O meu bebé
mibblogo

Banheira e muda-fraldas: modelos e requisitos

19 maio 2022
Banheira bebé

Como devem ser a banheira e o muda-fraldas ideais para o bebé? Que modelos existem? Quais os requisitos a cumprir para que o banho seja um momento seguro, agradável e relaxante? Vamos explicar-lhe tudo!

Para o bebé, mudar a fralda e tomar banho não representa unicamente cuidar da sua higiene. São, também, momentos nos quais o seu filho se sente mimado e amado pelas pessoas que cuidam dele. Por esse motivo, deve ter em conta uma série de operações que devem ser realizadas com a máxima atenção para que o bebé não se sinta inseguro. De modo a facilitar a vida dos pais, a indústria do setor disponibiliza uma ampla gama de produtos e acessórios: banheiras e muda-fraldas, combinados ou individuais, fabricados em materiais antiderrapantes e com toda uma série de elementos destinados à segurança da criança.

Como deve ser a banheira do bebé?

  • É preferível que seja de polipropileno (uma substância termoplástica que assegura a higiene), que seja resistente (ou seja, sem deformações a longo prazo) e com uma estrutura estável.
  • A forma deve ser anatómica, já que facilita a posição sentada do bebé e reduz o risco de escorregar debaixo de água.
  • É bom que a banheira tenha um orifício no fundo, com o seu correspondente sistema de escoamento. A tampa e o tubo de saída devem ter um fecho hermético.

Normas de segurança para banheiras infantis

A maioria dos produtos foi submetida aos respetivos testes de verificação de cumprimento das normas europeias (norma NFS em França, BSI na Grã-Bretanha e DIN na Alemanha). Estas provas certificam:

  • A estabilidade: para garantir que a banheira-muda-fraldas se mantém firme e estável quando a criança se encontra no seu interior, inclusive no caso de ocorrência de fatores externos, como, por exemplo, que o irmão mais velho se pendure na estrutura.
  • Ausência de partes pontiagudas que possam magoar a criança.
  • Ausência de orifícios com diâmetro que permita ao bebé introduzir os dedos, assim como ausência de espaços perigosos entre os elementos.
  • Materiais atóxicos para o caso de entrarem em contacto com a boca do bebé.

banheiras muda-fraldas bebe

Que modelos de banheira existem?

  • As banheiras que podem ser apoiadas em qualquer superfície plana, horizontal e estável. Este tipo deve ter um fundo antiderrapante.
  • As banheiras que se adaptam à banheira grande de casa, apoiadas diretamente no bordo, ou com ajuda de uma estrutura metálica regulável ou de cavalete de apoio seguro.
  • As banheiras insufláveis, que também podem ser utilizadas como piscinas e são uma boa solução para quem tem problemas de espaço ou se desloca regularmente. A sua estrutura de PVC, decorada com tintas atóxicas, pode ser esvaziada depois de usar. É fundamental que esta banheira tenha uma válvula de segurança.
  • As banheiras com estrutura de apoio, fabricadas em plástico, que possuem um suporte dobrável de tubo de aço ou madeira e pés com travão de segurança.

Que modelos de muda-fraldas existem?

O muda-fraldas é formado por um pequeno colchão, normalmente feito de esponja forrada de PVC atóxico, e com materiais laváveis, suaves e resistentes. Alguns dos modelos trazem cinto de segurança.

  • Colchão-muda-fraldas. Este é o modelo básico. Pode ser colocado em qualquer superfície plana, que seja suficientemente grande e estável.
  • Muda-fraldas insuflável. Bastante apropriado para viagens e deslocações. É fabricado em PVC, tem uma válvula de segurança e pode ser esvaziado depois de usar. É muito útil e prático, sobretudo, se estiver equipado com bolsos para guardar os produtos de higiene.
  • Muda-fraldas com pés. Este modelo de muda-fraldas foi desenhado para resolver problemas de espaço, tanto em casa como em viagem. É um muda-fraldas de mesa com pés, que também pode ser colocado numa banheira grande, sobre o berço ou no carro (com fechos reguláveis). Dispõe de organizadores para guardar tudo o que for necessário para a higiene do bebé e, uma vez fechado, ocupa muito pouco espaço.
  • Saco muda-fraldas. Trata-se de uma espécie de necessaire com organizadores para guardar fraldas e biberão. Também dispõe de um colchão muda-fraldas dobrável. Encontra-se disponível em formato mochila.

