Infeção urinária na gravidez: causas, sintomas e tratamentos

As infeções da urina são muito comuns durante a gravidez e não devem ser subestimadas. Hoje damos-lhe toda a informação sobre as suas causas, sintomas e tratamentos mais eficazes.
Depois das infeções respiratórias, as de origem urinária, são o tipo de doença mais frequente na população portuguesa, e torna-se ainda mais provável padecê-la durante a gravidez. Trata-se de um problema que afeta mais mulheres que homens.
Segundo estudos elaborados por especialistas de urologia, ginecologia e medicina geral, uma em cada três mulheres terá, como mínimo, uma infeção urinária ao longo da sua vida. Esta doença verifica-se mais durante a gravidez, já que neste período a mulher é duplamente susceptível à infeção urinária. Perante isto, é necessário prestar especial atenção a este tipo de patologia, sobretudo pela possibilidade de provocar futuros problemas à mamã e ao bebé. Vejamos então em que consiste a infeção urinária, quais são os seus sintomas, e quais as recomendações que a podem ajudar a prevenir o seu aparecimento.
Sintomas da infeção urinária na gravidez
Quando o problema se produz na bexiga (cistite), os principais sintomas de infeção urinária, são:
- Sensação de ardor quando urina.
- Micção dolorosa (disúria).
- Necessidade frequente de urinar, ainda que a bexiga esteja vazia (polaquiúria).
- Dor na parte inferior da pélvis.
- Urina turva e com mau odor.
- Sangue ou pus na urina (hematúria).
(Também lhe interessa: Cistite na gravidez: como agir?)
Se a infeção urinária surge nos rins (pielonefrite), os sintomas característicos são:
- Calafrios e febre.
- Dor de costas.
- Vómitos, fadiga e fraqueza.
Perante qualquer um destes sintomas, é fundamental consultar um especialista o mais depressa possível. É ele quem deve diagnosticar de que tipo de infeção urinária se trata e determinar qual o tratamento mais conveniente.
Causas da infeção urinária na gravidez
- Ainda que sejam vários os microrganismos responsáveis pelas infeções urinárias; bactérias, fungos, parasitas e vírus, considera-se que em 80% dos casos, tanto a cistite como a pielonefrite são provocadas pela Escherichia coli, uma bactéria que habitualmente se instala no intestino.
- A infeção da urina é a complicação infeciosa mais habitual durante a gravidez. As mudanças anatómicas e fisiológicas sofridas pelas vias urinárias, durante a gestação, parecem ser os principais fatores de predisposição a este tipo de doença.
- O risco de padecer desta doença aumenta gradualmente ao longo dos nove meses. Não obstante, a incidência é muito maior nas gestantes com mais idade, nas mamãs pela primeira vez e nas mulheres que engravidam sucessivamente em curtos intervalos de tempo. E, sobretudo, nas pacientes que já padeceram de uma infeção deste tipo.
Tratamentos para a infeção urinária na gravidez
O tratamento adequado consiste na utilização de antibióticos, normalmente tomados durante 7 dias. No caso de infeções recorrentes, é possível que o especialista decida aplicar um tratamento de continuidade que pode ser prolongado, inclusive, até ao momento do parto. Nunca deve iniciar o tratamento sem consultar um especialista, já que a automedicação pode criar resistência bacteriana e complicar a infeção.
Para além do tratamento farmacológico, é importante ter em conta alguns conselhos sobre alimentação, tais como: aumentar o consumo de líquidos e evitar os pratos picantes. As medidas higiénicas são igualmente importantes; lavar e secar bem a zona genital após urinar.
Outros conselhos para tratar a infeção urinária:
- Beber dois litros de água diariamente (cerca de 8 ou 9 copos).
- Urinar com frequência; nunca reter o xixi.
- Utilizar roupa interior de algodão e evitar roupa sintética e demasiado justa.
- Limpar as zonas íntimas da frente para trás, os restos fecais não devem ter acesso à uretra.
- Não se sente durante muito tempo com um fato de banho molhado.
- Beba um copo de água antes do ato sexual e urine quando terminar.
- Consulte o médico perante o aparecimento dos primeiros sintomas.
(Também lhe interessa: Doenças na gravidez)