Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- A ecografia transvaginal: o que é e para que serve
A ecografia transvaginal: o que é e para que serve

A ecografia transvaginal é um exame importante que se realiza no início da gravidez para verificar se está tudo bem com o feto. Mas como se realiza? É um exame demasiado invasivo? Explicamos-lhe tudo.
A ecografia transvaginal é um exame que se realiza no início da gravidez e que nos ajuda a verificar o andamento adequado da gravidez e o estado de saúde do feto.
O que é a ecografia transvaginal
A ecografia transvaginal é um exame importante porque permite verificar o estado do colo do útero, o lugar da implantação da câmara ovular, a sua morfologia e o seu tamanho. Este exame também permite observar a presença do embrião e a frequência do ritmo cardíaco.
Este tipo de ecografia, tando transvaginal como abdominal, não é invasivo, razão pela qual se realiza com frequência.
A ecografia transvaginal é perigosa para o feto?
A ecografia transvaginal, como o seu nome indica, realiza-se através da vagina e costuma ser o primeiro ultrassom que se aplica para confirmar a gravidez. Neste exame analisam-se os ovários, o colo do útero e a vagina da mulher.
A ecografia transvaginal não é um exame perigoso. Pelo contrário, é importante realizá-la no início da gravidez. Permite verificar as condições do colo do útero, o lugar da implantação da câmara ovular, a sua morfologia e o seu tamanho, bem como a presença do embrião e a frequência do ritmo cardíaco.
Com este tipo de ecografia verifica-se que o embrião está bem aninhado e que a gravidez se iniciou sem qualquer tipo de anomalia.
Periodicidade da ecografia
Dado que a ecografia, seja transvaginal ou abdominal, é um exame não invasivo, hoje em dia tende-se a realizar com frequência. Na realidade, as ecografias necessárias que deverá fazer ao longo da gravidez são três. Este é o número aconselhado pela Organização Mundial de Saúde e está presente no protocolo sanitário.
- Entre a 10ª e a 12ª semana realiza-se a primeira ecografia.
- Entre a 18ª e a 23ª semana realiza-se a segunda ecografia (com a qual se determina o tempo de gravidez e avalia a morfologia fetal).
- Entre a 30ª e a 34ª semana realiza-se a terceira ecografia. A sua função é de verificar o crescimento normal, a inserção e o estado da placenta. Também se volta a verificar a morfologia do bebé,
Se a gravidez ocorrer de um modo fisiológico, não são necessários mais exames ecográficos.
(Também lhe interessa: Ecografia na gravidez: quantas, quando e para quê)