O meu bebé
mibblogo

Como posso saber quantas semanas de gravidez tenho?

13 junho 2017
quantas semanas de gravidez tenho

Muitas mulheres grávidas fazem a pergunta “de quantas semanas estou?”. Esta é, sem dúvida, uma das questões mais importantes para poder seguir de forma adequada o desenvolvimento do bebé e a gravidez em geral. A verdade é que não é assim tão fácil sabê-lo, embora haja uma forma… Quer conhecê-la? Explicamos tudo neste artigo!

toni paya ginecologista
Dr. Toni Payà.
Chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital del Mar (Barcelona). Supervisão científica.

Normalmente os médicos fazem a conta da gravidez em semanas, embora muitas mamãs a façam em meses. No contexto médico, é muito mais fácil contar em semanas, dado que é um método mais preciso pois todas as semanas têm sete dias mas nem todos os meses têm o mesmo número de dias.

meses gravidez ilustracao

Progressão da gravidez dividida por mês

É esta exatidão que torna preferível utilizar as semanas como referência temporal no momento de realizar um seguimento da evolução do feto na barriga da mãe. Muitas vezes uma discordância entre o tempo de gestação e o desenvolvimento do feto pode ser devida a anomalias na gravidez.

Daí que seja tão importante conhecer a evolução da gravidez semana a semana, como por exemplo quanto mede e pesa o bebé, embora também nos sirva para conhecer os transtornos típicos de cada trimestre, e que análises e exames se têm de fazer.

Como posso saber de quantas semanas estou?

Para saber quantas semanas de gravidez, pode usar como referência a data do seu último período (o primeiro dia do seu último período), a hora da ovulação ou a ecografia às 12 semanas de gestação.

Data do seu último período menstrual

Para saber quantas semanas de gravidez está, as parteiras e obstetras começam sempre a contar o número de dias após o seu último período. Na grande maioria das gravidezes, é praticamente impossível saber quando o bebé foi concebido, excepto em casos de fertilização in vitro. Assim, é mais viável ir até à data do último período menstrual antes do atraso.

Um período menstrual tardio será o principal indicador que concebeu. Assim, a partir daí, se quiser saber quantas semanas de gravidez está, deve olhar para o calendário e contar o número de semanas desde o seu último período até hoje.

Porque é que a data do último período menstrual é tomada como referência? A duração da gravidez é diferente se se contar a partir do último período ou da última ovulação. Uma mulher engravida normalmente durante a ovulação, mas é mais fácil para ela lembrar-se de quando foi a sua última menstruação. A partir daí, são contadas 40 semanas para determinar a data provável de entrega.

Data de ovulação

  • Se a data exacta da concepção for conhecida, são acrescentados 266 dias às 38 semanas exactas de gestação. Esta diferença de duas semanas corresponde ao período desde a data da menstruação até ao dia da ovulação, que é normalmente 12-14 dias após o período, considerando um ciclo menstrual regular de 28 dias.
  • Reconhecerá o momento da ovulação porque o muco cervical muda de espessura e torna-se transparente. Assume uma consistência semelhante a uma clara de ovo crua e pode espalhar-se entre o polegar e o indicador como um filamento transparente, brilhante e elástico. Também, durante o processo de ovulação, pode sentir desconforto abdominal, peso e barriga inchada. Também podem ocorrer distúrbios do sono, devido a alterações hormonais.
  • A monitorização da temperatura corporal basal pode também ajudá-lo a identificar os dias em que está a ovular. Pode tomá-lo utilizando um termómetro especial concebido para o efeito. Existem também testes ou dispositivos de ovulação, que pode encontrar numa farmácia, que lhe permitem identificar os dias em que está a ovular.

Ecografia de 12 semanas

Se estiver a pensar quantas semanas de gravidez está, mas não se consegue lembrar da sua última menstruação ou tem um ciclo irregular, também pode calcular a data e semanas de gravidez a partir da sua primeira ecografia. Isto é feito no primeiro trimestre, por volta da 12ª semana de gravidez.

Nesta ecografia, entre outras medições, mede-se o comprimento total do feto. Esta medida corresponde perfeitamente à idade gestacional, para que o número de semanas de gravidez possa ser determinado com muita precisão. Nas seguintes ecografias, esta equivalência perde-se, uma vez que existem diferenças no crescimento normal dos diferentes fetos.

Calendário de gravidez, semana a semana

Para mais informações, em "O Meu Bebé" temos um calendário de gravidez completo e detalhado semana a semana para que possa calcular quantas semanas está grávida e descobrir toda a informação que precisa de saber de acordo com a semana de gravidez em que se encontra.

Por exemplo, esta calculadora ajudá-lo-á a descobrir o que deve procurar para ajudar o seu embrião/fetus a crescer, os possíveis problemas que pode enfrentar, como o seu corpo muda durante a gravidez, e que detalhes são normais e quais não são.

A informação que se segue mostra os três trimestres de gravidez, os meses de gestação e as semanas correspondentes.

1º TRIMESTRE

Primeiro mês de gravidez: semana 1 à semana 4
Segundo mês de gravidez: semana 5 à semana 8
Terceiro mês de gravidez: semana 9 à semana 13

2º TRIMESTRE

Quarto mês de gravidez: da semana 14 à semana 17
Quinto mês de gravidez: da semana 18 à semana 22
Sexto mês de gravidez: semana 23 à semana 27

3º TRIMESTRE

Sétimo mês de gravidez: da semana 28 à semana 31
Oitavo mês de gravidez: da semana 32 à semana 35
Nono mês de gravidez: da semana 36 à semana 40

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…