scorecardresearch
O meu bebé
CATEGORY-ICON / Diseases Created with Sketch. Enfermedades
PESQUISAR DOENÇA
Esquisar doenças por inicial
a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Hipermetropia infantil

As crianças que sofrem de hipermetropia não podem ver com nitidez os objetos próximos, porém veem claramente as imagens distantes. Dizemos-lhe como se deteta e o que fazer.

 As doenças da visão costumam ser bastante frequentes nas crianças. De facto, estudos realizados indicam que aproximadamente 20 em cada 100 crianças sofrerão algum tipo de problema de visão, neste ano escolar. Detetar estes problemas a tempo é fundamental para que o tratamento aplicado dê bons resultados. Além disso, está provado que uma visão correta é um dos fatores mais importantes para obter rendimento escolar satisfatório. Em seguida, vamos explicar no que consiste um dos problemas de visão mais habituais, a hipermetropia.

O que é a hipermetropia infantil?

As pessoas que sofrem deste problema não podem ver com nitidez os objetos próximos, porém veem claramente as imagens distantes.

• Isto acontece porque o globo ocular é mais pequeno que o normal.

• A hipermetropia costuma ter uma origem hereditária; a maioria das crianças nasce com hipermetropia. No entanto, alguns estudos experimentais também associam esta doença a outros fatores como, por exemplo, falta de vitaminas ou más condições de iluminação.

(Também lhe interessa: Estrabismo nas crianças)

Quais os sintomas da hipermetropia infantil?

As crianças que têm esta doença costumam sofrer de frequentes dores de cabeça e dos olhos, devido a terem de fazer grandes esforços para focar os objetos.

• Também é habitual, e frequente, o pestanejar e o lacrimejar.

• Normalmente, as crianças com hipermetropia preferem brincar ao ar livre.

(Também lhe interessa: Dor de cabeça nas crianças

(Também lhe interessa: Astigmatismo nas crianças

 


Também lhe interessa…