20 semanas de gravidez

20 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 20 Semana 20

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 20 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 20 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com vinte semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Banana
arrow arrow
Banana

Na 20ª semana de gravidez, é provável que já notes os pontapés do teu bebé e que a ecografia descubra o seu sexo.

Estás no equador da gravidez, a sua coluna está quase reta e a ecografia também poderá revelar todas as vértebras. A partir de agora, o peso do bebé vai aumentar mais de dez vezes e vai chegar a medir o dobro do que mede neste momento.

Numa gravidez de 20 semanas, o bebé mede cerca de 16,4 centímetros do alto da cabeça até às nádegas e pesa cerca de 300 gramas. Apesar do líquido amniótico que o rodeia distorcer um pouco os sons, o bebé já distingue a tua voz e o bater do teu coração.

 

20 semanas infografia

Grávida de 20 semanas.

 

Também vê, experimenta emoções e partilha contigo as tuas mudanças de humor e as tuas sensações. Percebe a luz, abre voluntariamente a boca e respira.

Durante esta semana, os órgãos abdominais do feto, que incluem o estômago, os intestinos e o fígado estão completamente contidos na cavidade abdominal.

Os dedos dos pés e das mãos são muito flexíveis, como todo o feto. De facto, o bebé vai levar muitas vezes os pés à boca.

Os primórdios dos dentes do bebé – tanto os de leite como os permanentes que só vão sair depois – já estão no seu sítio, sob as gengivas. O seu maxilar continua a crescer progressivamente.

Idade do feto: 18 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 20ª semana

Apetece-te ver um vídeo de um feto de 20 semanas em movimento? E a sua ecografia? Não os podes perder!

 

ecografia bebe semana 20ok

Ecografia das 20 semanas

 

O que muda no seu corpo nas 20 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 20 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 20 semanas de gravidez

Durante a 20ª semana de gravidez, já pode ser muito cansativo para ti ficar de pé durante muito tempo, o que se deve ao peso do bebé e do útero.

Dado que o centro de gravidade se está a deslocar, também é provável ter um equilíbrio mais limitado, algo que soma pressão aos ligamentos, já mais relaxados devido às mudanças hormonais.

É importante fazer pausas curtas e frequentes para descansar e não permanecer nunca mais de três horas seguidas de pé.

Este cansaço também pode ser acompanhado de um excesso de sono. O teu corpo está a fazer grandes esforços, por isso procura espaços para relaxar e descansar.

Durante este segundo trimestre pode aparecer a hipotensão, ou tensão baixa, própria da gravidez, algo que pode ser divido à compressão do útero na artéria aorta e na veia cava, que costuma acontecer quando estás deitada de barriga para cima.

Outro tipo de tensão baixa que as futuras mamãs referem é a postural, que ocorre quando estão sentadas ou de cócoras e se levantam rapidamente, o que se pode evitar levantando-se mais lentamente.

A partir das 20 semanas de gravidez, podem apresentar-se alguns transtornos. Se és propensa a ter varizes, a gravidez favorece o seu aparecimento nas extremidades inferiores e à volta da vagina.

A sua presença é devida à ação relaxante que as hormonas da gravidez exercem sobre as paredes das veias e à congestão que o peso do útero exerce nas mesmas.

Para evitar o seu aparecimento, o melhor é descansares as pernas regularmente, utilizar meias relaxantes e soquetes pré-mamã, que funcionam alimentando a circulação e devolvendo o sangue ao coração, bem como não usar roupa demasiado apertada.

Conselhos e bem-estar nas 20 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 20 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 20 semanas de gravidez

Já fizeste a consulta ginecológica de controlo? Na 20ª semana de gravidez, aproximadamente, realiza-se a ecografia mais importante da gravidez, a ecografia morfológica.

Nesta ecografia analisam-se os parâmetros mais importantes que avaliam a morfologia do feto, o seu bom estado de saúde e normal desenvolvimento.

Além disso, se se deixa ver, a ecografia morfológica pode dizer-te o sexo do teu futuro bebé! O scanner de anomalias ou anatómico, que observa detalhadamente como se desenvolveram os principais órgãos e sistemas do bebé – cérebro, coluna, lábio superior, coração, estômago e diafragma; rins e bexigam parede abdominal; membros do bebé e cordão umbilical, além de analisar a placenta e o volume do líquido amniótico.

A placenta será examinada para se assegurar que é normal e que não bloqueia a via de saída do bebé, enquanto o líquido amniótico se analisa para comprovar que não há nem em falta nem em demasia.

As análises do quinto mês de gravidez, além do correspondente controlo ginecológico e da citada ecografia, preveem ainda: análise de sangue, análise de anticorpos anti-toxoplasmosee fluxometria doppler, uma ecografia das artérias uterinas.

Nesta 20ª semana de gravidez a tua barriguinha já começa a ter um tamanho visível e não te deves esquecer de pôr sempre o cinto de segurança no carro durante as tuas deslocações, pois já sabes que é obrigatório o seu uso inclusivamente durante a gravidez.

…..

check Já te perguntaste quanto pesará ao nascer?

Embora na última ecografia o ginecologista te possa adiantar o peso aproximado do teu bebé ao nascer, não é demasiado sabê-lo antes.

Calcula o peso do teu bebé ao nascer!

check Se tens a tensão baixa…

Vais ficar mais tranquila se souberes o que há a fazer quando se tem a tensão baixa? Tens medo de desmaiar? Calma, aqui tens tudo o que precisas de saber.

Descobre como agir quando estás grávida e tens a tensão baixa!

check Se não sabes o que é uma ecografia doppler (CTG)

É um exame que se pode realizar em diferentes momentos da gravidez, em função de uma série de circunstâncias, determinadas pelo ginecologista. O que revela?

Descobre o que é a ecografia doppler e para que serve!

check É importante cuidar das emoções!

Não é apenas o teu organismo físico que necessita de cuidados na 20ª semana… Também a tua vida emocional!

Descobre os cuidados que deves dedicar às tuas emoções na gravidez!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 21 semanas de gravidez
Na 21ª semana de gravidez o sistema digestivo do bebé já lhe permite engolir líquido amniótico, absorver os nutrientes deste líquido no intestino delgado e passar o resto do seu conteúdo para o intestino grosso. As suas unhas tamb&e...
Crescimento e desenvolvimento nas 22 semanas de gravidez
Na 22ª semana de gravidez, o teu útero pode já ter superado o umbigo. Na carinha do bebé já se distinguem claramente as pálpebras, sobrancelhas e pestanas. A partir de agora, o seu cérebro vai aumentar cerca de 90 gramas por mê...
Crescimento e desenvolvimento nas 23 semanas de gravidez
A 23ª semana de gravidez é um marco no que se refere ao desenvolvimento dos sentidos, em especial, no que concerne o ouvido e o equilíbrio. O seu cabelo e as suas sobrancelhas adquirem a pigmentação registada no seu ADN e todos os sistemas &ndash...