Astigmatismo infantil: como detetar e o que fazer

O astigmatismo é uma perturbação visual que pode afetar as crianças, caracterizada pela visão desfocada das imagens, tanto de perto como de longe. Como diagnosticar e tratar esta perturbação para que a criança consiga focar corretamente? Explicamos-lhe todos os detalhes.
As crianças com astigmatismo têm uma visão distorcida das imagens, tanto a curta como a longa distância, já que a superfície da córnea não é totalmente côncava mas sim ovalada.
Vamos descobrir mais sobre este problema oftalmológico. O astigmatismo infantil é um dos problemas visuais mais frequentes nas crianças, pelo que é importante realizar os controlos pediátricos programados para controlar os possíveis sintomas.
Causas do astigmatismo infantil
O astigmatismo tem, normalmente, uma causa genética, ou seja, é hereditário, ainda que no caso das pessoas mais velhas possa ser produzido após uma intervenção cirúrgica, como por exemplo, um transplante de córnea ou uma cirurgia às cataratas. Isto acontece no caso de pessoas mais velhas.
As crianças cujos pais têm astigmatismo são, portanto, mais propensos a terem elas próprias astigmatismo. Assim, se a mãe ou o pai sofrer de astigmatismo, devem ter um cuidado especial na observação dos seus filhos.
O que acontece à córnea quando há astigmatismo?
Quando o astigmatismo está presente, a curvatura natural da córnea tem uma forma irregular. Normalmente, a córnea tem uma forma perfeitamente côncava, com uma curvatura regular. Pelo contrário, quando a curvatura deixa de ser côncava e se torna oval, muito mais achatada, a visão distorcida a todas as distâncias, característica do astigmatismo, é produzida.
Esta distorção da visão é produzida quando a luz cai através da córnea deformada, como pode ser visto na ilustração seguinte.
Sintomas de astigmatismo infantil
O astigmatismo nas crianças está geralmente associado à miopia ou hipermetropia, pelo que apresenta sintomas comuns a ambas as perturbações. É por isso que é tão importante prestar atenção aos possíveis sintomas de astigmatismo, e assim evitar possíveis obstáculos à aprendizagem nas aulas, por exemplo.
As manifestações mais frequentes de crianças que podem sofrer de astigmatismo são, em geral:
-
Dor de cabeça.
-
Congestão ocular.
-
Comichão nos olhos.
-
Redinamização dos olhos.
-
Tonturas.
-
A criança queixa-se de não conseguir ver bem o quadro negro ou de não conseguir ler bem.
-
A criança tende a torcer o pescoço para tentar concentrar-se melhor.
(Também lhe interessa: Dores de cabeça em crianças)
Como tratar o astigmatismo nas crianças
Se a miopia, hipermetropia ou astigmatismo não forem detectados e corrigidos a tempo, a criança pode ter problemas educacionais e emocionais significativos.
- Os problemas de focalização nas crianças são geralmente resolvidos através do uso de óculos específicos, com lentes que contrariam o efeito de visão distorcida da córnea achatada.
- Para crianças mais novas, existem óculos especiais com armações de borracha e lentes inquebráveis, para que a criança não se possa magoar em caso de queda.
- Quando a criança é mais velha, as lentes de contacto podem ser usadas como alternativa aos óculos.
- Existe um tipo de cirurgia refractiva que resolve o problema do astigmatismo, que utiliza uma técnica laser. A intervenção é simples e rápida.
(Também lhe interessa: Doenças nas crianças)