabeça em crianças

  • A primeira coisa a fazer é consultar o pediatra para que determine se a criança precisa de tomar algum medicamento, e qual.
  • Complementando as indicações do médico, para a dor de cabeça o ideal é que o pequeno se recoste no seu quarto, às escuras, e descanse.
  • Se o médico assim o entender, pode massajar-lhe a cabeça e as têmporas.
  • No caso de dores fortes que causem desconforto à criança, o pediatra pode prescrever medicação para a criança, para momentos específicos.
  • Os medicamentos padrão são o paracetamol e o ibuprofeno, mas deve ser sempre o pediatra a dizer-lhe o que o seu filho deve tomar e como o deve tomar.

Perigos e contra-indicações dos medicamentos disponíveis

Como já dissemos, os analgésicos de referência para o tratamento de dores de cabeça em crianças são o paracetamol e o ibuprofeno. O que mais se deve ter em conta?

  • Como todos os medicamentos, especialmente se forem administrados a crianças, devem ser sempre prescritos pelo pediatra, após exame da criança e diagnóstico da desordem que a afecta.
  • Cabe também ao médico indicar qual o medicamento específico e quanto e com que frequência deve ser administrado. É importante seguir à letra as instruções do médico e nunca optar pela auto-medicação.
  • De facto, uma das circunstâncias que pode desencadear dores de cabeça recorrentes é precisamente a sobremedicação. O uso excessivo de medicamentos contra a dor pode ter o efeito oposto ao desejado, ou seja, a dor pode repetir-se com mais frequência.

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento
CATEGORY-ICON / Diseases Created with Sketch. Enfermedades
PESQUISAR DOENÇA
Esquisar doenças por inicial
a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Também lhe interessa…