9 semanas de gravidez

9 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 9 Semana 9

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 9 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 9 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o seu corpo com 9 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Azeitona
arrow arrow
Azeitona

Na 9ª semana de gravidez a futura mamã começa a notar a barriguinha, embora o embrião ainda meça apenas 3 centímetros.

Nesta semana, as suas mãos e dedinhos das mãos já começam a aparecer a as suas pernas crescem até dar lugar aos pés. Além disso, o seu rosto vai começar a adquirir um aspeto mais parecido com o nosso e, embora ainda não o notes, o bebé vai começar a fazer pequenos movimentos.

Na 9ª semana de gravidez o embrião mede entre 13 e 17 milímetros, aproximadamente, desde o cocuruto até às nádegas.

9 semanas infografia

Grávida de 9 semanas

O que vai continuar a encolher cada vez mais é a bolsa gestacional, que em breve será desnecessária pois será a placenta a encarregue de alimentar o bebé.

Os seus ossos vão começar a desenvolver-se e vão continuar a crescer até à adolescência, as vértebras e costelas já estão no seu lugar e o esqueleto do bebé irá calcificar e endurecer gradualmente.

Os olhos, que até agora estavam dos lados da cabeça, começam a deslocar-se para a parte frontal. As pálpebras vão unir-se, embora ainda permaneçam fechadas até à 26ª semana de gestação, aproximadamente, e os lábios, já formados, serão, juntamente com a pele que os rodeia, onde se concentrarão mais nervos.

O ouvido externo vai começar a tomar forma, os cotovelos podem mexer-se e… ainda há mais!

Nesta semana todos os órgãos principais do sistema digestivo do bebé se começaram a desenvolver, embora ainda não possam realizar nenhuma função digestiva.

Idade do embrião: 7 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 9

Em seguida vamos mostrar-te um vídeo do embrião em movimento, bem como a evolução e desenvolvimento do feto nesta semana. Não percas!

 

ecografia bebe semana 9ok

Ecografia de 9 semanas

 

Como muda o teu corpo nas 9 semanas de gravidez

COMO MUDA O TEU CORPO NAS 9 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Como muda o teu corpo nas 9 semanas de gravidez

Durante a 9ª semana de gravidez, a futura mamã começa a notar a barriguinha. Também é provável que nesta altura os enjoos estejam no seu apogeu, embora possas pensar que é provável que regridam dentro de poucas semanas, exatamente quando o primeiro trimestre chegar ao fim.

Vais continuar a experimentar, mesmo assim, um sem fim de mudanças no teu interior, tais como ardor de estômago, gases, náuseas, mudanças de humor, etc.

O teu corpo continua a adaptar-se pouco a pouco à presença do teu bebé, daí que continues a ter dores pélvicas e ligeiras contrações, o que indica que o teu útero continua a crescer.

Na 9ª semana de gravidez é provável que apareçam os tão falados desejos, pois é nesta altura que a grávida sente que o corpo lhe está a dizer o que quer comer.

Os especialistas referem que tal se deve ao facto do nosso organismo ser consciente de que alguns alimentos não são bons para o desenvolvimento do bebé, pelo que os rejeita, tal como acontece com as comidas gordurosas ou com o sabor e cheiro do café, chá, tabaco e álcool.

Também é provável que, perante um défice de nutrientes, te apeteçam alimentos que antes não apareciam na tua lista de preferências ou que recorras a estranhas combinações de alimentos durante um tempo que apenas tu poderás entender.

Deves saber, ainda assim, que durante o primeiro trimestre de gestação podem aparecer as dores de cabeça de forma recorrente, especialmente se trabalhas ao computador.

Tal é devido ao cansaço dos olhos e à tensão acumulada pelo facto de permaneceres imóvel mais tempo do que o desejado.

 

Conselhos e bem-estar nas 9 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 9 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 9 semanas de gravidez

Neste período concentram-se vários exames diagnóstico como a análise de sangue e urina, determinação de hormonas tiroideias, teste combinado do primeiro trimestre ou ecografia.

Toma o teu tempo entre consultas para pensar em todas as dúvidas que gostarias de fazer ao teu ginecologista.

Na 9ª semana de gravidez já falta pouco para que a hormona responsável dos enjoos e vómitos decresça e para que esses sintomas, dos quais sofrem cerca de 75% das mulheres grávidas, desapareçam.

Deverás saber que os enjoos, especialmente os matinais ou os associados ao cansaço, são habituais e que podem acalmar-se apanhando um pouco de ar, concentrando-te na respiração e na postura corporal ou bebendo pequenos goles de água de forma frequente.

De todas as formas, deverás ser capaz de ingerir e manter líquidos e alimentos no corpo. Caso contrário, é conveniente que vás ao médico.

Esses mesmos enjoos serão os que, juntamente com os vómitos e o cansaço, te vão impedir de viajar à vontade durante o primeiro trimestre de gravidez, que é aquele em que, como referimos, deves evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas, bem como países onde se concentrem um grande numero de insetos que possam transmitir infeções.

Também deves beber sempre água engarrafada, evitar bebidas com gelo e não comer saladas ou frutas que não se possam descascar, pois podem ter sido lavadas com água contaminada.

Além destas anotações, e sempre que te sintas bem, podes viajar sem qualquer problema.

Lembra-te, isso sim, que para favorecer a circulação sanguínea e evitar que se inchem tornozelos e pés, é aconselhável parar a cada duas horas para esticar as pernas, tomar um snack e ir à casa de banho, se viajares de carro, e levantares-te a andar pelo corredor se viajares de comboio ou avião.

……

check Fizeram-te alguma destas análises?

As análises que detetam infeções são imprescindíveis durante a gravidez. Explicamos-te quais são e o que detetam.

Descobre quais são as análises que detetam infeções!

check Se não tens a certeza de quantas semanas estás…

A contabilização das semanas de gravidez e a data exata da conceção podem ser muito confusas. Ajudamos-te aqui.

Descobre como podes saber de quantas semanas estás!

check Se te disseram que a gravidez vai piorar a tua visão…

Mito ou realidade? Aumenta a miopia ou o astigmatismo? Falamos da visão na gravidez.

Descobre como a gravidez afeta a visão!

check O que sabes sobre a amniocentese?

Trata-se de um exame invasivo que se realiza, caso necessário, um pouco mais à frente. Mas se estás a pensar no assunto…

Descobre toda a informação sobre a amniocentese!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 10 semanas de gravidez
A 10ª semana de gravidez é a última do bebé como embrião. Na próxima á será um feto. Todos os seus órgãos já estão formados e no seu lugar, embora ainda levem algum tempo a funcionar com autonomia....
Crescimento e desenvolvimento nas 11 semanas de gravidez
Esta 11ª semana de gravidez é crucial porque o antes embrião e agora feto já completou uma primeira fase do seu desenvolvimento. Também adquiriu uma aparência completamente humana e é quando mais rapidamente se desenvolvem, por exemp...
Crescimento e desenvolvimento nas 12 semanas de gravidez
Quanto mede Nesta semana, o embrião mede entre 5 e 6 centímetros.   Gravidez de 12 semanas Quanto pesa O seu peso oscila entre 8 e 14 gramas. Como cresce A 12ª semana de gravidez marca o final do primeiro trimestre. Na 12ª semana de gravidez ...