25 semanas de gravidez

25 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 25 Semana 25

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 25 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 25 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 25 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Brócolis
arrow arrow
Brócolis

Na 25ª semana de gravidez, o bebé já tem pestanas e, por fim, já abre os seus olhos. A sua língua já sai da boca e mexe-se para os lados.

As suas unhas também começam a aparecer, embora ainda demorem a alcançar a ponta dos dedos.

A sua cabeça continua a ser demasiado grande em comparação com o corpo, embora, pouco a pouco, já vá adquirindo um tamanho mais proporcional.

Às 25 semanas de gravidez, o bebé mede cerca de 30,5 centímetros desde o cocuruto até ao calcanhar e o seu peso médio é de 660 gramas.

25 semanas infografia

Grávida de 25 semanas

 

Até agora, todos os bebés crescem a um ritmo semelhante, mas, a partir de agora, cada um crescerá consoante a sua base genética e os fatores ambientais.

À medida que avança a gestação, o funcionamento dos rins melhora e o líquido amniótico produzido torna-se cada vez mais semelhante à urina na sua composição.

O fluxo sanguíneo do cordão umbilical e a placenta regulam a temperatura do bebé, mantendo-a o mais parecida possível com a temperatura corporal da mãe.

O processo de queratinização da pele continua e esta fica cada vez menos translúcida.

As capas mais espessas de células queratinizadas encontram-se nas palmas das mãos e nas plantas dos pés do bebé. A partir desta semana, começa-se a depositar gordura amarela no seu pescoço, peito e costas, uma gordura que, depois do nascimento, servirá para gerar calor e energia.

Idade do feto: 23 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 25

Nada mais bonito do que te mostrar este vídeo, no qual poderás observar um feto de 25 semanas em movimento, bem como a evolução e o desenvolvimento do feto nesta semana através de uma ecografia. Não percas!

ecografia bebe semana 25ok

Ecografia de 25 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 25 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 25 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 25 semanas de gravidez

Na 25ª semana de gravidez, a tua barriga é uma realidade para todos, pelo que pode ser uma boa altura para começares a usar a tua roupa de pré-mamã.

Seja como for, tenta não vestir roupa muito justa nem de licra. A tua roupa interior, preferencialmente de algodão, deve ser o mais confortável possível e adaptar-se na perfeição às mudanças que o teu corpo está a sofrer, esse corpo que alberga uma nova vida em crescimento.

Cada vez notas mais os movimentos do teu bebé, em especial durante a noite, quando te deitas ou estás relaxada.

De facto, enquanto te mantém ativa, durante o dia, o teu movimento atua como uma espécie de embalo para o teu bebé, o que favorece um sono sereno.

Às 25 semanas de gravidez algumas mulheres podem ter insónias. As causas desta dificuldade para dormir podem ser de três tipos. Por um lado, físicas, pois a barriga começa a ser incómoda e o estímulo para urinar aumenta. As hormonas também têm a sua responsabilidade, pois o aumento do estrogénio e progesterona pode alterar o ritmo de sono e vigília.

O nervosismo e o medo do parto aumentam a tensão psicológica dificultando, ainda mais, a tarefa de se relaxar e dormir serenamente.

É também provável que padeças de episódios de ardores e refluxos gástricos. Estes são devidos à hormona da gravidez progesterona, que relaxa os músculos do aparelho digestivo e desacelera a digestão.

Isto, por sua vez, faz com que os sucos gástricos se derramem no esófago. À medida que a gravidez avança, o bebé ocupa cada vez mais espaço e aperta o estômago, o que leva a futura mamã a ter menos espaço para digerir a comida, o que aumenta o mal-estar digestivo.

Nesta etapa também são frequentes os gases ou flatulências que, de tão dolorosos, até podem ser confundidos com possíveis contrações.

Conselhos e bem-estar nas 25 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 25 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 25 semanas de gravidez

Por volta da 25ª semana de gravidez, a futura mamã deve informar o seu empregador da data na qual prevê começar a sua baixa de maternidade, que se pode tirar a qualquer momento a partir das 29 semanas de gravidez. Se se tem o bebé antes da data prevista pela baixa, esta começará no próprio dia do nascimento.

Ao alcançar o final do segundo trimestre, é provável que apareça o temido inchaço e dor de pernas e pés, o que se deve ao aumento de peso, às mudanças no centro de gravidade e às hormonas da gravidez, que também provocam uma distensão dos ligamentos dos pés e ancas.

Para a futura mamã é desconfortável permanecer de pé durante longos períodos, pelo que se recomenda caminhar e, ao fazê-lo, usar sapatos rasos ou ténis com um bom apoio do arco para reduzir a sobrecarga da coluna e evitar o risco de sofrer de fascite plantar.

Deve assegurar-se também que o tamanho do calçado que usa é o que necessita neste momento e, uma vez mais, fazer exercício de forma regular.

Se durante esta semana fizeres uma ecografia, vais ver perfeitamente como agora o teu bebé dá pontapés, boceja, põe a língua de fora, leva as mãos à boca e não para de se mexer.

Também vais poder ouvir o seu coração a bater, muito rapidamente, entre 120 e 160 vezes por minuto.

…..

checkSe te constipaste e não sabes o que podes tomar…

Estás congestionada por causa de uma constipação e sentes um mal-estar geral? Se não sabes o que podes tomar para te sentires melhor, podemos ajudar-te.

Descobre como aliviar os sintomas de constipação e gripe durante a gravidez!

checkSe tens vontade de sexo, mas tens medo de magoar o bebé…

Não te deves preocupar! Se a gravidez é normal e te apetece, podes continuar com a tua vida sexual. Mas estas são as posições ideais!

Descobre as melhores posições sexuais para grávidas!

checkUm conselho sobre os teus imprescindíveis…

Se bem que não precisas de comprar mil peças de roupa pré-mamã, já que as vais usar durante apenas alguns meses, é, no entanto, conveniente que tenhas alguns imprescindíveis (peças de roupa e acessórios) para que te sintas melhor e bonita. Depois, prepara-te para a tua sessão fotográfica!

Descobre como fazer a reportagem de grávida!

checkConselhos para escolher a sua banheira e trocador…

Já estás à procura de coisas para o teu bebé? Sabes qual é a banheira trocador mais conveniente para vocês? Ajudamos-te aqui.

Descobre como escolher a banheira trocador para o teu bebé!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 26 semanas de gravidez
Na 26ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 35 centímetros da cabeça ao coxis e pesa cerca de 760 gramas. A cara do pequeno afina-se e, na ecografia, já são de todo visíveis as sobrancelhas e a unhas das mãos...
Crescimento e desenvolvimento nas 27 semanas de gravidez
Parabéns, chegada à 27ª semana de gravidez, chegas também ao terceiro trimestre de gravidez! O teu bebé pesa cerca de um kilo e mede cerca de 36 centímetros. Enquanto o pequeno se está a preparar para nascer, tu deves estar preparad...
Crescimento e desenvolvimento nas 28 semanas de gravidez
O teu bebé já mede 35cm e pesa pouco mais de um quilo. A sua superfície cerebral, que até agora era lisa, começa a ter sulcos. Os cabelos crescem e o seu corpo torna-se mais suave e arredondado, como consequência do aumento do tecido adip...