
Esquisar doenças por inicial
Glande inflamada: como tratar

A balanopostite é uma infeção bacteriana do prepúcio, a pele que se encontra na base da cabeça do pénis do bebé. Porque aparece e que medidas é necessário tomar para a curar?
A inflamação da glande, também chamada balanopostite, é uma infeção bacteriana do prepúcio, a pele que se encontra na base da glande, a cabeça do pénis do bebé.
A inflamação da glande é bastante frequente entre os meninos, sobretudo em caso de fimose, quando o prepúcio é tão estreito que não consegue deslizar pela glande. Neste caso torna-se difícil mantê-lo limpo, pelo que se transforma num foco de infeções.
(Também lhe interessa: Fimose infantil)
Sintomas da balanopostite
- Em presença da balanopostite, o prepúcio incha, fica vermelho e produz uma secreção amarelada, que tem mau odor.
- A glande e o prepúcio do bebé estão quentes, avermelhados, inchados e cobertos de pus.
- O bebé faz xixi muitas vezes e sempre com dor.
- Em alguns casos, tem febre.
Causas da balanopostite
- Na origem da infeção podem estar vários tipos de esteptococos, fungos como a candida albicans e protozoários, como o Pseudomonas aeruginosae oTrichomonas vaginalis.
- Mas não só: a balanopostite também se pode dever a gotas de urina que ficam entre a glande e o prepúcio. Nesta zona, também se acumula o esmegma, uma substância cremosa constituída pelas secreções das glândulas sebáceas e por minúsculos fragmentos de pele. O esmegma, impregnado de urina, provoca a inflamação da glande e do prepúcio.
Tratamentos da balanopostite
- Para aliviar o incómodo, é importante que o menino se habitue a lavar-se, todos os dias, com água fria a que se adicionou algumas gotas de um desinfetante específico, que se compra na farmácia. A mesma solução deve ser, depois, aplicada em volta da prega que se encontra na base da glande.
- A balanopostite deve ser tratada com produtos desinfetantes aplicados diretamente sobre a parte inflamada e, nos casos mais graves, também com um tratamento antibiótico por via oral.
Quando deve procurar o pediatra
Deve dirigir-se ao pediatra nos seguintes casos:
- Se a inflamação da glande não melhorar passados dois dias.
- Se a criança tiver febre.
- Se não conseguir fazer xixi.
- Se tiver o prepúcio coberto de pus.
- Se a inflamação se repetir com frequência.
(Também lhe interessa: Doenças de crianças)