Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Sintomas de gravidez
- Sangramento de implantação: o que precisas de saber
Sangramento de implantação: o que precisas de saber

Acabas de ficar grávida e sofreste-te um pequeno sangramento vaginal? Talvez seja o sangramento de implementação. Explicamos-te o que é, que aspeto tem e a que se deve. Não é nada que te deva preocupar!
Quase um terço das mulheres grávidas teve o que se conhece por sangramento de implementação, uns dias depois da fecundação do óvulo. Trata-se de um acontecimento natural e não acarreta riscos para a gravidez, pois trata-se simplesmente de um aumento de irrigação.
O embrião necessita de se fixar no endométrio (o tecido que cobre o interior do útero), com o fim de receber os alimentos e oxigénio necessários para o seu desenvolvimento. Para que isso aconteça, neste processo de “acoplação” produz-se uma rutura de alguns vasos sanguíneos, que origina um ligeiro sangramento, de que falamos neste artigo.
Concretamente, na maioria das gestações de sucesso, a implementação tem lugar 8 a 10 dias depois da ovulação.
Como se pode calcular o dia da implementação do óvulo fecundado no útero?
Muito fácil, se se souber o primeiro dia do último período, somam-se 23 dias a essa data. Nada mais que uma operação matemática!
- Destes 23 dias, mais ou menos 15 correspondem à diferença de duas semanas entre a ovulação (quando, normalmente, se produz a fecundação do óvulo, em mulheres regulares) e a data estimada para a chegada da menstruação (a que, em caso de gravidez, já não aconteceria).
- Quanto aos 8-9 dias restantes, correspondem à média de dias entre a ovulação e a implementação do óvulo fecundado.
Sabes o que é o sangramento depois da implementação do embrião? Passaste por ele? Tens medo de que a gravidez possa estar em risco ou que esta ligeira perda de sangue indique que algo está mal?
Fica tranquila! Em seguida explicamos-te em que consiste e em que medida vai afetar, ou não, a gravidez.
(Interessa-te: Sintomas de gravidez)
O que é o sangramento de implementação
O sangramento de implementação é uma pequena perda de sangue que tem lugar até ao oitavo ou décimo dia depois da relação sexual em que o óvulo foi fecundado, quer dizer, uns dias depois de ter ficado grávida. Quais são as suas características?
- É um sangramento que se produz, aproximadamente, nos dias em que se deveria ter o período, caso não se tivesse dado uma gravidez. Por isso, muitas mulheres confundem esta perda de sangue com o período, embora, como veremos, não tem nada a ver.
- O sangramento é a implementação do óvulo no endométrio, o tecido que cobre a parede interna do útero e que serve de “colchão” para o assentamento do embrião no útero.
- Quando se produz este sangramento, a maioria das vezes, a mulher ainda não sabe que está grávida. Mas, como acontece, concretamente, a implementação?
- A implementação tem lugar quando o blastocisto (ver infografia, em baixo), o óvulo fecundado que viaja através das trompas de Falópio até ao útero, o local onde se deve implementar para que o embrião se desenvolva corretamente, caso adira à parede interna do útero, sobre o endométrio.
- Quando o blastocisto é implementado adequadamente e se transforma no embrião, pode dizer-se que a gravidez é viável e superou com êxito as primeiras fases do seu desenvolvimento.
- Esta etapa é fundamental, de maneira que se pode dizer que é tão importante como a conceção na hora de conseguir uma gravidez. Se um óvulo fecundado não for implantado de forma correta, a gravidez está destinada a perder-se. Assim, pode dizer-se que a gravidez propriamente dita, começa com a implementação do óvulo.
- Quando se dá um aborto espontâneo, um ovo “vazio” ou a gravidez não evolui, é devido ao embrião “se perder” nas primeiras fases do seu desenvolvimento.
- Isto deve-se, basicamente, ao endométrio não ser o adequado para acolher o óvulo fecundado, ou o blastocisto ter alguma má-formação incompatível com o desenvolvimento do embrião, de modo que a implantação não chega a produzir-se e o óvulo morto é eliminado na menstruação seguinte, ou através de um aborto, espontâneo ou provocado.
