Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Manchas na cara ou melasma gestacional: o que são e como tratar
Manchas na cara ou melasma gestacional: o que são e como tratar

As manchas na cara durante a gravidez ou melasma gestacional são muito comuns nas grávidas. Mas porque é que aparecem exatamente e como tratá-las?
Causas do melasma na gravidez
Durante a gestação, as variações hormonais que se produzem no organismo materno conduzem a uma maior concentração de melanina (o pigmento escuro que determina a cor da pele) nalgumas zonas da cara. No entanto, as pessoas mais afetadas são as de pele escura, já predispostas geneticamente para produzir uma maior quantidade de melanina. Além disso, o sol pode contribuir a desencadear o problema, mediante estimulação melanócita.
Prevenção do melasma
Como tratar as manchas na cara
Uma vez finalizada a amamentação, conheçamos os possíveis tratamentos, que deve efetuar o dermatólogo ou um cirugião plástico:
- Se o problema é leve, será suficiente realizar um peeling com alfahidroxiácidos, como o ácido glicólico ou salicílico, que favorece a renovação celular.
- Se as manchas são mais escuras e estão mais estendidas, pode-se aplicar ácido tricloroacético, capaz de eliminar a capa de melanina da epiderme.
- Si el problema es leve, será suficiente con realizar un peeling con alfahidroxiácidos, como el ácido glicólico o el salicílico, que favorece la renovación celular.
Efetivamente, será o médico a determinar o tratamento mais adequado em função da entidade do problema.
Produtos cosméticos adequados
- Ácido kójico e ácido azelaico, que bloqueiam a atividade da tirosina, a enzima que estimula o processo de melanogénese.
- Vitamina C, com a acção de aclarar.