No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 8 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 8ª semana de gravidez o embrião mede entre 8 e 11 milímetros, aproximadamente.
A sua cabeça, onde já se perfilam as orelhas e os olhos e onde se começa a formar a ponta do nariz, é ainda muito grande em comparação com o resto do corpo.
Por isso, embora a sua coluna se vá endireitando pouco a pouco, a cabeça ainda permanece inclinada para a frente.
Grávida de 8 semanas
Esta semana também vão formar-se o lábio inferior e a mandíbula. Por outro lado, a cauda do embrião começa a desaparecer e vai acabar por ser substituída pelos quatro ossos unidos que vão formar o cóccix ou a parte inferior da coluna do bebé.
Na 8ª semana de gravidez, os olhos e as orelhas do embrião começam a crescer, os dedos dos seus pés e mãos começam a formar-se, embora ainda permaneçam unidos, e os cotovelos já são visíveis.
Durante esta semana, uma ecografia poderá confirmar a idade gestacional do feto e poderá também servir para detetar o batimento do coração, onde já se podem diferenciar as válvulas aórtica e pulmonar, e os cerca de 160 batimentos por minuto.
Trata-se de um momento muito importante para o desenvolvimento do feto.
Nesta fase, o seu cérebro é uma estrutura unida à medula espinal, mas que agora se começa a torcer e a formar cinco áreas diferentes entre o cérebro posterior, formado por ponte, medula e cerebelo, e o cérebro médio, onde habita o tálamo e os dois hemisférios cerebrais, que ainda são muito moles.
A placenta assume agora a função de alimentar o feto através do cordão umbilical. Irá receber comida, oxigénio e água.
Idade do embrião: 6 semanas.
Em seguida poderás ver uma ecografia de 8 semanas, bem como um fantástico vídeo, no qual poderás ver o embrião em movimento. Não percas esta maravilha!
Ecografia de 8 semanas
Durante a 8ª semana de gravidez, o útero começa a crescer, embora seja provável que a futura mamã ainda não note nenhuma mudança física.
Na 8ª semana de gravidez, concretamente, o teu útero tem já o tamanho de uma toranja, enquanto antes da gravidez as suas dimensões seriam como as de um punho.
A partir de agora vai começar a crescer gradualmente e, embora passe despercebido, vai contrair-se continuamente. À medida que o embrião for crescendo, é possível experimentar cãibras, desconforto no baixo ventre e nas costas, bem como nas pernas.
Além de experimentares plenamente alguns dos sintomas da gravidez como os enjoos, a intolerância a determinados cheiros, os ardores ou um acentuado cansaço, é provável que também sofras mudanças repentinas no teu estado de ânimo. Calma, tudo se deve às mudanças hormonais que estás a viver agora.
É comum a muitas futuras mamãs a incómoda dor ciática que, a partir das nádegas, chega às pernas.
Trata-se de uma inflamação do nervo ciático, causada pela pressão que o útero, que está em crescimento, exerce sobre o mesmo.
Se também sofres deste problema, tenta permanecer deitada sobre o lado oposto ao dorido para assim diminuir a pressão no nervo.
Na 8ª semana de gravidez a tua alimentação deve ser rica em ferro, cálcio, iodo, zinco, ácido fólico, vitamina D e ácidos gordos ómega 3.
Para trazer estes nutrientes para o teu organismo, a tua alimentação deverá ser rica em legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, peixe, frutos secos e laticínios.
A este respeito, é importante referir que deves ser especialmente cuidadosa com a alimentação, tanto no que comos como na forma como preparas a comida: deves lavas as mãos frequentemente com água e sabão, manter os alimentos no frigorífico até ao seu consumo, servir a comida muito quente, congelar as sobras imediatamente e reaquecê-las uma só vez, lavar escrupulosamente os utensílios e superfícies de trabalho e ajustas a temperatura correta no congelador e no frigorífico.
Como já referimos antes, o cansaço é um dos incómodos normais da gravidez. Há uma perda repentina de energia que pode durar todo o primeiro trimestre e que deveria regredir a partir da 13ª semana de gestação.
Durante estas primeiras semanas deverias alternar períodos de descanso e de atividade. O cansaço também pode ser devido a uma anemia, algo que podes verificar numa análise ao sangue. Para evitar a anemia deves ingerir alimentos ricos em ferro, como os vegetais de folha verde escura, a carne vermelha, os cereais integrais e legumes, sumo de laranja e de ameixa.
As tonturas são outro dos sintomas típicos da gravidez, especialmente quando a futura mamã se levanta e, à medida que a gravidez avança, adquire mais volume.
Tal é devido ao facto do coração ter de trabalhar com mais força contra a gravidade para fazer com que o sangue chegue ao cérebro. Tenta levantar-te por fazes, de deitada a sentada, e depois de pé.
As tonturas também podem aparecer se tiveres um nível baixo de açúcar no sangue ou se permaneceste de pé durante muito tempo, pois o sangue pode acumular-se nos pés. O melhor é permanecer em movimento quando estiveres de pé para evitar que isto aconteça.
A partir deste momento o teu ginecologista vai dizer-te que as consultas ao médico vão acontecer a cada quatro ou seis semanas, sempre que não exista nenhum antecedente ou incidente que justifique uma consulta menos espaçada.
…..
Ter ansiedade e mudanças de humor nas primeiras semanas é normal, como sempre, devido às mudanças hormonais. Vamos ajudar-te-
Descobre como combater a ansiedade na gravidez!
Ainda não te informaste e tens dúvidas sobre quais os exames que tens de fazer? Explicamos-te aqui!
Descobre os exames médicos do primeiro trimestre!
Aqui oferecemos-te um guia super completo para saberes como te deves alimentar durante a gravidez.
Descobre o teu guia de alimentação saudável para grávidas!
Não sabem como fazer o anúncio de forma original? Aqui tens algumas ideias.
Descobre formas curiosas de anunciar a tua gravidez!
Também lhe interessa…