17 semanas de gravidez

17 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 17 Semana 17

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 17 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 17 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 17 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Cebola
arrow arrow
Cebola

Na 17ª semana de gravidez o bebé tem muito espaço para se mexer e não para quieto. Estica-se, retorce-se e muda constantemente de posição, passando de barriga para cima para barriga para baixo, e vice-versa. Abre constantemente a boca e aprendeu a engolir. Periodicamente engole o líquido amniótico no qual está mergulhado e elimina-o através do xixi.

Na 17ª semana de gravidez o feto mede cerca de 13 centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa cerca de 140 gramas. Os seus rápidos batimentos cardíacos já se conseguem distinguir dos da mãe e são suficientemente fortes para que o médico os detete através do estetoscópio. Por outro lado, os seus pulmões continuam a ramificar-se: as células que cobrem as vias respiratórias produzem de maneira constante um fluido que abandona os pulmões quando o bebé efetua movimentos respiratórios, um movimento regulado pelas cordas vocais situadas na laringe.

 

17 semanas infografia

Gravidez de 17 semanas

Dentro da boca, as papilas gustativas amadureceram, embora o bebé não possa ainda notar qualquer sabor pois as ligações nervosas ainda são imaturas.

Idade do feto: 15 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 17ª semana

Em seguida, mostramos-te uns vídeos nos quais poderás observar tanto uma ecografia da 17ª semana em movimento como a evolução e desenvolvimento do feto nesta semana próxima da metade da gravidez. Não percas!

 

ecografia bebe semana 17ok

Ecografia 17 semanas

 

 

O que muda no seu corpo nas 17 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 17 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 17 semanas de gravidez

Na 17ª semana de gravidez o teu útero fica cada vez mais redondo, alarga-se em direção da parte superior do abdómen e não tem uma posição fixa. Quando estás de pé podes notá-lo mais porque roça as paredes do abdómen. O teu aumento de peso durante a gravidez, que neste momento deveria ser de entre dois quilos e meio e quatro quilos, não é unicamente devido à presença do bebé, mas também devido à reserva energética de previsão da amamentação. Desde as primeiras semanas que notaste que o teu peito mudou. As hormonas estão a prepará-lo para que produza leite. A irrigação sanguínea dos seios aumenta para os preparar para amamentar.

A futura mamã continua com a sua viagem de altos e baixos emocionais. Nesta altura, é provável que preocupações em torno das mudanças que se avizinham, como será ser mãe ou como mudará a relação de casal ou a economia doméstica depois do bebé nascer preocupem a mamã, dando até lugar ao temido stress, prejudicial para a futura mamã e para o bebé. O nível da hormona do stress, o cortisol, pode filtrar-se no líquido amniótico e afetar negativamente o desenvolvimento fetal, pelo que deves aprender a gerir as tuas emoções. Podes aliviar o stress tentando relativizar os problemas, mantendo-te ocupada, nadando, tirando tempo para relaxar e falando das tuas preocupações com pessoas queridas.

Conselhos e bem-estar nas 17 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 17 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 17 semanas de gravidez

Um dos sintomas mais incómodos da 17ª semana de gravidez são as cãibras noturnas, bastante frequentes a partir da segunda metade da gravidez. Trata-se de contrações involuntárias dolorosas nos gémeos que se devem à compressão dos nervos das pernas por parte do útero, que já aumentou bastante de tamanho, à insuficiência da circulação sanguínea periférica e aos níveis baixos de cálcio e potássio circulantes. O melhor é massajar a zona com contraturas e fazer alongamentos passivos para que passem, bem como uma dieta rica em potássio com alimentos como as bananas ou as passas para as evitar.

Durante esta etapa, é muito importante manteres-te bem hidratada, pois devido às mudanças hormonais parte dos fluidos que ingeres derrama-se nos tecidos corporais em vez de permanecer na corrente sanguínea. Uma boa maneira de te manteres hidratada é comendo fruta, especialmente melão, uvas e morangos, pois a sua água absorve-se bem no corpo, o seu açúcar ajuda a água a permanecer na corrente sanguínea e é fonte de nutrientes, vitaminas e eletrólitos, necessários para manter o equilíbrio do organismo.

Nesta altura da gestação, além de um maior nível de energia e excitação, podes experimentar um aumento súbito da líbido. O aumento da irrigação sanguínea na zona pélvica combinado com uma maior lubrificação da vagina torna este momento especialmente interessante para manter relações sexuais. Os níveis de progesterona e estrogénio tornam as mamas e a vagina hipersensíveis, o que se traduz numa maior excitação e uma maior rapidez para alcançar o orgasmo por parte da mulher grávida.

Na 17ª semana de gravidez um problema comum a todas as futuras mamãs é o das estrias que se formam nos pontos nos quais existe uma maior tensão da pele e que se poderão prevenir através da aplicação de cremes anti-estrias, muito nutritivos, uma vez que, depois de formadas, as estrias são muito difíceis de eliminar.

check A pensar em nomes para bebés…

Talvez ainda não saibas o sexo do bebé e terás de esperar pela próxima ecografia. Mas de certeza que já começaste a pensar em nomes para bebés.

Preparámos-te uma lista de nomes para bebés!

check Para as que estão muito preocupadas com o andamento da gravidez..

Ficas mais sossegada se puderes ouvir o batimento do coração do teu bebé sempre que quiseres? Existem aparelhos que o permitem ouvir em casa.

Descobre para que serve um doppler fetal e se os especialistas o recomendam!

check Um conselho para as grávidas que têm cãibras

Agora que estás num dos melhores momentos da gravidez, numa doce espera sem incómodos e sem estares muito pesada, é provável que sofras de cãibras.

Descobre porque acontecem as cãibras noturnas e na gravidez e o que fazer!

check Cultivar as tuas emoções é importante

Não só o teu organismo físico precisa de cuidados na 17ª semana de gravidez… Também a tua esfera emocional!

Descobre os cuidados que deves dedicar às tuas emoções na gravidez!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez
A partir da 18ª semana de gravidez, podes sentir pela primeira vez o movimento do teu filho. Na 18ª semana de gravidez o bebé é maior do que a placenta pela primeira vez e vai continuar a superá-la em tamanho de forma gradual. De facto, no final da...
Crescimento e desenvolvimento nas 19 semanas de gravidez
Na 19ª semana de gravidez as orelhas e os olhos do bebé, ainda fechados, já estão no seu sítio! As suas impressões digitais começam a formar-se na gema dos seus deditos e o seu cordão umbilical torna-se mais forte e grosso, a...
Crescimento e desenvolvimento nas 20 semanas de gravidez
Na 20ª semana de gravidez, é provável que já notes os pontapés do teu bebé e que a ecografia descubra o seu sexo. Estás no equador da gravidez, a sua coluna está quase reta e a ecografia também poderá revel...