Que modelos de banheira-muda-fraldas existem?

Este tipo de banheira-muda-fraldas está presente em diferentes modelos.

  • Banheira-muda-fraldas articulável. A estrutura em forma de X permite-lhe ser dobrado após retirar a banheira colocada em cima, sobre a qual se encaixa a superfície plana, que é o muda-fraldas articulável. Pode contar também com um saco para guardar objetos. Neste tipo de modelo, os pés antiderrapantes são indispensáveis.
  • Banheira-muda-fraldas não articulável. Possui várias superfícies ou cestas, bastante práticas e pode vir equipada com rodas com travão.
  • Banheira-muda-fraldas para banheira. A banheira e o colchão-muda-fraldas montam-se numa estrutura metálica articulável, perfeitamente adaptável à banheira de casa.

Muitos destes modelos, articuláveis ou não, podem ser colocados em cima do bidé, no qual depois se esvazia a água utilizada.

Características dos móveis-banheira

A banheira e o muda-fraldas estão integrados num móvel que, após ser utilizado para o banho e a muda de fraldas, se transforma em mais um móvel da casa.

  • A superfície do muda-fraldas é rebatível e deve dispor de um travão que o impeça de deslizar e provocar a queda acidental da superfície de apoio.
  • O móvel tem rodas giratórias, também com travão e, geralmente, possui um recipiente para guardar o que for preciso. As rodas podem ser fixas ou extraíveis.
  • As gavetas deslizam em calhas metálicas ou de plástico, para que se possam abrir com apenas uma mão, enquanto a outra segura o bebé.
  • Para uma maior segurança, é preferível que o móvel tenha cantos e puxadores arredondados e que seja envernizado com produtos atóxicos.

Onde colocar a banheira do bebé?

Especialmente quando o bebé é muito novo, é ideal colocar o banho de bebé no quarto do bebé, desde que se tenha espaço suficiente. Esta solução é muito prática, porque no quarto tem tudo o que o bebé precisa: produtos de banho, roupa e berço, se quiser deitar o bebé após o banho.

Se decidir colocar a banheira do bebé no seu quarto, é também ideal escolher uma banheira ou uma unidade de mudança de roupa. Estes modelos são muito práticos porque é possível colocar neles todos os produtos de que se precisa e tê-los ao seu alcance. Além disso, como eles são mais altos, permitem-lhe dar banho ao seu bebé numa posição mais confortável.

Depois, quando o seu filho for mais velho, pode escolher uma banheira de bebé, que pode ser colocada na sua banheira, ou mesmo uma banheira insuflável. Há muitos modelos por onde escolher!

Qual é a melhor banheira para o meu bebé?

A melhor banheira para bebé é a que melhor se adapta a cada família, pois existem muitos modelos diferentes e tudo depende de quais são as suas necessidades.

Uma vez decidido o tipo de banheira que queremos, a forma ideal de escolher o modelo seria descobrir e deixarmo-nos guiar pela opinião e experiência de outros pais.

Qual é o tamanho de uma banheira de bebé?

As medidas das banheiras de bebé dependem do modelo que escolhemos, que são muito variadas. Assim, podemos encontrar banhos de bebé que ocupam muito pouco espaço, com outros banhos que, quando dobrados, ocupam também muito pouco espaço, mas que, se desdobrados, atingem dimensões maiores, e com banheiras, como a mobília da banheira, que são muito confortáveis, mas que medem mais.

Portanto, ao escolher uma banheira, um dos factores que devemos ter em conta é o espaço que temos não só para colocar a banheira, mas também para segurar o bebé e cuidar dele confortavelmente.

