8 semanas de gravidez

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 8 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Crescimento e desenvolvimento nas 8 semanas de gravidez de gravidez

O tamanho do seu bebé esta semana:

El tamano de tu bebé esta semana: Crescimento e desenvolvimento nas 8 semanas de gravidez de gravidez

O feto já mede entre 1,5 e 2cm desde a cabeça até ao cóccix. Já tem pálpebras, lábio superior e nariz. As orelhas começam a ganhar forma.

Forma-se o ouvido interno e externo, no coração já se distinguem as válvulas da aorta e dos pulmões. O esqueleto ainda é de cartilagem e pode ver-se através da pele translúcida do feto.

A placenta assume agora a função de alimentar o feto através do cordão umbilical. Receberá comida, oxigénio e água.

Idade do embrião: 6 semanas.

O que muda no seu corpo nas 8 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

O seu útero está do tamanho de uma toranja! Antes da gravidez, as suas dimensões eram as de um punho, agora está a crescer gradualmente e, ainda que não se aperceba, contrai-se continuamente. À medida que o seu filho cresce, poderá sentir cãibras ou mal-estar no baixo-ventre e nas costas.

É comum a muitas futuras mães a desagradável dor ciática que, a partir das nádegas, chega até às pernas. Trata-se de uma inflamação do nervo ciático, causada pela pressão que o útero, que está em crescimento, exerce sobre o nervo. Se tem este problema, tente ficar deitada sobre o lado oposto ao afetado para diminuir, assim, a pressão sobre o nervo.

Conselhos e bem-estar nas 8 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

A sua alimentação deve ser rica em ferro, cálcio, iodo, zinco, ácido fólico, vitamina D e ácidos gordos ómega 3. Para fornecer estes nutrientes ao seu organismo, a sua alimentação deve ser rica em legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, peixe, frutos secos e laticínios. É possível que o seu ginecologista lhe indique alguns suplementos para garantir o bom desenvolvimento do seu bebé.

Na sua primeira consulta com o ginecologista, este vai pesá-la e, tendo em conta o seu peso, irá calcular os quilos que será aconselhável ganhar durante a gestação. Em geral, é recomendável não aumentar mais do que 10 quilos, ao longo de toda a gravidez.

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 8 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa: