Mi bebé y yo

A ecografia transvaginal: o que é e para que serve

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A ecografia transvaginal é um exame importante que se realiza no início da gravidez para verificar se está tudo bem com o feto. Mas como se realiza? É um exame demasiado invasivo? Explicamos-lhe tudo.

A ecografia transvaginal é um exame que se realiza no início da gravidez e que nos ajuda a verificar o andamento adequado da gravidez e o estado de saúde do feto.

O que é a ecografia transvaginal

A ecografia transvaginal é um exame importante porque permite verificar o estado do colo do útero, o lugar da implantação da câmara ovular, a sua morfologia e o seu tamanho. Este exame também permite observar a presença do embrião e a frequência do ritmo cardíaco.

Este tipo de ecografia, tando transvaginal como abdominal, não é invasivo, razão pela qual se realiza com frequência.

 

eco transvaginal infografia

 

A ecografia transvaginal é perigosa para o feto?

A ecografia transvaginal, como o seu nome indica, realiza-se através da vagina e costuma ser o primeiro ultrassom que se aplica para confirmar a gravidez. Neste exame analisam-se os ovários, o colo do útero e a vagina da mulher.

A ecografia transvaginal não é um exame perigoso. Pelo contrário, é importante realizá-la no início da gravidez. Permite verificar as condições do colo do útero, o lugar da implantação da câmara ovular, a sua morfologia e o seu tamanho, bem como a presença do embrião e a frequência do ritmo cardíaco.

Com este tipo de ecografia verifica-se que o embrião está bem aninhado e que a gravidez se iniciou sem qualquer tipo de anomalia.

 

eco transvaginal ejemplo

 

Periodicidade da ecografia

Dado que a ecografia, seja transvaginal ou abdominal, é um exame não invasivo, hoje em dia tende-se a realizar com frequência. Na realidade, as ecografias necessárias que deverá fazer ao longo da gravidez são três. Este é o número aconselhado pela Organização Mundial de Saúde e está presente no protocolo sanitário.

  • Entre a 10ª e a 12ª semana realiza-se a primeira ecografia.
  • Entre a 18ª e a 23ª semana realiza-se a segunda ecografia (com a qual se determina o tempo de gravidez e avalia a morfologia fetal).
  • Entre a 30ª e a 34ª semana realiza-se a terceira ecografia. A sua função é de verificar o crescimento normal, a inserção e o estado da placenta. Também se volta a verificar a morfologia do bebé,

Se a gravidez ocorrer de um modo fisiológico, não são necessários mais exames ecográficos.

(Também lhe interessa: Ecografia na gravidez: quantas, quando e para quê)

Também lhe interessa

A ecografia transvaginal | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)