Para nos orientar na nossa escolha, estas são as medidas que os diferentes tipos de banheiras de bebé costumam ter:

  • Tamanho dos baldes e banhos insufláveis: estes são os banhos de bebé que normalmente medem menos e são muito práticos para os mover de um quarto para outro ou se tivermos de sair de casa.
  • Tamanho das banheiras que se adaptam à grande banheira em casa, banheiras com estrutura de apoio e banheiras de mudança: se tivermos um pouco mais de espaço, podemos optar por uma destas banheiras. São geralmente maiores que as anteriores, mas também são mais confortáveis se o objectivo for utilizá-los em casa e não ir lá fora com eles.
  • Banheira de tamanho de mobiliário: estas são as banheiras de bebé que ocupam mais espaço, mas se tiver espaço, são ideais, uma vez que têm gavetas, para que possa ter tudo o que precisa organizado e ao seu alcance.

Quanto custa uma banheira de bebé?

O preço de um banho de bebé depende de muitos factores, que estão listados abaixo:

  • O tipo de banheira de bebé que escolhemos. Não é o mesmo que um banho tipo balde ou um banho insuflável, que são mais baratos, do que um banho com mesa muda-fraldas, que seria um pouco mais caro do que o primeiro, ou uma unidade de banho com gaveta, que tende a ser mais cara.
  • A qualidade dos materiais. As banheiras feitas, por exemplo, com componentes de plástico e de menor tamanho são naturalmente mais baratas do que as banheiras feitas de materiais nobres, como a madeira.
  • Características diferenciais. Por exemplo, as banheiras ou banheiras insufláveis são normalmente mais baratas. No entanto, se tiverem alguma característica distintiva, como o facto de poderem ser dobrados, isto pode influenciar o preço final da banheira.
    Pela mesma razão, no que diz respeito à troca de mesas, o preço não será o mesmo se a banheira puder ser dobrada como se fosse uma banheira fixa que não tem esta opção.
    Quanto ao mobiliário da banheira, o preço variará dependendo se o mobiliário da banheira só permite que a criança tome banho, ou se é um móvel da banheira que pode ser transformado numa cómoda para o seu quarto.

Quando é que um recém-nascido deve tomar banho pela primeira vez?

Aqui estão as dicas mais importantes sobre quando colocar ou dar banho a um bebé na banheira:

  • O primeiro banho do bebé deve ter lugar quando o cordão umbilical tiver caído e estiver completamente curado.
  • A temperatura da água do banho deve situar-se entre 35 e 37 graus Celsius.
  • Antes de colocar o seu bebé na água, verifique a temperatura com um termómetro, o seu cotovelo ou o interior do pulso.
  • A temperatura ambiente também deve ser quente e entre 23 e 25 graus Celsius.
  • Todos os produtos utilizados para o banho devem ser específicos para bebés, de modo a não perturbar a sua pele delicada.
  • Cabe aos pais decidir com que frequência devem dar banho ao seu bebé, embora, nas primeiras semanas, os pediatras aconselhem o banho uma ou duas vezes por semana. Mais tarde, quando ele começar a gatinhar, o bebé deve ser banhado com mais frequência.
  • Acima de tudo, nunca deixe o seu bebé sozinho no banho, nem mesmo durante alguns segundos.

Como se deve dar banho a um recém-nascido?

Descubra, passo a passo, como dar banho ao seu bebé:

  1. Quando for mergulhar o seu bebé na banheira, descanse a sua cabeça no braço torto, segurando o exterior do seu ombro com a sua mão ao mesmo tempo. Colocar o outro braço debaixo das suas nádegas e segurá-lo por uma coxa. Mergulhar a criança na água, começando com os pés.
  2. Para lavar a cabeça do bebé sem qualquer problema, mantenha o bebé na posição horizontal, descansando a cabeça na cavidade do braço. Em seguida, ensaboar a cabeça suavemente.
  3. O resto do corpo deve ser lavado com uma esponja natural. Limpar muito cuidadosamente todas as "dobras" do seu corpo. É muito importante não fazer quaisquer movimentos bruscos, pois o bebé pode ficar assustado e começar a chorar.
  4. Para lavar as costas do bebé, segure-o pelo exterior do ombro, passando o braço à frente do peito, para que ele se sinta protegido.
  5. Finalmente, retirar cuidadosamente o bebé do banho e envolvê-lo numa toalha. Em seguida, colocar o bebé no tapete de muda e secar a sua pele com uma pressão suave, sem esfregar, prestando especial atenção às pregas da sua pele.
REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…