Causas deste tipo de sangramento
- Durante a ovulação, a mulher produz um (ou vários) óvulos. Nesse momento, o óvulo começa a "viajar" na trompa de Falópio, onde, se se dão as circunstâncias ideais, é fecundado pelo espermatozoide.
- Uma vez fecundado, o óvulo começa o processo de divisão celular, passando por diferentes etapas de divisão, ao mesmo tempo que prossegue a sua viagem até à conquista do útero.
- Quando, por fim, alcança a parede do útero onde se vai implementar (sobre a base do endométrio), já convertido em embrião, encontra-se num tecido fortemente irrigado por vasos sanguíneos.
- Neste momento de implementação, alguns destes vasos finos podem-se romper, dado lugar à perda de sangue.
Óvulo fecundado implantado na parede do útero (blastocito a transformar-se em embrião)
Aspeto do sangramento durante a gravidez. Como o interpretar?
É normal perguntares-te se essa “menstruação" tão rara, tanto em quantidade como em aspeto e cor, trata-se, na realidade, de um sangramento de implantação da gravidez. Que características concretas, e que modalidades, tem este tipo de sangrado?
Aspeto do sangramento de implementação: coágulos de sangue vermelho
- A presença de coágulos no sangue da perda de implementação não é habitual, mas pode acontecer. Neste caso, a textura do sangue é bem mais ligeira, mais do que da própria menstruação.
- A causa deste tipo de sangramento pode ser a presença de um, ou vários, hematomas intrauterinos. Ao soltarem-se pode ocorrer este tipo de perda, mais chamativa.
- É imprescindível consultar o ginecologista para que este detete a causa concreta do sangramento. Mantém a calma e consulta um especialista!
Aspeto do sangramento com traços de mucosa
A mucosa vaginal, o fluxo, pode ser mais ou menos espesso, fluído ou com presença de “pedaços” dessa mesma mucosa. Quando essa mucosa se tinge com o sangue de implementação, obtém-se um sangramento com estas características.
Sangramento de implementação e dor abdominal
- A dor abdominal quando se produz o sangramento de implementação é, até certo ponto, normal. Porquê? Do mesmo modo que a mulher pode sentir uma dor abdominal quando está a ovular e, sobretudo, quanto está na menstruação, o abdómen também fica congestionado quando se produz a implantação e o possível sangramento posterior.
- Deste modo, é natural pensar que um abdómen inflamado e congestionado possa causar alguma dor, embora não muito intensa.
Como é o sangramento de implementação e quanto tempo dura?
Como referência para te orientares, convém referir que a cor deste tipo de sangramento não é tão viva como a do sangue da menstruação.
Assim, é uma cor acastanhada e sempre menor em quantidade e densidade que o sangue da menstruação.
De qualquer maneira, se tiveres dúvidas e quiseres ficar tranquila sobre o teu estado real, o melhor é consultares o teu ginecologista ou fazer um teste de gravidez. Não obstante, pode ser demasiado cedo para o resultado ser fiável, em função dos dias que passaram desde a conceção, em caso desta ter ocorrido.
Como distinguir o sangramento de implementação do período
Como já vimos, ao coincidir, mais ou menos, com os dias em que deveria aparecer o período, muitas mulheres confundem o sangramento de implementação com a menstruação.
Para evitar esta confusão, deves ter em conta que que:
- Este sangramento é menor que o da menstruação e a sua textura é muito mais ligeira.
- Para os ginecologistas, este sangramento não é motivo de preocupação; habitualmente, consideram-no dentro da normalidade.
- O sangue do sangramento de implementação é mais ligeiro do que o do período.
- Se consideras que o sangramento é demasiado abundante para ser de implantação, ou dura demasiado tempo, consulta o teu médico.
Sintomas do sangramento de implementação
Os sintomas gerais do sangramento de implantação do óvulo fecundado costumam ser muito parecidos com os dos dias antes ao aparecimento do período, ou seja:
- Dor ou moléstias abdominais (cólicas ou espasmos).
- Ligeiro sangramento, mais ou menos rosado e claro, ou mais acastanhado, em função do tempo que tenha passado desde a implementação.
- Sensação de intestinos pesados.