20 semanas de gravidez

20 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 20 Semana 20

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 20 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 20 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com vinte semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Banana
arrow arrow
Banana

O bebé está agora na sua fase mais ativa! Já mede entre 15 e 20 centímetros e pesa cerca de 250gr.

A partir deste momento, o seu bebé ouve, vê, tem emoções, e participa ativamente na sua vida partilhando as mudanças de humor e as sensações da mãe.

O líquido amniótico que o rodeia distorce ligeiramente os sons, mas o bebé consegue escutar a sua voz e o bater do seu coração. Além disso também se apercebe da luz.

O bebé move harmoniosamente o diafragma, abre voluntariamente a boca e respira.

Já está a meio da gravidez! A partir de agora o peso do bebé irá aumentar mais de dez vezes e chegará a medir o dobro do que mede atualmente.

Idade do feto: 18 semanas

O que muda no seu corpo nas 20 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 20 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 20 semanas de gravidez

Parabéns, já vai a metade do caminho! O seu útero está agora à altura do umbigo e, a partir deste momento, crescerá regularmente. Deve estar com, aproximadamente, 15 a 25cm e, daqui para a frente, vai crescer ao ritmo de um centímetro por semana. Se ainda não notou nenhum movimento, começará agora a sentir os primeiros pontapés.

Em breve vai perceber que o seu ritmo cardíaco se acelera. O coração bate mais depressa porque bombeia uma maior quantidade de sangue.

Nesta etapa é normal que se sinta cansada e que tenha mais sono que o habitual. O seu corpo fez um grande esforço e agora é a altura para descansar e relaxar. Por isso, nada de esforços!

Conselhos e bem-estar nas 20 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 20 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 20 semanas de gravidez

Se for propensa a varizes, a gravidez favorece o seu surgimento nas extremidades inferiores e em volta da vagina. Isto acontece devido à ação relaxante que as hormonas da gravidez exercem sobre as paredes das veias e à congestão que o peso do útero provoca nas mesmas.

Para evitar as varizes convém descansar as pernas com intervalos regulares, utilizar meias de compressão e evitar roupa apertada.

Já foi à consulta ginecológica de controlo? As análises do quinto mês incluem: análise ao sangue, procura de anticorpos anti toxoplasmose, ecografia e fluxometria doppler, uma ecografia das artérias uterinas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente: