23 semanas de gravidez

23 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 23 Semana 23

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 23 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 23 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 23 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Toranja
arrow arrow
Toranja

A 23ª semana de gravidez é um marco no que se refere ao desenvolvimento dos sentidos, em especial, no que concerne o ouvido e o equilíbrio.

O seu cabelo e as suas sobrancelhas adquirem a pigmentação registada no seu ADN e todos os sistemas – o digestivo, o circulatório e o respiratório – estão a preparar-se para o seu funcionamento fora do útero.

Na 23ª semana de gravidez, o bebé mede em média 28,9 centímetros desde o cocuruto até às nádegas e pesa à volta de 500 gramas.

23 semanas infografia

Grávida de 23 semanas

Os seus movimentos agora já são muito enérgicos, pelo que a futura mamã vai sentir os seus pontapés sem lugar de dúvidas. Nesta altura, o bebé espreguiça-se, boceja, dorme sestas… A sua coordenação muscular também está muito mais desenvolvida.

Como dizíamos, os órgãos do ouvido interno já amadureceram o suficiente para poder enviar sinais ao cérebro, pelo que em breve o bebé vai começar a responder a muito mais sons.

Com o tempo, vai ser capaz de perceber as frequências de som cada vez mais altas, mas não só, pois à medida que se desenvolve o seu sistema nervoso, o bebé pode aprender e recordar a partir da sua própria experiência.

(Também te interessa: Nomes mitológicos para meninos e meninas)

Idade do feto: 21 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 23

De certeza que tens vontade de ver como é, aproximadamente, o teu bebé durante esta semana. Aqui tens uma ecografia e um vídeo correspondentes à 23ª semana, para que o possas ver em movimento. Maravilhoso!

ecografia bebe semana 23ok

Ecografia de 23 semanas

O que muda no teu corpo nas 23 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 23 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 23 semanas de gravidez

Na 23ª semana de gravidez o útero mede cerca de 22 centímetros e chega acima do umbigo. O teu peso deveria ter aumentado pouco mais de 4 kilos e meio.

Nesta fase é normal que sintas algum desconforto e que te sintas a esticar de lado e na zona da púbis. Este desconforto pode confundir-se, por vezes, com contrações uterinas.

Além disso, todos os teus órgãos abdominais se comprimem, o que te pode provocar mal-estar gástrico, tal como acidez ou gases.

O teu ritmo cardíaco aumentou consideravelmente, pelo que se sentires em algum momento que te falta o ar descansa, se notas que estás a suar demasiado, bebe água e, sobretudo, não te esforces em excesso.

A instabilidade emocional continua a ser a tónica habitual, pelo que deves manter a ansiedade, o stress e a tristeza controlados, para teu bem e o do bebé.

A estas emoções terás de juntar o instinto maternal que cada uma já tem bem desenvolvido nesta altura da gravidez. O vínculo que já criaste com o teu bebé é enorme, e já te surpreendes a pensar nele muito frequentemente, além de cuidar especialmente em tudo o que afeta a tua saúde, alimentação, atividades físicas e rotinas.

O instinto de proteção é um facto natural, embora também seja verdade que se trata de um vínculo que algumas mulheres só desenvolvem posteriormente, quanto ainda estão grávidas ou mais tarde, quando já têm o seu bebé nos braços.

Conselhos e bem-estar nas 23 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 23 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 23 semanas de gravidez

Agora que estás grávida de 23 semanas, praticar um desporto compatível com o teu estado de sa´de constitui uma grande vantagem durante o período de gravidez, pois faz com que os teus músculos fiquem mais tonificados e as articulações mais flexíveis.

Uma vez superado o mal-estar do início da gravidez e aproveitando que agora irradias energia, é um bom momento para organizares a papelada e pôr as contas em ordem, desfazeres-te de roupa que sabes que não vais voltar a usar ou aproveitar para visitar aqueles familiares e amigos que há tempo que não vês. Tudo isso, claro, alternado com momentos de descanso e relax.

Durante esta época, é provável que te sintas trôpega, um efeito secundário habitual na gravidez que pode ser devido à hormona relaxina, que faz com que as articulações afrouxem, o centro de gravidade se desloque e o equilíbrio falhe de vez em quando, ou que leva à falta de concentração própria da gravidez, que faz com que nem sempre se antecipem os problemas ou obstáculos no caminho.

Para minimizar possíveis riscos de tudo isto, podes optar por usar sapatos rasos em vez de saltos, evitar as superfícies escorregadias, ter especial cuidado com as escadas e ao levantar objetos, bem como desimpedir os corredores e zonas de passagem para evitar que tropeces, entre outras precauções.

Esta semana não costuma ter nenhum exame diagnóstico concreto, embora possa ser um bom momento para medir o colo do útero com a sonda vaginal em gestantes com alto risco de prematuridade, como é o caso de gravidezes múltiplas, ou das mães que tiveram um parto prematuro prévio.

Um colo do útero ou cérvix curto (com menos de 25 milímetros) indica que existe uma alta probabilidade de teres um parto prematuro.

….

checkSe os gases te atormentam…

Sentes mal-estar, flatulência ou gases no estômago? Explicamos-te porque acontecem e o que podes fazer para aliviar esta sensação.

Descobre o que podes fazer para evitar os gases na gravidez!

checkUm conselho para as que se preocupam com a sua pele…

Se, além de futura mamã, és uma mulher que se preocupa com o estado da sua pele, e concretamente com o possível aparecimento de estrias por causa da gravidez, temos informações para ti.

Descobre se podes usar cremes anti-estrias durante a gravidez!

checkSe te preocupa o facto de te poderem despedir estando grávida…

Não sabes se te podem despedir estando grávida? Sabes quais os direitos laborais que tens? Aqui tens um pequeno guia para te orientares.

Sabe os teus direitos laborais enquanto grávida!

checkSe te apareceram manchas na cara…

São as típicas manchas de gravidez que podem aparecer na pele do teu rosto. Sabes se desaparecem ou se atenuam? Aqui tens a resposta.

Descobre os cuidados que deves dedicar à tua pele se sofreres de melasma gestacional!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 24 semanas de gravidez
Na 24ª semana de gravidez, o bebé não para de se mexer dentro do útero. Flutua no líquido amniótico, faz piruetas, espreguiça-se, boceja… Ainda assim, passa a maior parte do tempo – cerca de 20 horas por dia – a do...
Crescimento e desenvolvimento nas 25 semanas de gravidez
Na 25ª semana de gravidez, o bebé já tem pestanas e, por fim, já abre os seus olhos. A sua língua já sai da boca e mexe-se para os lados. As suas unhas também começam a aparecer, embora ainda demorem a alcançar a ponta...
Crescimento e desenvolvimento nas 26 semanas de gravidez
Na 26ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 35 centímetros da cabeça ao coxis e pesa cerca de 760 gramas. A cara do pequeno afina-se e, na ecografia, já são de todo visíveis as sobrancelhas e a unhas das mãos...