Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Saúde e cuidado da criança
- Miopia em crianças: como detetar e tratar
Miopia em crianças: como detetar e tratar
31 outubro 2018

As crianças que sofrem de miopia veem os objetos próximos, mas, ao longe, veem as imagens desfocadas. Explicamos-lhe como detetar a miopia em crianças e quais são os tratamentos mais adequados.
As crianças que têm miopia veem bem os objetos que estão mais próximos mas, no entanto, veem desfocados os que estão mais afastados. Porque é que acontece esta perturbação da visão, como se deteta e quais são os tratamentos mais adequados para a miopia em crianças?
Diagnóstico da miopia em crianças
- A miopia acontece porque o globo ocular é excessivamente grande, ou porque o cristalino (a lente que se encontra no olho) tem uma distância focal demasiado pequena.
- A miopia pode ser hereditária, os pais transmitem-na aos seus filhos, ou pode desenvolver-se mais tarde, geralmente no período escolar.
- A miopia em crianças é uma das perturbações oculares que mais se relaciona com o fracasso escolar.
Como detetar a miopia em crianças
- As crianças que são míopes costumam semicerrar os olhos para focar melhor. Mesmo assim, é frequente que aproximem demasiado os olhos do caderno ou livro ou que se sentem excessivamente próximos da televisão.
- Muitas vezes as crianças que sofrem de miopia têm também frequentes dores de cabeça e sensação de cansaço generalizado.
(Também lhe interessa: Dor de cabeça em crianças)
- Além disso, as crianças com miopia costumam ser mais tímidas e despistadas, não gostam de desporto e preferem atividades como a leitura, a pintura ou os trabalhos manuais.
Tratamento da miopia em crianças
- Se a miopia não se deteta e corrige a tempo a criança pode ter problemas de aprendizagem e emocionais relevantes.
- Os problemas de focagem em crianças costumam solucionar-se através do uso de óculos.
- Para os mais pequenos existem óculos especiais com armações de borracha e lentes inquebráveis para que a criança não se magoe no caso de cair.
(Também lhe interessa: Doenças de crianças)