Mi bebé y yo

Banheira e muda-fraldas: modelos e requisitos

( 38 votos) load
facebook twitter whatsapp

Como devem ser a banheira e o muda-fraldas ideais para o bebé? Que modelos existem? Quais os requisitos a cumprir para que o banho seja um momento seguro, agradável e relaxante? Vamos explicar-lhe tudo!

Para o bebé, mudar a fralda e tomar banho não representa unicamente cuidar da sua higiene. São, também, momentos nos quais o seu filho se sente mimado e amado pelas pessoas que cuidam dele. Por esse motivo, deve ter em conta uma série de operações que devem ser realizadas com a máxima atenção para que o bebé não se sinta inseguro. De modo a facilitar a vida dos pais, a indústria do setor disponibiliza uma ampla gama de produtos e acessórios: banheiras e muda-fraldas, combinados ou individuais, fabricados em materiais antiderrapantes e com toda uma série de elementos destinados à segurança da criança.

Como deve ser a banheira do bebé?

- É preferível que seja de polipropileno (uma substância termoplástica que assegura a higiene), que seja resistente (ou seja, sem deformações a longo prazo) e com uma estrutura estável.

- A forma deve ser anatómica, já que facilita a posição sentada do bebé e reduz o risco de escorregar debaixo de água.

- É bom que a banheira tenha um orifício no fundo, com o seu correspondente sistema de escoamento. A tampa e o tubo de saída devem ter um fecho hermético.

Normas de segurança para banheiras infantis

A maioria dos produtos foi submetida aos respetivos testes de verificação de cumprimento das normas europeias (norma NFS em França, BSI na Grã-Bretanha e DIN na Alemanha). Estas provas certificam:

- A estabilidade: para garantir que a banheira-muda-fraldas se mantém firme e estável quando a criança se encontra no seu interior, inclusive no caso de ocorrência de fatores externos, como, por exemplo, que o irmão mais velho se pendure na estrutura.

- Ausência de partes pontiagudas que possam magoar a criança.

- Ausência de orifícios com diâmetro que permita ao bebé introduzir os dedos, assim como ausência de espaços perigosos entre os elementos.

- Materiais atóxicos para o caso de entrarem em contacto com a boca do bebé.

Que modelos de banheira existem?

- As banheiras que podem ser apoiadas em qualquer superfície plana, horizontal e estável. Este tipo deve ter um fundo antiderrapante.

- As banheiras que se adaptam à banheira grande de casa, apoiadas diretamente no bordo, ou com ajuda de uma estrutura metálica regulável ou de cavalete de apoio seguro.

- As banheiras insufláveis, que também podem ser utilizadas como piscinas e são uma boa solução para quem tem problemas de espaço ou se desloca regularmente. A sua estrutura de PVC, decorada com tintas atóxicas, pode ser esvaziada depois de usar. É fundamental que esta banheira tenha uma válvula de segurança.

- As banheiras com estrutura de apoio, fabricadas em plástico, que possuem um suporte dobrável de tubo de aço ou madeira e pés com travão de segurança.

Que modelos de muda-fraldas existem?

O muda-fraldas é formado por um pequeno colchão, normalmente feito de esponja forrada de PVC atóxico, e com materiais laváveis, suaves e resistentes. Alguns dos modelos trazem cinto de segurança.

- Colchão-muda-fraldas. Este é o modelo básico. Pode ser colocado em qualquer superfície plana, que seja suficientemente grande e estável.

- Muda-fraldas insuflável. Bastante apropriado para viagens e deslocações. É fabricado em PVC, tem uma válvula de segurança e pode ser esvaziado depois de usar. É muito útil e prático, sobretudo, se estiver equipado com bolsos para guardar os produtos de higiene.

- Muda-fraldas com pés. Este modelo de muda-fraldas foi desenhado para resolver problemas de espaço, tanto em casa como em viagem. É um muda-fraldas de mesa com pés, que também pode ser colocado numa banheira grande, sobre o berço ou no carro (com fechos reguláveis). Dispõe de organizadores para guardar tudo o que for necessário para a higiene do bebé e, uma vez fechado, ocupa muito pouco espaço.

- Saco muda-fraldas. Trata-se de uma espécie de necessaire com organizadores para guardar fraldas e biberão. Também dispõe de um colchão muda-fraldas dobrável. Encontra-se disponível em formato mochila.

Que modelos de banheira-muda-fraldas existem?

Este tipo de banheira-muda-fraldas está presente em diferentes modelos.

- Banheira-muda-fraldas articulável. A estrutura em forma de X permite-lhe ser dobrado após retirar a banheira colocada em cima, sobre a qual se encaixa a superfície plana, que é o muda-fraldas articulável. Pode contar também com um saco para guardar objetos. Neste tipo de modelo, os pés antiderrapantes são indispensáveis.

- Banheira-muda-fraldas não articulável. Possui várias superfícies ou cestas, bastante práticas e pode vir equipada com rodas com travão.

-Banheira-muda-fraldas para banheira. A banheira e o colchão-muda-fraldas montam-se numa estrutura metálica articulável, perfeitamente adaptável à banheira de casa.

Muitos destes modelos, articuláveis ou não, podem ser colocados em cima do bidé, no qual depois se esvazia a água utilizada.

Normas de segurança para muda-fraldas

A normativa europeia EN 12221-1/2 regulou os requisitos de segurança do muda-fraldas e da banheira-muda-fraldas, para evitar que o bebé:

- Rode e caia do muda-fraldas.

- Introduza os dedos, os braços e as pernas em qualquer orifício do muda-fraldas ou entale os dedos ao fechar a tampa.

- Os muda-fraldas devem ter duas ou mais rodas e pelo menos dois pés, ou então, quatro rodas ou mais, duas das quais devem poder ser bloqueadas.

Características dos móveis-banheira

A banheira e o muda-fraldas estão integrados num móvel que, após ser utilizado para o banho e a muda de fraldas, se transforma em mais um móvel da casa.

- A superfície do muda-fraldas é rebatível e deve dispor de um travão que o impeça de deslizar e provocar a queda acidental da superfície de apoio.

- O móvel tem rodas giratórias, também com travão e, geralmente, possui um recipiente para guardar o que for preciso. As rodas podem ser fixas ou extraíveis.

- As gavetas deslizam em calhas metálicas ou de plástico, para que se possam abrir com apenas uma mão, enquanto a outra segura o bebé.

- Para uma maior segurança, é preferível que o móvel tenha cantos e puxadores arredondados e que seja envernizado com produtos atóxicos.

(Também lhe interessa: Prepare e decore o quarto do bebé)

Também lhe interessa

Banheira e muda-fraldas: modelos e requisitos | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)